/

Ar condicionado à base de água dispensa compressor e é amigo do ambiente

Um novo sistema de ar condicionado à base de água arrefece o ar até 18 graus Celsius – cerca de 64 graus Fahrenheit – sem usar compressores mecânicos e gases refrigerantes.

O novo sistema de ar condicionado foi desenvolvido por uma equipa de engenheiros da Universidade Nacional de Singapura. Este aparelho, como dispensa compressores mecânicos e gases refrigerantes, tem um consumo de energia muito mais baixo do que o normal.

Estima-se que este sistema consuma cerca de 40% menos eletricidade do que os atuais condicionadores de ar, usados em edifícios comerciais, por exemplo. Além disso, é “ambientalmente correto”, já que não contribui para o aumento da camada de ozono e chuva ácida.

Como a tecnologia de refrigeração é à base de água, o sistema é assim amigo do ambiente, não usando refrigerantes químicos como clorofluorocarbonos e hidroclorofluorocarbonos, prejudiciais ao ambiente.

Atualmente, os sistemas de ar condicionado usam uma grande quantidade de energia para remover a humidade e, posteriormente, para arrefecer o ar desumidificado. Este sistema, por sua vez, permite controlar cada um destas “etapas”, conseguindo uma melhor eficiência energética.

Para o tornar possível, os engenheiros criaram uma tecnologia de membrana inovadora, ou seja, um material semelhante a um papel para remover a humidade do ar.

(dr) Universidade Nacional de Singapura (NUS)

Assim, o ar desumidificado é arrefecido através de um sistema de resfriamento com ponto de condensação que usa água como principal meio – em vez de usar refrigerantes químicos nocivos.

“A nossa nova tecnologia de refrigeração à base de membrana e água é muito ecoamigável, já que consegue fornecer ar fresco e seco sem usar um compressor e refrigerantes químicos. Este é um novo ponto de partida para a próxima geração de aparelhos de ar condicionado”, explicou o professor Ernest Chua.

Outra das curiosidades desta invenção é que, ao contrário dos condicionadores de compressão de vapor, este sistema não liberta ar quente para o meio ambiente. Em vez disso, é descarregado um fluxo de ar fresco que é comparativamente menos húmido do que o ar ambiente.

Agora, a equipa concentra-se em melhorar o design do sistema de ar condicionado para melhorar ainda mais a sua facilidade de utilização. A equipa espera ainda estabelecer parcerias para comercializar esta nova tecnologia amiga do ambiente.

ZAP // EcoD

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.