Aquilo que comemos afecta os nossos genes

Nunca a expressão “somos o que comemos” fez tanto sentido. Uma investigação científica comprova que a comida que ingerimos influencia os nossos genes.

Esta investigação, publicada no jornal científico Nature Microbiology, constatou que quase todos os nosso genes podem ser influenciados pela comida que ingerimos.

A equipa internacional de investigadores liderada por Markus Ralser da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, analisou o processo do metabolismo a partir de células de levedura.

A levedura é mais fácil de manipular do que organismos de maiores dimensões e dispõe de um sistema genético e celular idêntico ao dos animais e dos humanos, o que explica a escolha dos investigadores, conforme se justifica no comunicado divulgado pela UC.

Para avaliarem como é que o metabolismo, ou seja, a transformação da comida em energia por parte das células, afectava os genes nas células de levedura, os investigadores manipularam as reacções metabólicas geradas pelo processo bioquímico.

“Quase nove em dez genes e os seus produtos foram afectados por mudanças no metabolismo celular”, notaram os cientistas.

“O metabolismo celular joga um papel muito mais dinâmico nas células do que pensávamos antes. Quase todas as células de um gene são influenciadas pelas mudanças dos nutrientes a que têm acesso. De facto, em muitos casos, os efeitos foram tão fortes que, mudar o perfil metabólico de uma célula fazia com que os genes se comportassem de uma forma completamente diferente“, explica Markus Ralser.

“A visão clássica é de que os genes controlam como os nutrientes são partidos em moléculas importantes, mas mostrámos que o oposto é também verdade: a forma como os nutrientes se partem afecta como os nossos genes se comportam“, esclarece ainda o investigador.

Conhecer o genoma de uma pessoa – a sua impressão de ADN – não dá assim, todo o quadro relativamente ao seu organismo.

Os genes podem sofrer alterações e a rede do metabolismo pode também interferir na sua regulação, através das reacções bioquímicas que ocorrem dentro do organismo em função dos açúcares, aminoácidos, ácidos gordos e vitaminas gerados pela comida que ingerimos.

As conclusões retiradas do estudo podem ter implicações no domínio da pesquisa quanto à forma como reagimos a certos medicamentos e explicar porque é que alguns funcionam com umas pessoas e não funcionam com outras.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …

Esqueletos revelam que fosso entre ricos e pobres começou a abrir-se há 6.600 anos

A análise a ossos encontrados numa sepultura na Polónia mostram que o fosse entre ricos e pobres na Europa começou a abrir-se muito antes daquilo que se pensava. O desaparecimento da classe média é um problema …

Super-Terras quentes podem ter atmosferas metálicas brilhantes

Os cientistas querem perceber porque é que as super-Terras quentes possuem um brilho tão chamativo - e já há uma hipótese em cima da mesa. Os exoplanetas, chamados de super-Terras quentes, podem ser particularmente brilhantes e …

As larvas de peixe-sol são adoráveis (mas crescem e tornam-se gigantescos "nadadores")

Uma equipa de cientistas australianos e neozelandeses descobriram as fases iniciais da larva gigante de peixe-sol. Pela primeira vez, o sequenciamento de ADN identificou as larvas do peixe-sol (Mola alexandrini). O peixe-sol, conhecido cientificamente como Mola …

Telescópio Webb vai estudar Júpiter, os seus anéis e duas intrigantes luas

Júpiter, que tem o nome do rei dos antigos deuses romanos, comanda a sua própria miniversão do nosso Sistema Solar de satélites circundantes; os seus movimentos convenceram Galileu Galileu de que a Terra não era …

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …