Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas.

Os números contam de um relatório meteorológico elaborado por especialistas do Climate Impact Lab e do Tata Center, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, apresentado na semana passada, que é citado pela Quartz India.

Estima-se que 64% do total das mortes causadas por excesso de calor ocorreriam em seis estados do país: Uttar Pradesh (com uma taxa média de 402.280 mortos), Bihar (136.372), Rayastán (121.809), Andhra Pradesh (116.920) , Madhya Pradesh (108.370) e Maharashtra (106.749). Nova Deli, a capital indiana, pode sofrer até 23.000 mortes anuais.

Estes números dizem respeito ao pior caso previsto pelos especialistas, que estudaram dois cenários diferentes para o aumento das temperaturas. Estes cenários dependem diretamente dos esforços internacional contra o aquecimento global.

O primeiro cenário assume que os níveis de dióxido de carbono na atmosfera atingem o seu pico por volta do ano 2040, atingindo 540 partes por milhão (ppm) até 2100. Já o segundo caso, parte do princípio que as emissões continuam a aumentar ao longo do século XXI até atingirem 940 ppm de dióxido de carbono até ao final do século.

Os níveis atuais superam o primeiro cenário, embora não atinjam os números do segundo. Ainda assim, os autores consideram ser importante ter estes números em consideração para melhor compreender os riscos em causa e as formas para os mitigar.

 

“À medida que avançamos nos dias mais quentes, a mortalidade aumentará consideravelmente (…) Portanto, é importante pensarmos nessas mudanças extremas”, disse Amir Jina, uma das autoras do estudo, citada pela Quartz India.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …

Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental "Uma verdade inconveniente", elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã. "Sou o seu …

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …