Aquecimento global está a tornar os insectos brancos

Imperial College London

-

O aquecimento global é responsável por uma seca épica, um irreversível aumento do nível do mar e um número recorde de incêndios, como é do conhecimento geral. Mas nem tudo é mau, e este é um desses casos. O fenómeno está a restaurar a nossa biosfera. Por exemplo, está a tornar os insectos brancos.

Um novo estudo publicado na revista Nature Communications revela que as populações de insectos em toda a Europa estão a ser clareadas. Borboletas de cor escura e libélulas estão a perder os seus homólogos de cor mais leve, que estão a prosperar em climas mais quentes.

Tal como acontece com os répteis, a cor de um insecto determina, em grande parte, a forma como absorvem a energia do sol. Em locais mais quentes, os insectos evitam o sobreaquecimento, dando preferência à absorção de menos energia solar; as cores mais claras destacam-se nos seus corpos e asas.

royalacademy.dk

Carsten Rahbek, professor do Imperial College de Londres

Carsten Rahbek, professor do Imperial College de Londres

Nesta nova pesquisa, liderada pelo professor Carsten Rahbek, do Imperial College de Londres, foram analisadas 366 borboletas e 107 libélulas da Europa, e ficou demonstrado que está a ocorrer uma severa mudança na cor do insecto.

«Relativamente a dois dos principais grupos de insectos, conseguimos demonstrar uma ligação directa entre o clima e os insectos de cor, o que causa impacto na sua distribuição geográfica», afirmou Rahbek em comunicado.

«Sabemos agora que as borboletas e as libélulas de cor mais claras estão a dar-se melhor num mundo mais quente, para além de termos demonstrado que os efeitos da mudança climática no local onde as espécies vivem não são algo do futuro, mas sim da natureza e dos seus ecossistemas que estão em constantes mudanças», acrescentou.

Os climas em aquecimento estão a transformar os insectos mais escuros, tornando-os mais pequenos e menos territoriais. Por outro lado, os mais claros estão em ascensão.

A descoberta é mais um alerta da profunda transformação ecológica que as alterações climáticas estão a provocar um pouco por todo o mundo.

Neste caso em particular, estão a mudar a cor de populações de insectos.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

DGS recomenda vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

A diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a DGS só recomenda, para já, a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Graça …

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …

Fraude de quatro milhões com IVA na alimentação. MP acusa 29 arguidos

Uma rede de empresas responsável por simular transações de produtos alimentares isentas de IVA foi desmantelada pelas autoridades e 29 arguidos foram acusados pelo Ministério Público (MP), devido a um esquema que permitiu obter reembolsos …

Nove anos de prisão para primeiro condenado ao abrigo da lei da segurança nacional em Hong Kong

O primeiro residente de Hong Kong condenado no âmbito da nova lei de segurança nacional foi sentenciado a nove anos de prisão, esta sexta-feira, por terrorismo e incitação à secessão. Os três juízes, escolhidos pela chefe …

Novo Banco e Apollo entregam propostas pelo EuroBic

O Novo Banco e o fundo Apollo apresentaram propostas para as posições de Isabel dos Santos e de Fernando Teles no EuroBic, enquanto o fundo J.C. Flowers e o Abanca estão a negociar com os …

Israel vai administrar terceira dose da vacina em maiores de 60 anos

Israel vai avançar com a inoculação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 60 anos, anunciou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro israelita, numa declaração transmitida na televisão. Confrontado nas últimas …

Autoridades chinesas e Talibãs estreitam laços enquanto EUA deixam o Afeganistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, se reuniu na quarta-feira com líderes dos Talibãs na cidade de Tianjin, no norte da China, um sinal do estreitamento dos laços entre Pequim e o grupo …