Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Mallory Roussel/USARIEM

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas.

Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma arma com um par de luvas nas mãos. Como tal, o Instituto de Investigação de Medicina Ambiental do Exército dos Estados Unidos (USARIEM) criou uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em temperaturas negativas, sem recorrer a luvas.

As luvas tendem a ser uma maneira prática e eficaz de aquecer as mãos em baixas temperaturas, mas reduzem significativamente a destreza dos movimentos. Sem as luvas, o frio tem um efeito semelhante, para além de ser extremamente incomodativo. A solução foi agora encontrada pelo exército norte-americano.

“Quem já tentou fazer alguma coisas com as mãos e os dedos no frio sabe que é difícil fazer isso ao usar luvas, porque isso diminui a destreza de 50 a 80%“, explica o principal investigador do projeto, John Castellani, em declarações à Popular Mechanichs.

A inovação, conhecida como “Dispositivo de Destreza para Aquecimento Pessoal”, promete ter importantes aplicações militares em ambientes com baixas temperaturas. A tecnologia aquece os antebraços para aumentar a circulação sanguínea nos dedos.

Castellani está desde 1995 a trabalhar, conjuntamente com a sua equipa, para encontrar soluções para o exército norte-americano em condições climáticas adversas. O investigador explica que, para além de reduzir a destreza, o frio pode fazer com que os soldados percam força, poder, mobilidade e circulação sanguínea.

A solução passa por colocar dispositivos de aquecimento nos antebraços e no rosto. Em experiências realizadas pela equipa, os soldados foram colocados com a tecnologia num ambiente a 0ºC. Normalmente, os dedos estão a uma temperatura a rondar os 10ºC, mas com a ajuda dos dispositivos, aumentou cerca de três graus.

O número mágico que gostaríamos de atingir é de 15ºC, que é um ponto de mudança na temperatura da pele dos dedos”, disse Castellani. “Mas o nosso aumento de três graus melhorou a destreza em cerca de 50%, o que é um bom começo”, acrescentou.

Apesar de durante os testes a cara também ter sido aquecida, o produto final apenas vai aquecer os antebraços. Ainda será preciso um par de anos até que este dispositivo comece a ser utilizado pelo exército, mas Castellani espera que, posteriormente, seja lançada uma versão comercial para civis.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …

Sem zaragatoas, basta gritar. Empreendedor cria teste inovador para detetar covid-19

O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar. Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que …

Inspetores do SEF com processos disciplinares por causa de Ihor voltam ao aeroporto

O Tribunal de Sintra chumbou o despacho do SEF que afastava do exercício de funções do aeroporto de Lisboa quatro inspetores, que são alvo de processos disciplinares por causa da morte do cidadão ucraniano. Esta decisão …

“Discriminação inaceitável”. Quase 100 mil alunos e docentes do ensino privado excluídos dos testes rápidos

Mais de 84 mil alunos e 11 mil professores do ensino privado não vão ter direito a realizar testes rápidos de antigénio quando forem retomadas as aulas presenciais. O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução …

Como surgiu a vida na Terra? Cientistas acreditam ter descoberto o "elemento-chave"

Uma equipa de investigadores da Ludwig-Maximilians-Universitaet, na Alemanha, mostrou que pequenas alterações nas moléculas de transferência de ARN (tARNs) permitem que se auto-agrupem numa unidade funcional que consegue replicar informações exponencialmente. Uma equipa de biólogos alemães …