Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma submarina.

Evan Ackerman, da revista EEE Spectrum, editada pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrónicos, observou o robô Aquanaut durante um teste e ficou deslumbrado com as suas qualidades de transformer.

De acordo com o Futurity, o robô foi testado numa gigantesca piscina, em Houston, que a NASA utiliza para simular microgravidade para astronautas em fase de treinos. Ackerman ficou estupefacto quando viu o submarino autónomo a abrir o chassi externo para revelar dois braços muito parecidos com garras.

O Aquanaut, da empresa Houston Mechatronics, é um submarino capaz de ganhar braços e executar funções com os membros articulados. Além de ser totalmente autónomo, o veículo é muito veloz e capaz de executar certas funções debaixo de água.

Para já, o Aquanaut está limitado a testes de piscina, mas no futuro vão acontecer expedições no oceano. O objetivo é que o robô consiga fazer sozinho a manutenção de equipamentos em regiões muito profundas, como plataformas de mineração de petróleo e de gás, uma vez que os mergulhadores já sentem dificuldades em chegar abaixo dos 300 metros com segurança.

O veículo entra na categoria chamada de UUVs, sigla em inglês para veículo subaquático não-tripulado. Normalmente, os UUVs conseguem fazer ou uma função ou outra: ou seja, são suficientemente rápidos e aerodinâmicos para quebrar a resistência da água, mas só conseguem realizar ações com braços mecânicos – ou vice versa.

O Aquanaut é o melhor dos dois mundos. O sistema permite guardar os braços articulados dentro do chassi do veículo quando este se encontra em movimento, e expor os braços quando necessário. A transformação é feita em apenas 30 segundos.

O aparelho é também fácil de transportar, dado que não precisa de outro equipamento para ser levado de um lado para outro. Além disso, o Aquanaut é desmontável em quatro partes, uma característica que foi incorporada pensando na logística.

A empresa precisou de 14 anos, 75 funcionários e 24 colaboradores emprestados da NASA para concluir este projeto. Para isso, a companhia contou com investimento de 23 milhões de dólares em capital.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo aberto para suspender pagamento por conta do IRC

O deputado do PEV José Luís Ferreira afirmou hoje que o Governo demonstrou abertura para suspender este ano o pagamento por conta do IRC e para criar um fundo de tesouraria destinado às pequenas e …

Consumo de vinho aumentou "acentuadamente" durante confinamento

Um estudo europeu divulgado esta segunda-feira concluiu que a frequência do consumo de vinho "aumentou acentuadamente" em Espanha, França, Itália e Portugal com o confinamento e que as principais fontes de abastecimento foram os supermercados …

João Félix lesiona-se a poucos dias do regresso da La Liga

João Félix contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um treino, informou esta segunda-feira o Atlético de Madrid. "João Félix sofreu uma entorse do ligamento colateral medial de baixo grau do joelho …

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …