Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma submarina.

Evan Ackerman, da revista EEE Spectrum, editada pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrónicos, observou o robô Aquanaut durante um teste e ficou deslumbrado com as suas qualidades de transformer.

De acordo com o Futurity, o robô foi testado numa gigantesca piscina, em Houston, que a NASA utiliza para simular microgravidade para astronautas em fase de treinos. Ackerman ficou estupefacto quando viu o submarino autónomo a abrir o chassi externo para revelar dois braços muito parecidos com garras.

O Aquanaut, da empresa Houston Mechatronics, é um submarino capaz de ganhar braços e executar funções com os membros articulados. Além de ser totalmente autónomo, o veículo é muito veloz e capaz de executar certas funções debaixo de água.

Para já, o Aquanaut está limitado a testes de piscina, mas no futuro vão acontecer expedições no oceano. O objetivo é que o robô consiga fazer sozinho a manutenção de equipamentos em regiões muito profundas, como plataformas de mineração de petróleo e de gás, uma vez que os mergulhadores já sentem dificuldades em chegar abaixo dos 300 metros com segurança.

O veículo entra na categoria chamada de UUVs, sigla em inglês para veículo subaquático não-tripulado. Normalmente, os UUVs conseguem fazer ou uma função ou outra: ou seja, são suficientemente rápidos e aerodinâmicos para quebrar a resistência da água, mas só conseguem realizar ações com braços mecânicos – ou vice versa.

O Aquanaut é o melhor dos dois mundos. O sistema permite guardar os braços articulados dentro do chassi do veículo quando este se encontra em movimento, e expor os braços quando necessário. A transformação é feita em apenas 30 segundos.

O aparelho é também fácil de transportar, dado que não precisa de outro equipamento para ser levado de um lado para outro. Além disso, o Aquanaut é desmontável em quatro partes, uma característica que foi incorporada pensando na logística.

A empresa precisou de 14 anos, 75 funcionários e 24 colaboradores emprestados da NASA para concluir este projeto. Para isso, a companhia contou com investimento de 23 milhões de dólares em capital.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …