Aprovado estudo com ecstasy para tratar stress pós-traumático

purcio / Flickr

-

A FDA – Food and Drug Administration –, agência americana que regula medicamentos e alimentos, aprovou a realização de um estudo sobre a eficácia do ecstasy – uma droga que dá a quem usa a sensação de felicidade e que é, na sua maioria, apresentada sobre a forma de um comprimido colorido – para tratar pessoas com stress pós traumático.

A aprovação deste estudo de grande escala pode resultar no uso da substância como medicamento e, se o estudo for bem sucedido, o ecstasy poderá ser disponibilizado publicamente para uso médico em 2021, como reporta o New York Times.

Financiado pela Associação Multidisciplinar de Estudos Psicadélicos (Maps, na sigla em inglês), ONG criada em 1985 que luta pelo uso médico de drogas consideradas ilícitas como MDMA, LSD e canábis, o estudo terá cerca de 230 pacientes envolvidos.

A Maps já subsidiou seis outros estudos sobre este assunto, com um total de 130 pacientes. E num deles 66% dos participantes ficaram livres da doença. Outro estudo mostrou a redução dos sintomas de stress pós-traumático em 56% dos pacientes.

Michael C. Mithoefer, psiquiatra responsável pela pesquisa, disse ao jornal americano que acredita que o ecstasy “funciona como um catalisador que acelera o processo natural de cura”, algo que também se pode fazer com a psicoterapia tradicional mas que pode demorar anos.

Na proposta dos investigadores para aprovação da FDA, a droga seria “usada um número limitado de vezes na presença de psicoterapeutas treinados como parte de um curso mais amplo de terapia”.

No entanto, mesmo em circunstâncias controladas, o grande receio é em relação à possibilidade de uso recreativo ilegal do esctasy.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer renovar contrato do SIRESP por seis meses (mas Altice recusa-se)

O Ministério da Administração Interna vai reunir-se esta terça-feira com a Altice, a quem iria propor uma renegociação e renovação por mais seis meses do contrato que assegura o Sistema Integrado das Redes de Emergência …

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …