Apresentada na Grã-Bretanha a maior aeronave do mundo

Hybrid Air Vehicles

-

A maior aeronave do mundo, a revolucionária Airlander, foi apresentada esta sexta-feira na Grã-Bretanha por um dos seus mentores, o vocalista dos Iron Maiden, Bruce Dickinson.

A Airlander tem 92 metros de extensão, 18 mais do que os dois maiores aviões comerciais, o Airbus A380 e o Boeing 747-8, e mais 9 do que o avião de carga Antonov An-225, até agora a aeronave mais comprida já construída.

À primeira vista, é possível confundir a Airlander com um imenso dirigível, por causa do seu balão insuflado a gás e da cápsula imediatamente abaixo.

Mas a sua forma aerodinâmica única, que parece uma série de charutos colados uns aos outros, permite gerar sustentação, como a asa de um avião.

Isso é muito importante, porque permitiu aos seus designers fazerem uma máquina mais pesada do que o ar, o que elimina a necessidade de uma grande equipa para a manter no solo por meio de cordas quando ela pousa.

Na realidade, a aeronave pode ser pousada por controle remoto, sem qualquer pessoa a bordo, em terra ou na água.

A aeronave foi originalmente desenvolvida há alguns anos em segredo para o exército americano, para operações de vigilância – a Airlander pode ficar parada no mesmo local até 21 dias de cada vez e é capaz de voar mesmo com vários furos no balão.

Devido a cortes no orçamento do Departamento de Defesa americano, o projecto foi abandonado e os britânicos compraram de volta os seus direitos em 2012.

A aeronave  foi redesenhada e reconstruída nos maiores hangares do mundo, em Carlington, onde nos anos 1920 foi construído o dirigível R101,duas vezes maior que a Airlander, e na altura considerado o futuro da aviação. O R101 foi devorado por um incêndio em França em 1930, matando 48 das 54 pessoas a bordo.

Mas a tecnologia percorreu um longo caminho desde então. A Airlander é insuflada com hélio inerte em vez de hidrogénio explosivo – não apresenta risco de explosão ou incêndio – e pode transportar toneladas de suprimentos até qualquer área de desastre no mundo (incêndios, catástrofes naturais) sem fazer paragens.

Tudo o que é necessário é uma equipa de duas pessoas e um pedaço de terra – ou água – onde pousar.

A Airlander custa 60 milhões de libras, o equivalente a 72 milhões de euros.

A sua fabricante, a Hybrid Air Vehicles (HAV), recebeu 2,5 milhões de libras em financiamento do governo britânico para desenvolver a sua tecnologia e engenharia.

“Estamos a investir 2 mil milhões de libras na pesquisa e desenvolvimento de uma nova geração de aviões mais silenciosos, eficientes energeticamente e que tenham menor impacto no meio ambiente”, diz o secretário de negócios da Grã-Bretanha, Vince Cable.

“Isso inclui o apoio a projectos como esta inovadora aeronave de carbono da HAV, uma pequena empresa britânica que tem potencial para liderar esta área no mundo”, diz Cable.

campuspartycolombia / Flickr

Bruce Dickinson, ex-Iron Maiden, um dos fundadores da HAV

Bruce Dickinson, dos Iron Maiden, um dos fundadores da HAV

Duas voltas ao mundo sem parar

Tudo isso é uma óptima notícia para um dos maiores investidores no projecto, Bruce Dickinson.

Dickinson é o tipo de pessoa que não consegue parar de fazer coisas.

Como se ser vocalista de uma das bandas de rock mais duradouras e de maior sucesso do mundo, o grupo Iron Maiden, não fosse suficiente, Bruce Dickinson também é piloto de aviões e empresário.

“Este projecto muda as regras do jogo em relação ao que é possível colocar no ar”, diz Dickinson.

“Esta ideia sempre existiu. Só estávamos à espera de que a tecnologia chegasse ao ponto necessário para a concretizar.”

Dickinson quer comercializar a aeronave e se sairá muito bem nisso. Quando conversamos no hangar, ele falou de suas características.

O impacto ambiental da Airlander é 70% menor do que o de um avião de carga, diz Dickinson. Não requer uma pista de decolagem, pode ser pilotada por duas pessoas apenas, e carrega 50 toneladas de material para qualquer parte do mundo, 50 vezes mais do que um helicóptero.

Dickinson quer dar a conhecer a Airlander com o tipo de viagem que o magnata Richard Branson, da Virgin, faria: duas voltas ao redor do mundo sem paragem.

“Sobrevoaremos algumas das maiores cidades do mundo a apenas 20 metros de altura e mostraremos tudo pela internet”, diz Dickinson.

 

 

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …