APRe!: Portugueses tratados como empregados de limpeza de europeus de luxo

SXC

-

A Associação de Aposentados, Reformados e Pensionistas (APRe!) acusou hoje o Governo, em Castelo Branco, de criar resorts de luxo para os reformados europeus e de tratar os portugueses como sendo os empregados de limpeza.

“A forma como nos estão a tratar e a cortar nas nossas pensões faz com que o empobrecimento seja de facto efetivo”, disse a presidente da APRe!.

Maria do Rosário Gama explicou que “o Governo está a preparar resorts para os reformados europeus e que os reformados portugueses são só empregados de limpeza”.

“Este empobrecimento generalizado dos reformados faz com que os portugueses sejam os parentes pobres da Europa”, disse.

A responsável da APRe, que esteve em Castelo Branco a convite do coordenador regional da associação, referiu estar a utilizar uma figura de estilo quando diz que os reformados portugueses vão limpar os resorts de luxo, mas acrescentou que, de facto, “a ideia é essa”.

“Estamos a dar condições para os de fora e a tratar mal os de dentro. As pessoas estão a empobrecer e para além do corte nas pensões há toda a situação social que envolve famílias desempregadas e situações dramáticas de reformados que têm que sair dos lares para irem para casa, porque é o único dinheiro que entra”, sublinhou.

Maria do Rosário Gama quer criar um lóbi europeu para a defesa dos diretos dos reformados e nesse sentido deslocou-se recentemente ao Parlamento Europeu.

“Fomos lá [Parlamento Europeu] na tentativa de arranjar contactos com associações idênticas à APRe. Não há muitas, porque as que existem são mais de natureza lúdica, mas já temos alguns contactos e vamos tentar criar um lóbi europeu forte”, disse.

A responsável prometeu continuar a debater-se na defesa dos reformados e acusou o Governo de não ser uma “pessoa de bem”, porque “está a fazer o ajustamento, à custa dos reformados e dos funcionários públicos, que é onde é mais fácil cortar”.

No ano passado, a APRe avançou com ações judiciais junto do Tribunal de Justiça Europeu, sobre a sobretaxa e contra a contribuição extraordinária de solidariedade (CES).

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. cambada de m****, os do governo e os outros que mandam neles
    só lá está quem nunca trabalhou na vida
    de quem é a culpa?
    claro, é unica e exclusivamente do povo
    porquê?
    porque quem vota é o povo

RESPONDER

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …

João Lourenço duplica valor de subsídio de antigos Presidentes de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, duplicou o valor do subsídio de fim de mandato pago a antigos chefes de Estado, mas cortou outras regalias, nomeadamente a nível da segurança e quadro de pessoal. O decreto-presidencial 32/20, …

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …