Apple estuda sistema anti-queda para iPhone

MNERUAL / Flickr

-

A Apple pode vir a ter telemóveis resistentes à queda. A marca garantiu a patente de um dispositivo capaz de identificar quando o smartphone está em queda livre. O pedido foi submetido em 2013.

O dispositivo é capaz de processar a informação e calcular qual o ponto de impacto mais provável com o solo. Depois, dá-se uma ação mecânica para amenizar a queda e prevenir possíveis quedas graves, que resultem no temido ecrã partido. Na prática, o dispositivo poderá reorientar o ângulo da queda.

A ideia é usar o motor de vibração interna do iPhone para implantar a tecnologia. No entanto, ainda não é certo que o dispositivo seja aplicado nos novos modelos da marca.

Apesar de a patente já ter sido oficialmente reconhecida pelo governo norte-americano, ainda pode demorar algum tempo até que seja usada nos aparelhos da Apple. Para que seja eficaz, é preciso que os vários sensores do smartphone (GPS, giroscópio, entre outros) funcionem em conjunto.

Na ideia da patente, é explicado que o dispositivo, ao analisar os dados e sentindo o iPhone em queda, pode acionar um pequeno motor, que libertará uma massa de ar dentro do aparelho. O centro de gravidade é alterado, para que o impacto seja menor.

Ainda assim, este dispositivo de proteção ainda será aperfeiçoado, pois é preciso que os vários recursos funcionem ao mesmo tempo. Os utilizadores podem agora aguardar ansiosamente pela inovação – que poderá acabar com o pesadelo que tanto os atormenta.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …