A Apple pode vir a ter telemóveis resistentes à queda. A marca garantiu a patente de um dispositivo capaz de identificar quando o smartphone está em queda livre. O pedido foi submetido em 2013.
O dispositivo é capaz de processar a informação e calcular qual o ponto de impacto mais provável com o solo. Depois, dá-se uma ação mecânica para amenizar a queda e prevenir possíveis quedas graves, que resultem no temido ecrã partido. Na prática, o dispositivo poderá reorientar o ângulo da queda.
A ideia é usar o motor de vibração interna do iPhone para implantar a tecnologia. No entanto, ainda não é certo que o dispositivo seja aplicado nos novos modelos da marca.
Apesar de a patente já ter sido oficialmente reconhecida pelo governo norte-americano, ainda pode demorar algum tempo até que seja usada nos aparelhos da Apple. Para que seja eficaz, é preciso que os vários sensores do smartphone (GPS, giroscópio, entre outros) funcionem em conjunto.
Na ideia da patente, é explicado que o dispositivo, ao analisar os dados e sentindo o iPhone em queda, pode acionar um pequeno motor, que libertará uma massa de ar dentro do aparelho. O centro de gravidade é alterado, para que o impacto seja menor.
Ainda assim, este dispositivo de proteção ainda será aperfeiçoado, pois é preciso que os vários recursos funcionem ao mesmo tempo. Os utilizadores podem agora aguardar ansiosamente pela inovação – que poderá acabar com o pesadelo que tanto os atormenta.