Apple estuda sistema anti-queda para iPhone

MNERUAL / Flickr

-

A Apple pode vir a ter telemóveis resistentes à queda. A marca garantiu a patente de um dispositivo capaz de identificar quando o smartphone está em queda livre. O pedido foi submetido em 2013.

O dispositivo é capaz de processar a informação e calcular qual o ponto de impacto mais provável com o solo. Depois, dá-se uma ação mecânica para amenizar a queda e prevenir possíveis quedas graves, que resultem no temido ecrã partido. Na prática, o dispositivo poderá reorientar o ângulo da queda.

A ideia é usar o motor de vibração interna do iPhone para implantar a tecnologia. No entanto, ainda não é certo que o dispositivo seja aplicado nos novos modelos da marca.

Apesar de a patente já ter sido oficialmente reconhecida pelo governo norte-americano, ainda pode demorar algum tempo até que seja usada nos aparelhos da Apple. Para que seja eficaz, é preciso que os vários sensores do smartphone (GPS, giroscópio, entre outros) funcionem em conjunto.

Na ideia da patente, é explicado que o dispositivo, ao analisar os dados e sentindo o iPhone em queda, pode acionar um pequeno motor, que libertará uma massa de ar dentro do aparelho. O centro de gravidade é alterado, para que o impacto seja menor.

Ainda assim, este dispositivo de proteção ainda será aperfeiçoado, pois é preciso que os vários recursos funcionem ao mesmo tempo. Os utilizadores podem agora aguardar ansiosamente pela inovação – que poderá acabar com o pesadelo que tanto os atormenta.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo responde ao embaixador dos EUA. "Quem decide são os representantes escolhidos pelos portugueses"

O Presidente da República respondeu, este domingo, ao embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, afirmando que, "em Portugal, quem decide acerca dos seus destinos são os representantes escolhidos pelos portugueses". A agência Lusa questionou Marcelo Rebelo …

Bloco desconhece "avanços" no novo apoio social (e sugere que Rio seja dispensado das negociações)

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse este domingo que o Governo ainda não se comprometeu com a criação do novo apoio social proposto pelos bloquistas, no âmbito das negociações do Orçamento do Estado …

O tempo pode parecer mais lento do que realmente é. A culpa é dos neurónios cansados

Quando os neurónios do nosso cérebro começam a ficar muito cansados, diminuem a atividade e, como consequência, percebemos o tempo de forma distorcida. O cansaço de um grupo de neurónios especialmente sensíveis à noção de tempo …

Investigação do New York Times revela que Trump não pagou impostos em 10 dos últimos 15 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagou apenas 750 dólares (645 euros) em impostos federais em 2016, ano em que foi eleito, e outro tanto em 2017, segundo uma investigação divulgada este domingo pelo …

Arménia e Azerbaijão "à beira de uma guerra". Confrontos fazem pelo menos 39 mortos

Os combates deste domingo entre o Azerbaijão e as forças separatistas apoiadas pela Arménia, em Nagorno-Karabakh, fizeram pelo menos 39 mortos, incluindo sete civis, de acordo com informações de ambas as partes. Pelo menos mais 15 …

Paulo Bento substitui Santana Lopes à frente da Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui este domingo Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a eleição no congresso que terminou naquela cidade do distrito de Lisboa. Paulo Bento, …

Modelo matemático de Alan Turing explica os misteriosos "círculos de fada" da Namíbia

Os impressionantes padrões de vegetação dos "círculos de fada" australianos surgem de acordo com a teoria de 1952 enunciada pelo célebre matemático britânico Alan Turing. Em 1952, quando o matemático britânico Alan Turing publicou o seu …

Cientistas descobrem novo tipo de supercondutor

Uma equipa de cientistas identificou, pela primeira vez, um supercondutor de onda G. A investigação marca um grande desenvolvimento nesta área da Física. Investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, encontraram um novo tipo de …

Astrónomos provam que há água "presa" na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos. O meio interestelar é composto por gás e …

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …