Aposta forte em ministros nas listas do PS. Carneiro lidera Braga, Lacerda Sales avança em Leiria e Porto mantém-se em aberto

1

(dr) PSocialista / Flickr

José Luís Carneiro

PS volta a apostar em ministros para lugares cimeiros nas listas de candidatos a deputados que o partido irá apresentar nas próximas eleições.

De acordo com o Jornal de Notícias, José Luís Carneiro é o escolhido para liderar a lista do círculo eleitoral de Braga.

O secretário-geral-adjunto do PS foi eleito três vezes pelo Porto, mas lidera agora a lista minhota, uma decisão que foi bem aceite pela distrital. Sónia Fertuzinhos, que liderou esta lista em 2019, sai da Assembleia da República 16 anos depois.

António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, sobe do terceiro para o primeiro lugar na lista de Leiria, substituindo Raul Castro.

Nas escolhas de António Costa há vários governantes a figurar lugares cimeiros. É o caso de Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação, que encabeça a lista de Aveiro, e de Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, número um na Guarda.

Marta Temido, ministra da Saúde, repete o lugar por Coimbra, Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, volta a liderar a lista em Santarém e Ana Catarina Mendes, líder parlamentar do PS, é número um em Setúbal.

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, será a aposta do PS para Castelo Branco, enquanto o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, volta a ser cabeça de lista por Viana do Castelo.

O Observador noticia ainda que Ricardo Pinheiro, secretário de Estado do Planeamento, é outro governante escolhido para liderar listas, nomeadamente a de Portalegre, substituindo Luís Testa.

Francisco César, filho do presidente do PS e antigo presidente do Governo regional, será o número um pelo círculo eleitoral dos Açores. O nome já foi confirmado e até votado.

À semelhança de 2019, António Costa encabeça a lista por Lisboa. O JN salvaguarda que os restantes nomes serão aprovados pela distrital na segunda-feira.

Já o nome que irá encabeçar a lista do PS pelo Porto ainda se mantém em aberto. Alexandre Quintanilha foi o número um em 2017 e 2019 e, ainda que seja uma hipótese, ainda não está confirmado.

A Comissão Nacional do PS vai reunir-se na próxima segunda-feira à noite, em Lisboa, para proceder à aprovação final das listas de candidatos a deputados que o partido irá apresentar nas próximas eleições legislativas.

De acordo com os estatutos do PS, cabe às comissões políticas federativas de cada distrito aprovar cerca de dois terços dos candidatos a deputados.

O restante terço é da responsabilidade direta do secretário-geral, António Costa – a chamada quota nacional. Pertence também ao líder partidário a escolha dos diferentes cabeças de listas do PS nos círculos eleitorais do território continental.

Liliana Malainho, ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.