Após nove anos como deusa viva, Matina está de volta à escola

(dr) Green Peace Co-ed School

A ex-Kumari Matina Shakya vai à escola

Depois de viver como deusa viva “Kumari” durante nove anos em Katmandu, capital do Nepal, Matina Shakya regressou à escola na qual estudou antes de ser entronizada e espera agora viver como uma estudante comum.

Em setembro, Trishna Shakya, de 3 anos, foi escolhida como a nova deusa viva do Nepal e levada para o Kumari ghar. A nova Kumari de Katmandu sucede a Matina Shakya, de 12 anos, Kumari há nove anos.

Em 2008, com cerca de três anos de idade, Matina foi escolhida pelo clã budista Shakya para ser a reencarnação da deusa hindu Taleju, através de um rigoroso processo liderado por sacerdotes e astrólogos.

De acordo com a tradição, Matina foi então entronizada como “Kumari”, ou deusa viva, até ter a sua primeira menstruação – altura em que, segundo a tradição nepalesa, a deusa deixa o corpo de menina para se tornar uma mulher.

Para ser ungida como Kumari Real, a menina precisa de ter 32 características consideradas características de perfeição. Entre elas, tem de ter uma pele sem manchas, cabelo negro, olhos expressivos, voz clara e braços longos e delgados.

Além disso, a transformação de menina em deusa reverenciada tem um alto custo. A menina deve estar isolada, longe da família e dos amigos. Deve também permanecer calma, de forma a que nunca expresse qualquer tipo de emoção.

Os seus pés não podem tocar no chão e deve usar sempre vermelho, cabelo preso e ter o olho de fogo pintado na testa, símbolo dos seus poderes de perceção.

Agora que deixou de ser deusa viva, Matina Shakya tenta adaptar-se à vida de uma estudante comum e ao seu novo quotidiano em casa. Depois de nove anos de restrições, a transição de volta à vida social normal é difícil.

A sociedade continua a temer ou a reverenciar a menina. Para além das dificuldades do dia-a-dia, a menina precisa de saber lidar, no seu futuro, com a superstição de que quem se casar com uma Kumari, morrerá seis meses após o casamento.

A ex-Kumari Rashmila Shakya, que escreveu a autobiografia “From Goddess to Mortal: the True Life Story of a Former Royal Kumari“, tentou mudar estas perceções e sensibilizar sobre a realidade de viver como uma deusa.

No seu livro, Rashmila enfatiza a pouca educação recebida pelas Kumaris e descreve os desafios de voltar à escola sem o conhecimento necessário para ter êxito.

Matina, a agora ex-Kumari Real, recebeu educação particular dentro do templo Kumari Ghar, a residência da deusa viva, até retornar à escola Green Peace Co-Ed School como uma criança comum.

Surendra Sthapit, diretora da instituição, explicou que Matina tinha aulas com um professor que a visitava na sua residência. Dadas as circunstâncias, “Matina é uma menina inteligente que se adaptou muito bem”.

Apesar de todos terem pensado que a adaptação iria ser difícil para Matina, a menina provou que estavam todos errados pouco tempo depois de ter iniciado as aulas na Green Peace Co-ed School, em Ganabahal. Trocou a carruagem pela lambreta do pai para ir todos os dias para a escola, comenta o fotojornalista Sunil Sharma.

A vida na Terra não é fácil. Nem mesmo para uma ex-deusa viva.

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …