Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente.

No ano passado, um acidente forçou o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL) a aterrar o seu ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado. No entanto, boas notícias espalharam-se esta segunda-feira depois de o AFRL ter anunciado que o ROBOpilot está apto para voar novamente.

De acordo com o Interesting Engineering, o quarto voo do ROBOpilot aconteceu no dia 24 de setembro, em Dugway Proving Ground, no Utah, onde o piloto robótico pilotou um avião durante 2 horas e 12 minutos.

Além disso, o piloto robótico também conseguiu passar todos os testes realizados pelo Centro de Inovação Rápida (CRI) da AFRL e pela DZYNE Technologies Incorporated.

O ROBOpilot encaixa-se na cabine de um avião normal, sem que nenhuma mudança permanente seja necessária durante o processo de fabricação. O sistema segura-se ao manche, aciona os interruptores necessários e é capaz de empurrar lemes e freios quando necessário – exatamente como um piloto humano.

O robô também consegue permanecer ciente do seu paradeiro ao entender o GPS do avião e a unidade de medição inercial.

No ano passado, o primeiro voo do ROBOpilot foi num Cessna 206 e foi excelente. No entanto, o segundo voo causou danos ao sistema e teve de passar por uma investigação rigorosa montada pelo Conselho de Investigação de Segurança antes de poder voar novamente. Este mês, o ROBOpilot passou nos testes e está pronto para voltar aos céus.

“Determinámos a causa do acidente, identificámos o melhor curso de ação corretiva e estamos muito satisfeitos por estar a testar novamente”, disse Marc Owens, gestor de programa do CRI para o ROBOpilot, em comunicado.

O ROBOpilot foi construído mais uma vez com um avião Cessna 206 em mente e teve de passar pelos mesmos testes iniciais do ano passado.

O sistema muda de forma rápida e acessível um sistema de avião regular para um veículo voador não tripulado – tudo sem fazer alterações de longo prazo na aeronave. As missões podem ser realizadas de forma autónoma e, mais uma vez, removidas para regressar ao modo de voo regular do piloto.

Os assentos do piloto precisam de ser removidos e o robô é preso aos trilhos do assento.

Para Owens, o “ROBOpilot é uma ideia demasiado boa para permitir que o acidente atrapalhe o desenvolvimento dessa tecnologia”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E pronto, lá se foi a arrogância dos Pilotos, com um destes, basta apenas um comandante a bordo de um avião para agir em caso de falha.

    O motivo de 2 pilotos é para que em caso de problemas de saúde o outro possa assumir, um avião não pode estar dependente de apenas um indivíduo, o robô retira a necessidade do segundo piloto.

    Alem de isso não come assim que não esta sujeito a intoxicação alimentar nem a maus estares.

RESPONDER

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …

Cientistas descobrem (acidentalmente) um novo órgão dentro da cabeça humana

Uma equipa de investigadores fez uma descoberta anatómica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana. Esta "entidade desconhecida" foi identificada acidentalmente por médicos na Holanda, que …

Rui Rio prepara-se para chumbar o OE (e pressionar Costa a entender-se à esquerda)

O presidente do PSD, Rui Rio, prepara-se para anunciar aos social-democratas que o PSD vai chumbar a proposta de Orçamento do Estado para 2021, avança o semanário Expresso esta terça-feira. Os deputados do PSD vão reunir-se …