Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente.

No ano passado, um acidente forçou o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL) a aterrar o seu ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado. No entanto, boas notícias espalharam-se esta segunda-feira depois de o AFRL ter anunciado que o ROBOpilot está apto para voar novamente.

De acordo com o Interesting Engineering, o quarto voo do ROBOpilot aconteceu no dia 24 de setembro, em Dugway Proving Ground, no Utah, onde o piloto robótico pilotou um avião durante 2 horas e 12 minutos.

Além disso, o piloto robótico também conseguiu passar todos os testes realizados pelo Centro de Inovação Rápida (CRI) da AFRL e pela DZYNE Technologies Incorporated.

O ROBOpilot encaixa-se na cabine de um avião normal, sem que nenhuma mudança permanente seja necessária durante o processo de fabricação. O sistema segura-se ao manche, aciona os interruptores necessários e é capaz de empurrar lemes e freios quando necessário – exatamente como um piloto humano.

O robô também consegue permanecer ciente do seu paradeiro ao entender o GPS do avião e a unidade de medição inercial.

No ano passado, o primeiro voo do ROBOpilot foi num Cessna 206 e foi excelente. No entanto, o segundo voo causou danos ao sistema e teve de passar por uma investigação rigorosa montada pelo Conselho de Investigação de Segurança antes de poder voar novamente. Este mês, o ROBOpilot passou nos testes e está pronto para voltar aos céus.

“Determinámos a causa do acidente, identificámos o melhor curso de ação corretiva e estamos muito satisfeitos por estar a testar novamente”, disse Marc Owens, gestor de programa do CRI para o ROBOpilot, em comunicado.

O ROBOpilot foi construído mais uma vez com um avião Cessna 206 em mente e teve de passar pelos mesmos testes iniciais do ano passado.

O sistema muda de forma rápida e acessível um sistema de avião regular para um veículo voador não tripulado – tudo sem fazer alterações de longo prazo na aeronave. As missões podem ser realizadas de forma autónoma e, mais uma vez, removidas para regressar ao modo de voo regular do piloto.

Os assentos do piloto precisam de ser removidos e o robô é preso aos trilhos do assento.

Para Owens, o “ROBOpilot é uma ideia demasiado boa para permitir que o acidente atrapalhe o desenvolvimento dessa tecnologia”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E pronto, lá se foi a arrogância dos Pilotos, com um destes, basta apenas um comandante a bordo de um avião para agir em caso de falha.

    O motivo de 2 pilotos é para que em caso de problemas de saúde o outro possa assumir, um avião não pode estar dependente de apenas um indivíduo, o robô retira a necessidade do segundo piloto.

    Alem de isso não come assim que não esta sujeito a intoxicação alimentar nem a maus estares.

RESPONDER

Programa de computador prevê os gostos de arte das pessoas

Um programa de computador criado por uma equipa de investigadores conseguiu prever com precisão os gostos de arte das pessoas. Gostos não se discutem. Seja a cor preferida, o carro que conduz ou o género de …

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …