/

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

1

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente.

No ano passado, um acidente forçou o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL) a aterrar o seu ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado. No entanto, boas notícias espalharam-se esta segunda-feira depois de o AFRL ter anunciado que o ROBOpilot está apto para voar novamente.

De acordo com o Interesting Engineering, o quarto voo do ROBOpilot aconteceu no dia 24 de setembro, em Dugway Proving Ground, no Utah, onde o piloto robótico pilotou um avião durante 2 horas e 12 minutos.

Além disso, o piloto robótico também conseguiu passar todos os testes realizados pelo Centro de Inovação Rápida (CRI) da AFRL e pela DZYNE Technologies Incorporated.

O ROBOpilot encaixa-se na cabine de um avião normal, sem que nenhuma mudança permanente seja necessária durante o processo de fabricação. O sistema segura-se ao manche, aciona os interruptores necessários e é capaz de empurrar lemes e freios quando necessário – exatamente como um piloto humano.

O robô também consegue permanecer ciente do seu paradeiro ao entender o GPS do avião e a unidade de medição inercial.

No ano passado, o primeiro voo do ROBOpilot foi num Cessna 206 e foi excelente. No entanto, o segundo voo causou danos ao sistema e teve de passar por uma investigação rigorosa montada pelo Conselho de Investigação de Segurança antes de poder voar novamente. Este mês, o ROBOpilot passou nos testes e está pronto para voltar aos céus.

“Determinámos a causa do acidente, identificámos o melhor curso de ação corretiva e estamos muito satisfeitos por estar a testar novamente”, disse Marc Owens, gestor de programa do CRI para o ROBOpilot, em comunicado.

O ROBOpilot foi construído mais uma vez com um avião Cessna 206 em mente e teve de passar pelos mesmos testes iniciais do ano passado.

O sistema muda de forma rápida e acessível um sistema de avião regular para um veículo voador não tripulado – tudo sem fazer alterações de longo prazo na aeronave. As missões podem ser realizadas de forma autónoma e, mais uma vez, removidas para regressar ao modo de voo regular do piloto.

Os assentos do piloto precisam de ser removidos e o robô é preso aos trilhos do assento.

Para Owens, o “ROBOpilot é uma ideia demasiado boa para permitir que o acidente atrapalhe o desenvolvimento dessa tecnologia”.

ZAP //

1 Comment

  1. E pronto, lá se foi a arrogância dos Pilotos, com um destes, basta apenas um comandante a bordo de um avião para agir em caso de falha.

    O motivo de 2 pilotos é para que em caso de problemas de saúde o outro possa assumir, um avião não pode estar dependente de apenas um indivíduo, o robô retira a necessidade do segundo piloto.

    Alem de isso não come assim que não esta sujeito a intoxicação alimentar nem a maus estares.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.