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O cenário mudou no apoio aos eléctricos: baixa procura, metade da verba ainda por entregar

Ao contrário de outros anos, o dinheiro do Governo supera as candidaturas – que estão quase a terminar. Mas já não há dinheiro para bicicletas.

Há cerca de dois meses e meio, o Governo aprovou o apoio de 4 000 euros na compra de um veículo eléctrico que custe até 38 500 euros.

O apoio à compra de eléctricos não é novo. Noutros tempos inserido no Fundo Ambiental, agora também com a designação Pacote Mobilidade Verde.

Mas 2024 trouxe um detalhe que não é detalhe: para ter esse apoio, o comprador tem que abater o seu carro actual.

O programa do Governo quer retirar das estradas veículos em fim de vida, com matrícula anterior a 2007.

Noutros anos, a procura era tanta que a verba disponibilizada pelo Governo esgotava rapidamente. Os interessados teriam de tentar no ano seguinte.

Mas agora este factor, o abate obrigatório, afastou muita gente.

Cerca de três semanas depois ao anúncio do apoio, só tinham sido submetidas… 51 candidaturas.

Agora, quando só faltam 12 dias para o fim do prazo de candidaturas (31 de Dezembro é o limite), já apareceram 379 candidatos; 293 foram aceites, 39 excluídos, 72 precisam de elementos adicionais e 32 por validar.

Mas mais de metade da verba total de 4,2 milhões de euros ainda está por distribuir. Mais concretamente, ainda estão disponíveis 2,6 milhões de euros para este apoio à compra de carros eléctricos.

O Jornal de Notícias reforça a ideia: abater um carro antigo afastou eventuais candidatos.

O cenário é diferente no apoio à compra de bicicletas: já não há dinheiro. Nem para bicicletas de carga (apoio total de 450 000 euros), nem para bicicletas convencionais (150 000 euros). Já há candidaturas a mais, nos dois casos.

ZAP //

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