Apoiantes de Erdogan furiosos com anúncio da “La Casa de Papel”

(dr) Antena 3

Série espanhola La Casa de Papel

Vários apoiantes do Presidente turco consideram que o anúncio gravado em Istambul, para publicitar a segunda temporada da famosa série, poderá incitar os jovens a um “segundo Gezi”, revolta de 2003 contra o Governo.

Segundo o Expresso, a propósito do lançamento da segunda temporada do recente fenómeno “La Casa de Papel”, a Netflix decidiu passar um anúncio rodado em Istambul que não foi visto com bons olhos pelos apoiantes do Presidente turco.

No anúncio em questão, veem-se vários atores vestidos com fatos encarnados e com a cara tapada com máscaras, tal como na série espanhola produzida pela Antena 3, a passear pela cidade turca ao som de “Bella Ciao”, uma importante música da trama.

“Desde a música aos slogans, das roupas aos cenários, cada fotograma inclui mensagens subliminares. Isto tem de ser investigado”, escreveu Ömer Turan, comentador da cadeia Akit TV, no Twitter, citado pelo semanário.

“Vocês podem achar normal que eles se encontrem em Kadıköy, o símbolo da oposição a Erdogan, mas eu não acho que seja normal”, explica o apoiante do Governo, citado pelo Observador.

De acordo com o jornal, Turan considera que o anúncio para publicitar a série transmitida no Netflix incita os jovens turcos a um “segundo Gezi”, a revolta que, em 2003, ameaçou o Governo de Erdogan. “É melhor ser paranoico do que ficar sem Estado”, afirmou ainda.

O ex-presidente da Câmara de Ancara, Nelih Gökçek, também usou a mesma rede social para mostrar que a intervenção da polícia e dos serviços secretos é necessária  porque a série está a tornar-se um “símbolo de rebeldia” muito perigoso.

Na série criada por Álex Pina, que nos últimos tempos se tornou um fenómeno mundial, um grupo de oito assaltantes, com nomes de cidades, toma de assalto a Casa Nacional da Moeda espanhola e faz reféns durante vários dias, enquanto o cérebro da operação, o “Professor”, comanda as operações a partir do exterior.

A série está a ter tanto sucesso que há até quem se deixe influenciar pelo enredo na hora de cometer um verdadeiro crime. Na semana passada, um grupo de dez criminosos, em Santiago do Chile, tentaram assaltar um multibanco vestidos com macacões vermelhos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …

Maldivas desesperam por fundos enquanto continuam a afundar

As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o Governo consiga aceder a financiamentos para combater a subida das águas. Atualmente, 80% do país está um metro abaixo do nível do mar. "Não …

O avião-baleia da Airbus já fez o seu primeiro voo

https://vimeo.com/385554265 O BelugaXL, da Airbus, é um avião-baleia e é a aeronave com mais espaço de carga do mundo. O avião foi desenvolvido para transportar peças de aviões entre as várias fábricas da empresa europeia e …

Decisão histórica. Restaurante de Paul Bocuse perde uma estrela

Esta sexta-feira, o Guia Michelin confirmou que retirou, da sua edição de 2020, uma das três estrelas do restaurante Paul Bocuse. O icónico restaurante L’Auberge du Pont de Collonge, do falecido chef Paul Bocuse, vai perder …

Porto 1-2 Braga | “Guerreiros” de aço gelam Dragão

O SC Braga venceu um jogo no palco do Dragão em duelos do campeonato 15 anos depois. No embate que abriu as contas da 17ª jornada, a última da primeira volta da Liga NOS, os …

Jovem de 17 anos morreu com Síndrome do Choque Tóxico provocada por um tampão

Na semana passada, uma jovem belga morreu vítima de um choque tóxico provocado por um tampão. A Síndrome do Choque Tóxico (SCT) é uma doença rara, mas grave. No dia 6 de janeiro, Maëlle, uma jovem …

Greenpeace aparece em lista de grupos extremistas da polícia britânica

A organização ambientalista Greenpeae aparece numa lista de grupos extremistas da polícia britânica, ao lado de símbolos neonazis. Uma lista da unidade de contraterrorismo da polícia do Reino Unido inclui a Greenpeace como uma organização extremista. …