Apoiantes de Erdogan furiosos com anúncio da “La Casa de Papel”

(dr) Antena 3

Série espanhola La Casa de Papel

Vários apoiantes do Presidente turco consideram que o anúncio gravado em Istambul, para publicitar a segunda temporada da famosa série, poderá incitar os jovens a um “segundo Gezi”, revolta de 2003 contra o Governo.

Segundo o Expresso, a propósito do lançamento da segunda temporada do recente fenómeno “La Casa de Papel”, a Netflix decidiu passar um anúncio rodado em Istambul que não foi visto com bons olhos pelos apoiantes do Presidente turco.

No anúncio em questão, veem-se vários atores vestidos com fatos encarnados e com a cara tapada com máscaras, tal como na série espanhola produzida pela Antena 3, a passear pela cidade turca ao som de “Bella Ciao”, uma importante música da trama.

“Desde a música aos slogans, das roupas aos cenários, cada fotograma inclui mensagens subliminares. Isto tem de ser investigado”, escreveu Ömer Turan, comentador da cadeia Akit TV, no Twitter, citado pelo semanário.

“Vocês podem achar normal que eles se encontrem em Kadıköy, o símbolo da oposição a Erdogan, mas eu não acho que seja normal”, explica o apoiante do Governo, citado pelo Observador.

De acordo com o jornal, Turan considera que o anúncio para publicitar a série transmitida no Netflix incita os jovens turcos a um “segundo Gezi”, a revolta que, em 2003, ameaçou o Governo de Erdogan. “É melhor ser paranoico do que ficar sem Estado”, afirmou ainda.

O ex-presidente da Câmara de Ancara, Nelih Gökçek, também usou a mesma rede social para mostrar que a intervenção da polícia e dos serviços secretos é necessária  porque a série está a tornar-se um “símbolo de rebeldia” muito perigoso.

Na série criada por Álex Pina, que nos últimos tempos se tornou um fenómeno mundial, um grupo de oito assaltantes, com nomes de cidades, toma de assalto a Casa Nacional da Moeda espanhola e faz reféns durante vários dias, enquanto o cérebro da operação, o “Professor”, comanda as operações a partir do exterior.

A série está a ter tanto sucesso que há até quem se deixe influenciar pelo enredo na hora de cometer um verdadeiro crime. Na semana passada, um grupo de dez criminosos, em Santiago do Chile, tentaram assaltar um multibanco vestidos com macacões vermelhos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

NASA vai enviar à Lua nave espacial construída com peças impressas em 3D

A NASA vai dar mais um "pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade" ao enviar um foguetão construído apenas com peças 3D à Lua. No próximo ano, a NASA vai dar …

Além de ser o mais venenoso do mundo, este peixe também tem canivetes nos olhos

Os peixes-pedra já eram uma espécie de meter medo no mundo aquático, agora a situação piorou: além de serem o tipo mais venenoso de peixe que conhecemos, têm vários espinhos afiados nos olhos. Os cientistas descobriram …

O nosso mundo formou-se num destes belíssimos discos formadores de planetas

Cientistas do Instituto Federal de Zurique, na Suíça, observaram discos formadores de planetas que estão presentes perto de estrelas jovens parecidas com o que o Sol era há 4,5 mil milhões de anos. Surpreendentemente, os discos …

Encontrada a primeira prova de experimentação cirúrgica num animal

O crânio de uma vaca do período Neolítico é agora considerado como a primeira evidência de experimentação cirúrgica num animal. Há mais de 30 anos, foi encontrado o crânio de uma vaca num sítio arqueológico do …

Estoril vs Benfica | Salvio em cima do gongo

O Benfica arrancou um suado triunfo por 2-1 na visita ao Estoril Praia. A formação benfiquista marcou primeiro, foi superior no primeiro tempo, mas no segundo, os “canarinhos” deram a volta ao texto e justificaram …

Cientistas criam "tatuagem biomédica" para detetar vários tipos de cancro

Cientistas suíços desenvolveram uma "tatuagem biomédica" que escurece quando deteta mudanças no corpo que podem indicar a presença de cancro. Os investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, desenvolveram uma "tatuagem biomédica" …

Vinho tinto e frutos vermelhos podem prevenir doenças mentais

As substâncias presentes nos frutos vermelhos e no vinho tinto podem contribuir para a prevenção da depressão e doenças neurodegenerativas. Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) descobriram que as substâncias …

Karl Lagerfeld: "Se não querem que vos baixem as calças, não sejam modelos"

O designer não ficou calado e fez declarações sobre queixas de assédio sexual na indústria do cinema e da moda à revista francesa Número Magazine. Karl Lagerfeld, designer de moda e responsável pela Fendi e Chanel, …

Descobertas acidentalmente ossadas humanas com mil anos enterradas duas vezes

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico Nacional do México descobriu restos mortais de antigos indígenas que datam do ano de 1100 d.C.. Fósseis humanos com cerca de mil anos foram encontrados na praia de El …

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …