Apoiantes de Erdogan furiosos com anúncio da “La Casa de Papel”

(dr) Antena 3

Série espanhola La Casa de Papel

Vários apoiantes do Presidente turco consideram que o anúncio gravado em Istambul, para publicitar a segunda temporada da famosa série, poderá incitar os jovens a um “segundo Gezi”, revolta de 2003 contra o Governo.

Segundo o Expresso, a propósito do lançamento da segunda temporada do recente fenómeno “La Casa de Papel”, a Netflix decidiu passar um anúncio rodado em Istambul que não foi visto com bons olhos pelos apoiantes do Presidente turco.

No anúncio em questão, veem-se vários atores vestidos com fatos encarnados e com a cara tapada com máscaras, tal como na série espanhola produzida pela Antena 3, a passear pela cidade turca ao som de “Bella Ciao”, uma importante música da trama.

“Desde a música aos slogans, das roupas aos cenários, cada fotograma inclui mensagens subliminares. Isto tem de ser investigado”, escreveu Ömer Turan, comentador da cadeia Akit TV, no Twitter, citado pelo semanário.

“Vocês podem achar normal que eles se encontrem em Kadıköy, o símbolo da oposição a Erdogan, mas eu não acho que seja normal”, explica o apoiante do Governo, citado pelo Observador.

De acordo com o jornal, Turan considera que o anúncio para publicitar a série transmitida no Netflix incita os jovens turcos a um “segundo Gezi”, a revolta que, em 2003, ameaçou o Governo de Erdogan. “É melhor ser paranoico do que ficar sem Estado”, afirmou ainda.

O ex-presidente da Câmara de Ancara, Nelih Gökçek, também usou a mesma rede social para mostrar que a intervenção da polícia e dos serviços secretos é necessária  porque a série está a tornar-se um “símbolo de rebeldia” muito perigoso.

Na série criada por Álex Pina, que nos últimos tempos se tornou um fenómeno mundial, um grupo de oito assaltantes, com nomes de cidades, toma de assalto a Casa Nacional da Moeda espanhola e faz reféns durante vários dias, enquanto o cérebro da operação, o “Professor”, comanda as operações a partir do exterior.

A série está a ter tanto sucesso que há até quem se deixe influenciar pelo enredo na hora de cometer um verdadeiro crime. Na semana passada, um grupo de dez criminosos, em Santiago do Chile, tentaram assaltar um multibanco vestidos com macacões vermelhos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Preço do petróleo atinge máximos de quatro anos. PIB pode derrapar

O preço do petróleo superou ontem a fasquia dos 80 dólares, o valor mais alto dos últimos quatro anos. A subida pode não ficar por aqui. Só nos últimos 12 meses, o petróleo valorizou cerca de …

Director da PJ Militar e comandante da GNR detidos no caso do roubo de Tancos

A Polícia Judiciária deteve, nesta terça-feira, o director da Polícia Judiciária Militar, coronel Luís Augusto Vieira, e o comandante da GNR de Loulé, sargento Lima Santos, numa investigação relacionada com o furto de armas de …

Taxistas no sétimo dia de protesto. Reunião com assessor de Costa foi "manobra de diversão"

Taxistas de Lisboa, Porto e Faro cumprem o sétimo dia de protesto, mantendo-se os motoristas parados contra a entrada em vigor, a 1 de novembro, da lei que regula as quatro plataformas eletrónicas de transporte …

Professora condenada a 5 anos de prisão por maus tratos a alunos

O Tribunal Judicial de Barcelos condenou, nesta segunda-feira, uma professora de duas escolas do 1.º ciclo do concelho a cinco anos de prisão, com pena suspensa, por dez crimes de maus tratos a alunos menores. A …

Fundadores do Instagram deixam a empresa em rutura com Zuckerberg

Os fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, vão deixar a empresa adquirida pelo Facebook em 2012 para "construir coisas novas". Em causa estarão também algumas tensões com o CEO Mark Zuckerberg.   “Vamos …

Universitários dormem na rua em protesto. "É urgente criar mais residências"

Esta segunda-feira, vários estudantes universitários do Porto dormiram na rua, uma iniciativa que pretende alertar para a situação que se vive devido à falta de alojamento. Estudantes da Universidade do Porto montaram, esta segunda-feira, um acampamento …

Infarmed vai continuar "forever and ever" em Lisboa

O presidente da câmara do Porto, o independente Rui Moreira, disse esta segunda-feira que "o Infarmed vai continuar forever and ever [para todo o sempre] em Lisboa", acusando o Governo, liderado pelo PS, de "sucumbir …

Europa cada vez mais quente. Portugal é o país que menos aqueceu

As temperaturas médias registadas nas cidades europeias estão cada vez mais altas. No topo da lista dos aumentos encontram-se os países nórdicos e no fim da lista as cidades portuguesas. Um estudo do Centro Europeu de …

Rui Rio faz levantamento do património do PSD

Rui Rio, líder do PSD, quer fazer o levantamento do património do partido de forma a equilibrar as finanças do mesmo. O levantamento a nível nacional e nas regiões autónomas já está a decorrer. Rui Rio …

Submarino ARA San Juan está a ser procurado em zona de profundos desfiladeiros

A embarcação da empresa americana Ocean Infinity contratada pelo governo da Argentina para procurar o submarino ARA San Juan, que desapareceu há dez meses no Oceano Atlântico, começou a rastrear neste fim-de-semana uma zona de …