/

Apoiantes de Erdogan furiosos com anúncio da “La Casa de Papel”

1

(dr) Antena 3

Série espanhola La Casa de Papel

Vários apoiantes do Presidente turco consideram que o anúncio gravado em Istambul, para publicitar a segunda temporada da famosa série, poderá incitar os jovens a um “segundo Gezi”, revolta de 2003 contra o Governo.

Segundo o Expresso, a propósito do lançamento da segunda temporada do recente fenómeno “La Casa de Papel”, a Netflix decidiu passar um anúncio rodado em Istambul que não foi visto com bons olhos pelos apoiantes do Presidente turco.

No anúncio em questão, veem-se vários atores vestidos com fatos encarnados e com a cara tapada com máscaras, tal como na série espanhola produzida pela Antena 3, a passear pela cidade turca ao som de “Bella Ciao”, uma importante música da trama.

“Desde a música aos slogans, das roupas aos cenários, cada fotograma inclui mensagens subliminares. Isto tem de ser investigado”, escreveu Ömer Turan, comentador da cadeia Akit TV, no Twitter, citado pelo semanário.

“Vocês podem achar normal que eles se encontrem em Kadıköy, o símbolo da oposição a Erdogan, mas eu não acho que seja normal”, explica o apoiante do Governo, citado pelo Observador.

De acordo com o jornal, Turan considera que o anúncio para publicitar a série transmitida no Netflix incita os jovens turcos a um “segundo Gezi”, a revolta que, em 2003, ameaçou o Governo de Erdogan. “É melhor ser paranoico do que ficar sem Estado”, afirmou ainda.

O ex-presidente da Câmara de Ancara, Nelih Gökçek, também usou a mesma rede social para mostrar que a intervenção da polícia e dos serviços secretos é necessária  porque a série está a tornar-se um “símbolo de rebeldia” muito perigoso.

Na série criada por Álex Pina, que nos últimos tempos se tornou um fenómeno mundial, um grupo de oito assaltantes, com nomes de cidades, toma de assalto a Casa Nacional da Moeda espanhola e faz reféns durante vários dias, enquanto o cérebro da operação, o “Professor”, comanda as operações a partir do exterior.

A série está a ter tanto sucesso que há até quem se deixe influenciar pelo enredo na hora de cometer um verdadeiro crime. Na semana passada, um grupo de dez criminosos, em Santiago do Chile, tentaram assaltar um multibanco vestidos com macacões vermelhos.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.