Ladrões tentam assaltar multibanco disfarçados de “La Casa de Papel” (e correu mal)

(dr) Antena 3

Série espanhola La Casa de Papel

Quando a ficção passa para a realidade coisas más podem acontecer. Um grupo de delinquentes tentou assaltar uma caixa de multibanco no Chile disfarçados com os fatos vermelhos característicos da série “La Casa de Papel”, mas sem as máscaras do pintor Dalí.

Segundo a televisão espanhola Antena 3, que criou a série “La Casa de Papel”, em Maipú, um bairro de Santiago, a capital do Chile, um grupo de dez criminosos quiseram imitar, mas sem êxito, a famosa série televisiva “La Casa de Papel”, na Fábrica da Moeda.

A história criada pela Antena 3 e transmitida pela Netflix é um fenómeno mundial e há até quem se deixe influenciar pelo enredo na hora de cometer um crime. Na série criada por Álex Pina um grupo de oito assaltantes toma de assalto a Casa Nacional da Moeda de Espanha e faz reféns durante vários dias, enquanto o cérebro da operação, o “Professor”, comanda as operações a partir do exterior.

De acordo com a polícia chilena, na passada segunda-feira, um grupo de ladrões tentou imitar esta trama. Os assaltantes utilizaram o método de saturação por gás para fazer explodir o multibanco do lugar.

As testemunhas presentes no assalto contam que os ladrões estavam vestidos com os macacões vermelhos mas sem as máscaras do pintor espanhol Salvador Dalí, tão representativas da série original da Antena 3.

Pouco depois da explosão, as autoridades foram avisadas e os assaltantes puderam ser detidos.

Luis Tenhamm, o chefe da polícia chilena, informou que “o multibanco contava com as medidas de segurança necessárias. Além disso, o tempo de resposta das autoridades foi de um minuto, o que fez com que os delinquentes não tivessem tempo de retirar as gavetas da caixa”.

Naturalmente, os sujeitos tentaram fugir aquando da chegada da polícia, mas o confronto entre os oficiais e os imitadores teve como saldo um ferirdo pelo impacto de uma bala disparada no tórax.

Segundo um comunicado posterior, as autoridades conseguiram capturar outro dois delinquentes e os três detidos têm antecedentes criminais.

É caso para dizer que, pelo menos estes três, vão cantar o “Bella Ciao”, mas na prisão.

Esta não é a primeira vez

Esta não é a primeira vez, no entanto, que alguém tenta passar a “La Casa de Papel” para a realidade.

Segundo o Jornal de Notícias, o youtuber brasileiro Gregory Kessey e o amigo Nahan PEreira assumiram novos nomes – Belo Horizonte e São Paulo, respetivamente, vestiram os macacões vermelhos, puseram a máscara de Dalí e “invadiram” um banco.

Já no interior da dependência bancária eleita, os dois jovens analisam as reações das pessoas, com algumas a abandonarem o local e outras a não conseguirem desviar o olhar dos protagonistas da partida.

Poucos minutos depois, um polícia entra no banco – o youtuber diz que foi chamado àquele lugar – e conversa com Gregory e Nathan. “Ele começou a dizer que as pessoas nos podiam confundir com apoiantes da Dilma Rousseff e do Lula da Silva“, escreveu o “influencer” digital.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …