Ladrões tentam assaltar multibanco disfarçados de “La Casa de Papel” (e correu mal)

(dr) Antena 3

Série espanhola La Casa de Papel

Quando a ficção passa para a realidade coisas más podem acontecer. Um grupo de delinquentes tentou assaltar uma caixa de multibanco no Chile disfarçados com os fatos vermelhos característicos da série “La Casa de Papel”, mas sem as máscaras do pintor Dalí.

Segundo a televisão espanhola Antena 3, que criou a série “La Casa de Papel”, em Maipú, um bairro de Santiago, a capital do Chile, um grupo de dez criminosos quiseram imitar, mas sem êxito, a famosa série televisiva “La Casa de Papel”, na Fábrica da Moeda.

A história criada pela Antena 3 e transmitida pela Netflix é um fenómeno mundial e há até quem se deixe influenciar pelo enredo na hora de cometer um crime. Na série criada por Álex Pina um grupo de oito assaltantes toma de assalto a Casa Nacional da Moeda de Espanha e faz reféns durante vários dias, enquanto o cérebro da operação, o “Professor”, comanda as operações a partir do exterior.

De acordo com a polícia chilena, na passada segunda-feira, um grupo de ladrões tentou imitar esta trama. Os assaltantes utilizaram o método de saturação por gás para fazer explodir o multibanco do lugar.

As testemunhas presentes no assalto contam que os ladrões estavam vestidos com os macacões vermelhos mas sem as máscaras do pintor espanhol Salvador Dalí, tão representativas da série original da Antena 3.

Pouco depois da explosão, as autoridades foram avisadas e os assaltantes puderam ser detidos.

Luis Tenhamm, o chefe da polícia chilena, informou que “o multibanco contava com as medidas de segurança necessárias. Além disso, o tempo de resposta das autoridades foi de um minuto, o que fez com que os delinquentes não tivessem tempo de retirar as gavetas da caixa”.

Naturalmente, os sujeitos tentaram fugir aquando da chegada da polícia, mas o confronto entre os oficiais e os imitadores teve como saldo um ferirdo pelo impacto de uma bala disparada no tórax.

Segundo um comunicado posterior, as autoridades conseguiram capturar outro dois delinquentes e os três detidos têm antecedentes criminais.

É caso para dizer que, pelo menos estes três, vão cantar o “Bella Ciao”, mas na prisão.

Esta não é a primeira vez

Esta não é a primeira vez, no entanto, que alguém tenta passar a “La Casa de Papel” para a realidade.

Segundo o Jornal de Notícias, o youtuber brasileiro Gregory Kessey e o amigo Nahan PEreira assumiram novos nomes – Belo Horizonte e São Paulo, respetivamente, vestiram os macacões vermelhos, puseram a máscara de Dalí e “invadiram” um banco.

Já no interior da dependência bancária eleita, os dois jovens analisam as reações das pessoas, com algumas a abandonarem o local e outras a não conseguirem desviar o olhar dos protagonistas da partida.

Poucos minutos depois, um polícia entra no banco – o youtuber diz que foi chamado àquele lugar – e conversa com Gregory e Nathan. “Ele começou a dizer que as pessoas nos podiam confundir com apoiantes da Dilma Rousseff e do Lula da Silva“, escreveu o “influencer” digital.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estoril vs Benfica | Salvio em cima do gongo

O Benfica arrancou um suado triunfo por 2-1 na visita ao Estoril Praia. A formação benfiquista marcou primeiro, foi superior no primeiro tempo, mas no segundo, os “canarinhos” deram a volta ao texto e justificaram …

Cientistas criam "tatuagem biomédica" para detetar vários tipos de cancro

Cientistas suíços desenvolveram uma "tatuagem biomédica" que escurece quando deteta mudanças no corpo que podem indicar a presença de cancro. Os investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, desenvolveram uma "tatuagem biomédica" …

Vinho tinto e frutos vermelhos podem prevenir doenças mentais

As substâncias presentes nos frutos vermelhos e no vinho tinto podem contribuir para a prevenção da depressão e doenças neurodegenerativas. Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) descobriram que as substâncias …

Karl Lagerfeld: "Se não querem que vos baixem as calças, não sejam modelos"

O designer não ficou calado e fez declarações sobre queixas de assédio sexual na indústria do cinema e da moda à revista francesa Número Magazine. Karl Lagerfeld, designer de moda e responsável pela Fendi e Chanel, …

Descobertas acidentalmente ossadas humanas com mil anos enterradas duas vezes

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico Nacional do México descobriu restos mortais de antigos indígenas que datam do ano de 1100 d.C.. Fósseis humanos com cerca de mil anos foram encontrados na praia de El …

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …