Apocalipse de insetos pode ser evitado com abelhas robóticas

Cientistas holandeses estão convencidos de que irão conseguir criar uma verdadeiro enxame de drones capazes de assumir o comando, em caso de extinção dos insetos.

A possível extinção de abelhas tem assustado os especialistas ambientais, isto porque os insetos têm um importante papel na natureza, dado que fazem um excelente trabalho de polinização que, se por algum motivo deixar de ser feito, pode dar resultado a uma verdadeira catástrofe.

Cientistas da Universidade de Tecnologia de Delf, na Holanda, estão preocupados com esta questão e têm estudado métodos de modo a criar uma legião de mini-drones capazes de fazer a polinização das plantas em caso de extinção das abelhas. Apesar de estar ainda numa fase muito embrionária, o projeto é ambicioso. E ao estilo de Black Mirror.

Desta forma, os especialistas estão a desenvolver insetos robóticos de 33 centímetros com cerca de 29 gramas, capazes de voar durante seis minutos a uma velocidade máxima de 24 quilómetros por hora.

Ao The Guardian, Matej Karásek confessou estar convencido de que “dentro de cinco ou 10 anos, teremos tecnologia para fazer os drones muito menores e, assim, conseguiremos colocá-los em estufas“.

Esta é uma solução a longo prazo que responde às consequências devastadoras da mudança climática global, que colocam o futuro das abelhas sob ameaça.

Ao reproduzir alguns dos complexos padrões de movimento de asas e aerodinâmica das moscas-das-frutas, em particular, os cientistas acreditam que serão capazes de criar enxames de drones para polinizar plantas.

Karásek sublinha que o objetivo não é copiar moscas nem abelhas. “Pelo contrário: estamos a tentar aprender com elas.”

A Holanda é um dos maiores exportadores mundiais de produtos agrícolas e alimentares do mundo. As abelhas são responsáveis ​​pela polinização de cerca de 80% das culturas comestíveis cultivadas no país.

No entanto, das 360 espécies diferentes de abelhas existentes na Holanda, cerca de metade estão ameaçadas. A queda dramática de polinizadores nos últimos anos tem sido atribuída, em parte, ao uso generalizado de pesticidas.

Os especialistas estão também em busca de um parceiro comercial que queira investir no projeto. O Robohouse, da Universidade de Delft, inaugurado há seis semanas, foi criado para reunir as mentes de engenharia mais brilhantes do país e o setor privado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ok, podem morrer todas as espécies e serem substituidas por robôs (incluindo nós). Proibir os pesticidas para acabar com esta catástrofe é que não…

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …