Apocalipse de insetos pode ser evitado com abelhas robóticas

Cientistas holandeses estão convencidos de que irão conseguir criar uma verdadeiro enxame de drones capazes de assumir o comando, em caso de extinção dos insetos.

A possível extinção de abelhas tem assustado os especialistas ambientais, isto porque os insetos têm um importante papel na natureza, dado que fazem um excelente trabalho de polinização que, se por algum motivo deixar de ser feito, pode dar resultado a uma verdadeira catástrofe.

Cientistas da Universidade de Tecnologia de Delf, na Holanda, estão preocupados com esta questão e têm estudado métodos de modo a criar uma legião de mini-drones capazes de fazer a polinização das plantas em caso de extinção das abelhas. Apesar de estar ainda numa fase muito embrionária, o projeto é ambicioso. E ao estilo de Black Mirror.

Desta forma, os especialistas estão a desenvolver insetos robóticos de 33 centímetros com cerca de 29 gramas, capazes de voar durante seis minutos a uma velocidade máxima de 24 quilómetros por hora.

Ao The Guardian, Matej Karásek confessou estar convencido de que “dentro de cinco ou 10 anos, teremos tecnologia para fazer os drones muito menores e, assim, conseguiremos colocá-los em estufas“.

Esta é uma solução a longo prazo que responde às consequências devastadoras da mudança climática global, que colocam o futuro das abelhas sob ameaça.

Ao reproduzir alguns dos complexos padrões de movimento de asas e aerodinâmica das moscas-das-frutas, em particular, os cientistas acreditam que serão capazes de criar enxames de drones para polinizar plantas.

Karásek sublinha que o objetivo não é copiar moscas nem abelhas. “Pelo contrário: estamos a tentar aprender com elas.”

A Holanda é um dos maiores exportadores mundiais de produtos agrícolas e alimentares do mundo. As abelhas são responsáveis ​​pela polinização de cerca de 80% das culturas comestíveis cultivadas no país.

No entanto, das 360 espécies diferentes de abelhas existentes na Holanda, cerca de metade estão ameaçadas. A queda dramática de polinizadores nos últimos anos tem sido atribuída, em parte, ao uso generalizado de pesticidas.

Os especialistas estão também em busca de um parceiro comercial que queira investir no projeto. O Robohouse, da Universidade de Delft, inaugurado há seis semanas, foi criado para reunir as mentes de engenharia mais brilhantes do país e o setor privado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ok, podem morrer todas as espécies e serem substituidas por robôs (incluindo nós). Proibir os pesticidas para acabar com esta catástrofe é que não…

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …