Apocalipse de insetos pode ser evitado com abelhas robóticas

Cientistas holandeses estão convencidos de que irão conseguir criar uma verdadeiro enxame de drones capazes de assumir o comando, em caso de extinção dos insetos.

A possível extinção de abelhas tem assustado os especialistas ambientais, isto porque os insetos têm um importante papel na natureza, dado que fazem um excelente trabalho de polinização que, se por algum motivo deixar de ser feito, pode dar resultado a uma verdadeira catástrofe.

Cientistas da Universidade de Tecnologia de Delf, na Holanda, estão preocupados com esta questão e têm estudado métodos de modo a criar uma legião de mini-drones capazes de fazer a polinização das plantas em caso de extinção das abelhas. Apesar de estar ainda numa fase muito embrionária, o projeto é ambicioso. E ao estilo de Black Mirror.

Desta forma, os especialistas estão a desenvolver insetos robóticos de 33 centímetros com cerca de 29 gramas, capazes de voar durante seis minutos a uma velocidade máxima de 24 quilómetros por hora.

Ao The Guardian, Matej Karásek confessou estar convencido de que “dentro de cinco ou 10 anos, teremos tecnologia para fazer os drones muito menores e, assim, conseguiremos colocá-los em estufas“.

Esta é uma solução a longo prazo que responde às consequências devastadoras da mudança climática global, que colocam o futuro das abelhas sob ameaça.

Ao reproduzir alguns dos complexos padrões de movimento de asas e aerodinâmica das moscas-das-frutas, em particular, os cientistas acreditam que serão capazes de criar enxames de drones para polinizar plantas.

Karásek sublinha que o objetivo não é copiar moscas nem abelhas. “Pelo contrário: estamos a tentar aprender com elas.”

A Holanda é um dos maiores exportadores mundiais de produtos agrícolas e alimentares do mundo. As abelhas são responsáveis ​​pela polinização de cerca de 80% das culturas comestíveis cultivadas no país.

No entanto, das 360 espécies diferentes de abelhas existentes na Holanda, cerca de metade estão ameaçadas. A queda dramática de polinizadores nos últimos anos tem sido atribuída, em parte, ao uso generalizado de pesticidas.

Os especialistas estão também em busca de um parceiro comercial que queira investir no projeto. O Robohouse, da Universidade de Delft, inaugurado há seis semanas, foi criado para reunir as mentes de engenharia mais brilhantes do país e o setor privado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ok, podem morrer todas as espécies e serem substituidas por robôs (incluindo nós). Proibir os pesticidas para acabar com esta catástrofe é que não…

RESPONDER

Não são só os lagartos. Os jacarés também são capazes de regenerar a sua cauda

Os jovens jacarés americanos (Alligator mississippiensis) têm a capacidade de regenerar as suas caudas até 18% do comprimento total do seu corpo, concluiu uma nova investigação da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. "O que …

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …