“Apito” da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto.

O novo teste, desenvolvido pelos investigadores israelitas, funciona de forma semelhante a um alcoolímetro, o aparelho usado em testes de alcoolemia que funciona através da expiração, e deteta a presença do novo coronavírus em apenas um minuto.

Para fazer o teste, o paciente só tem de soprar no dispositivo. O aparelho conta com um chip eletrónico equipado com milhares de sensores que indica a presença, ou não, do novo coronavírus, graças às suas propriedades óticas e eletromagnéticas que avaliam as partículas presentes na respiração.

Gabby Sarusi, da Escola de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Ben-Gurion, em Israel, explicou que, ao iluminar o chip com um determinado tipo de radiação, a resposta do instrumento difere caso detete a presença do vírus ou não.

O novo sistema analisa a amostra biológica e fornece um resultado, positivo ou negativo, através de um servidor em nuvem, que recebe automaticamente os resultados e os deposita num banco de dados à disposição das autoridades sanitárias.

De acordo com o portal EurekAlert, este novo teste para a covid-19 foi testado em 120 pacientes e apresentou uma taxa de sucesso em 90% dos casos.

As principais vantagens deste novo método são a precisão, a rapidez e o custo, sendo que, segundo o investigador, o valor estimado para cada avaliação ronda os 50 dólares. Além disso, o processo dispensa o manuseio de amostra ou uso de reagentes, uma mais-valia para os profissionais de saúde na linha da frente ao combate à pandemia.

Para os pacientes, este teste é muito cómodo e pouco invasivo, já que dispensa a zaragatoa característica do teste PCR, que é inserida na cavidade nasal para recolher amostras do fundo da garganta.

O objetivo desta equipa é que o novo teste em forma de “apito” seja utilizado em aeroportos, cruzeiros ou até para monitorizar a entrada de trabalhadores nas empresas. “O passageiro sopra e, enquanto recolhe a mala no raio-X, tem o resultado e pode viajar tranquilamente”, rematou Gabby Sarusi.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este tipo de tecnologias, dentro da segmentação ( diagnóstico ) relativamente ao Covid, será um exemplo da aplicação prática de tecnologia que permite controlar e mitigar os possíveis focos de contágio desta doença. Será importante que seja um dispositivo fiável, com elevada taxa de precisão e acerto na resposta, de custo acessível e de facil distribuição.
    Noutras áreas também se pedem progressos em que a investigação é o eixo central para conseguir combater está doença.( prevenção, tratamento, acompanhamento após recuperação.)

RESPONDER

Pastor presbiteriano é o novo (e quarto) ministro da Educação de Bolsonaro

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, nomeou esta sexta-feira o professor e pastor presbiteriano Milton Ribeiro para ministro da Educação, sucedendo no cargo a Carlos Decotelli, que se demitiu antes de tomar posse. É o quarto ministro …

Pedro Nuno Santos e Medina vão esperar sentados pelo lugar de Costa (mas o ministro já mexe os cordelinhos)

Há dois nomes que começam a ganhar força como possíveis sucessores de António Costa na liderança do PS - Pedro Nuno Santos e Fernando Medina. Mas ainda vão ter que esperar "bastante" por isso, prevê …

PJ fez novas buscas por Maddie em três poços no Algarve

A Polícia Judiciária (PJ) procurou o corpo de Madeleine McCann em três poços de água localizados em zonas rurais do concelho de Vila do Bispo, no Algarve. A informação é avançada este sábado pelo Correia da …

Berardo abre museu em Estremoz com fundos da União Europeia

O semanário Expresso avança na sua edição deste sábado que Joe Berardo instalou um museu em Estremoz, no distrito de Évora, financiado, na sua grande maioria, com fundos da União Europeia (UE). De acordo com o …

Há três dias que os casos aumentam em Itália. Espanha endurece medidas

Os casos de novas infeções com o novo coronavírus aumentaram pelo terceiro dia consecutivo, em Itália, onde nas últimas 24 horas se registaram mais 276 contaminações, comparando com 229, 193 e 138, nos dias anteriores. O …

MP investiga juiz acusado de pagar por sexo enquanto ouvia menores abusados (ele alega que o querem tramar)

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à denúncia feita, no Parlamento, pela dona de uma casa de prostituição que revelou que um juiz pedia para lhe fazerem sexo oral enquanto via vídeos dos menores …

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …