“Apito” da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto.

O novo teste, desenvolvido pelos investigadores israelitas, funciona de forma semelhante a um alcoolímetro, o aparelho usado em testes de alcoolemia que funciona através da expiração, e deteta a presença do novo coronavírus em apenas um minuto.

Para fazer o teste, o paciente só tem de soprar no dispositivo. O aparelho conta com um chip eletrónico equipado com milhares de sensores que indica a presença, ou não, do novo coronavírus, graças às suas propriedades óticas e eletromagnéticas que avaliam as partículas presentes na respiração.

Gabby Sarusi, da Escola de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Ben-Gurion, em Israel, explicou que, ao iluminar o chip com um determinado tipo de radiação, a resposta do instrumento difere caso detete a presença do vírus ou não.

O novo sistema analisa a amostra biológica e fornece um resultado, positivo ou negativo, através de um servidor em nuvem, que recebe automaticamente os resultados e os deposita num banco de dados à disposição das autoridades sanitárias.

De acordo com o portal EurekAlert, este novo teste para a covid-19 foi testado em 120 pacientes e apresentou uma taxa de sucesso em 90% dos casos.

As principais vantagens deste novo método são a precisão, a rapidez e o custo, sendo que, segundo o investigador, o valor estimado para cada avaliação ronda os 50 dólares. Além disso, o processo dispensa o manuseio de amostra ou uso de reagentes, uma mais-valia para os profissionais de saúde na linha da frente ao combate à pandemia.

Para os pacientes, este teste é muito cómodo e pouco invasivo, já que dispensa a zaragatoa característica do teste PCR, que é inserida na cavidade nasal para recolher amostras do fundo da garganta.

O objetivo desta equipa é que o novo teste em forma de “apito” seja utilizado em aeroportos, cruzeiros ou até para monitorizar a entrada de trabalhadores nas empresas. “O passageiro sopra e, enquanto recolhe a mala no raio-X, tem o resultado e pode viajar tranquilamente”, rematou Gabby Sarusi.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este tipo de tecnologias, dentro da segmentação ( diagnóstico ) relativamente ao Covid, será um exemplo da aplicação prática de tecnologia que permite controlar e mitigar os possíveis focos de contágio desta doença. Será importante que seja um dispositivo fiável, com elevada taxa de precisão e acerto na resposta, de custo acessível e de facil distribuição.
    Noutras áreas também se pedem progressos em que a investigação é o eixo central para conseguir combater está doença.( prevenção, tratamento, acompanhamento após recuperação.)

RESPONDER

Proibição de circulação. Governo rejeita ter "vários pesos e várias medidas"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, rejeitou esta terça-feira que o Governo tenha “vários pesos e várias medidas” tendo em conta as exceções à circulação dos cidadãos entre concelhos entre 30 de outubro e …

Pfizer pode ter vacina ainda neste ano. Guterres exige que esteja “disponível e acessível” para todos

A farmacêutica Pfizer está otimista em relação à perspetiva de fornecer uma vacina contra a covid-19 ainda em 2020. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu que esteja “disponível” e “acessível” para todos. Albert Bourla, …

Nem um carro consegue esmagar este besouro indestrutível

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza. Engenheiros da Universidade da Califórnia e …

OSIRIS-REx recolheu demasiadas amostras do Bennu (e está a perder parte delas)

A NASA revelou que a sonda OSIRIS-REx conseguiu recolher uma grande amostra de partículas do asteróide Bennu - tanto material que fez com que a tampa do compartimento não fechasse corretamente. Na semana passada, a sonda …

Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta "que não deveria existir" ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA). O planeta em causa …

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …