“Apito” da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto.

O novo teste, desenvolvido pelos investigadores israelitas, funciona de forma semelhante a um alcoolímetro, o aparelho usado em testes de alcoolemia que funciona através da expiração, e deteta a presença do novo coronavírus em apenas um minuto.

Para fazer o teste, o paciente só tem de soprar no dispositivo. O aparelho conta com um chip eletrónico equipado com milhares de sensores que indica a presença, ou não, do novo coronavírus, graças às suas propriedades óticas e eletromagnéticas que avaliam as partículas presentes na respiração.

Gabby Sarusi, da Escola de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Ben-Gurion, em Israel, explicou que, ao iluminar o chip com um determinado tipo de radiação, a resposta do instrumento difere caso detete a presença do vírus ou não.

O novo sistema analisa a amostra biológica e fornece um resultado, positivo ou negativo, através de um servidor em nuvem, que recebe automaticamente os resultados e os deposita num banco de dados à disposição das autoridades sanitárias.

De acordo com o portal EurekAlert, este novo teste para a covid-19 foi testado em 120 pacientes e apresentou uma taxa de sucesso em 90% dos casos.

As principais vantagens deste novo método são a precisão, a rapidez e o custo, sendo que, segundo o investigador, o valor estimado para cada avaliação ronda os 50 dólares. Além disso, o processo dispensa o manuseio de amostra ou uso de reagentes, uma mais-valia para os profissionais de saúde na linha da frente ao combate à pandemia.

Para os pacientes, este teste é muito cómodo e pouco invasivo, já que dispensa a zaragatoa característica do teste PCR, que é inserida na cavidade nasal para recolher amostras do fundo da garganta.

O objetivo desta equipa é que o novo teste em forma de “apito” seja utilizado em aeroportos, cruzeiros ou até para monitorizar a entrada de trabalhadores nas empresas. “O passageiro sopra e, enquanto recolhe a mala no raio-X, tem o resultado e pode viajar tranquilamente”, rematou Gabby Sarusi.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este tipo de tecnologias, dentro da segmentação ( diagnóstico ) relativamente ao Covid, será um exemplo da aplicação prática de tecnologia que permite controlar e mitigar os possíveis focos de contágio desta doença. Será importante que seja um dispositivo fiável, com elevada taxa de precisão e acerto na resposta, de custo acessível e de facil distribuição.
    Noutras áreas também se pedem progressos em que a investigação é o eixo central para conseguir combater está doença.( prevenção, tratamento, acompanhamento após recuperação.)

RESPONDER

Arqueólogos encontram vestígios do vinho mais antigo do mundo na Grécia

Uma equipa de arqueólogos encontrou amostras de vinho no local arqueológico de Dikili Tash, no norte da Grécia. As evidências datam de há 4200 a.C e acredita-se que sejam os vestígios de vinho mais antigos …

Comunidade no céu. Um novo projeto irá ligar vários edifícios com pontes aéreas

As pontes aéreas que ligam edifícios não são uma novidade no mundo, mas agora poderão ganhar um novo destaque num projeto que será desenvolvido em Toronto. A empresa de arquitetura Safdie Architects irá desenvolver o projeto …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo. Festival da Emoção

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo. Portugal 2 – …

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …