“Apito” da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto.

O novo teste, desenvolvido pelos investigadores israelitas, funciona de forma semelhante a um alcoolímetro, o aparelho usado em testes de alcoolemia que funciona através da expiração, e deteta a presença do novo coronavírus em apenas um minuto.

Para fazer o teste, o paciente só tem de soprar no dispositivo. O aparelho conta com um chip eletrónico equipado com milhares de sensores que indica a presença, ou não, do novo coronavírus, graças às suas propriedades óticas e eletromagnéticas que avaliam as partículas presentes na respiração.

Gabby Sarusi, da Escola de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Ben-Gurion, em Israel, explicou que, ao iluminar o chip com um determinado tipo de radiação, a resposta do instrumento difere caso detete a presença do vírus ou não.

O novo sistema analisa a amostra biológica e fornece um resultado, positivo ou negativo, através de um servidor em nuvem, que recebe automaticamente os resultados e os deposita num banco de dados à disposição das autoridades sanitárias.

De acordo com o portal EurekAlert, este novo teste para a covid-19 foi testado em 120 pacientes e apresentou uma taxa de sucesso em 90% dos casos.

As principais vantagens deste novo método são a precisão, a rapidez e o custo, sendo que, segundo o investigador, o valor estimado para cada avaliação ronda os 50 dólares. Além disso, o processo dispensa o manuseio de amostra ou uso de reagentes, uma mais-valia para os profissionais de saúde na linha da frente ao combate à pandemia.

Para os pacientes, este teste é muito cómodo e pouco invasivo, já que dispensa a zaragatoa característica do teste PCR, que é inserida na cavidade nasal para recolher amostras do fundo da garganta.

O objetivo desta equipa é que o novo teste em forma de “apito” seja utilizado em aeroportos, cruzeiros ou até para monitorizar a entrada de trabalhadores nas empresas. “O passageiro sopra e, enquanto recolhe a mala no raio-X, tem o resultado e pode viajar tranquilamente”, rematou Gabby Sarusi.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este tipo de tecnologias, dentro da segmentação ( diagnóstico ) relativamente ao Covid, será um exemplo da aplicação prática de tecnologia que permite controlar e mitigar os possíveis focos de contágio desta doença. Será importante que seja um dispositivo fiável, com elevada taxa de precisão e acerto na resposta, de custo acessível e de facil distribuição.
    Noutras áreas também se pedem progressos em que a investigação é o eixo central para conseguir combater está doença.( prevenção, tratamento, acompanhamento após recuperação.)

RESPONDER

Depois de um conselho nacional tenso, líder do CDS reúne-se com a bancada parlamentar

O líder do CDS vai reunir-se, esta quinta-feira, com os cinco deputados centristas para dialogarem sobre a articulação entre a direção e a bancada parlamentar. Tal como recorda o jornal Público, esta reunião de trabalho acontece depois …

Enquanto Flamengo afasta regresso de Jorge Jesus, o "Galo" vem ao ataque

O treinador benfiquista afasta o cenário de uma saída precoce do Estádio da Luz. O Flamengo rejeita o regresso de Jorge Jesus, enquanto o Atlético Mineiro manifesta o seu interesse. Jorge Jesus foi categórico: "Não vou …

"Ihor gritava como um cão atropelado". Seguranças contam nova versão em tribunal

O segurança Manuel Correia testemunhou esta quarta-feira que “ouviu gritos” de Ihor Homeniuk vindos de uma sala do SEF no aeroporto de Lisboa e que encontrou um dos inspetores com um pé em cima da …

Dos pés de Cancelo para a cabeça de Bernardo Silva. City ganha na Champions com um golo 100% português

Os internacionais portugueses João Cancelo e Bernardo Silva foram fundamentais para a vitória do Manchester City sobre o Borussia Monchengladbach (2-0), na primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões, com ação direta nos dois …

"População não interiorizou a gravidade da situação". Depois de Siza, Cabrita aponta o dedo aos portugueses

Num relatório sobre a aplicação do decreto do estado de emergência na segunda quinzena de janeiro, Eduardo Cabrita justifica o fecho das escolas e o fim das vendas ao postigo, culpando a população pelas decisões …

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …