/

Apenas cinco sem-abrigo aceitaram acolhimento no Porto

Apenas cinco sem-abrigo do Porto foram atendidos, nos três últimos dias, nos postos de acolhimento preparados para proteger do tempo frio, informou fonte da autarquia, explicando que existe uma grande resistência em aceitar um acolhimento temporário.

“Os sem-abrigo, normalmente, têm muita dificuldade em saírem do sítio em que estão, têm receio que o seu lugar seja ocupado por outro, portanto adequam-se às circunstâncias, preferem ficar nos sítios onde estão do que receber ajuda”, disse à Lusa fonte do gabinete de comunicação da Câmara do Porto.

Todos os invernos a Câmara do Porto tem preparado um plano para fazer face ao tempo frio, contando com o apoio de diversas entidades da cidade, desde Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Santa Casa da Misericórdia do Porto, Bombeiros Sapadores do Porto e Metro do Porto.

Perante o aviso de tempo mais frio, a Câmara do Porto contactou a administração da Metro do Porto pedindo a abertura de uma estação de Metro durante o período noturno para acolher os sem-abrigo da cidade, mas que não foi muito utilizada.

A vaga de frio levou também os Sapadores Bombeiros do Porto a criarem uma equipa de rua que tem prestado apoio a cerca de 20 pessoas sem-abrigo, entregando cobertores, distribuindo bebidas e encaminhando os mais necessitados para locais de auxílio.

A iniciativa dos Sapadores, que começou no dia 24 de dezembro e tem auxiliado diariamente as pessoas sem-abrigo do Porto a partir das 22:00 até às 02:00, estava previsto que terminasse esta sexta-feira, mas foi prolongada até dia 05 de janeiro devido à previsão de tempo frio, explicou à Lusa o chefe de serviço.

A Associação de Albergues Noturnos, que também tem apoiado neste dias de tempo frio, anunciou na quinta-feira que já não tem vagas disponíveis para acolher mais pessoas carenciadas e sem-abrigo.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.