Apenas cinco sem-abrigo aceitaram acolhimento no Porto

Apenas cinco sem-abrigo do Porto foram atendidos, nos três últimos dias, nos postos de acolhimento preparados para proteger do tempo frio, informou fonte da autarquia, explicando que existe uma grande resistência em aceitar um acolhimento temporário.

“Os sem-abrigo, normalmente, têm muita dificuldade em saírem do sítio em que estão, têm receio que o seu lugar seja ocupado por outro, portanto adequam-se às circunstâncias, preferem ficar nos sítios onde estão do que receber ajuda”, disse à Lusa fonte do gabinete de comunicação da Câmara do Porto.

Todos os invernos a Câmara do Porto tem preparado um plano para fazer face ao tempo frio, contando com o apoio de diversas entidades da cidade, desde Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Santa Casa da Misericórdia do Porto, Bombeiros Sapadores do Porto e Metro do Porto.

Perante o aviso de tempo mais frio, a Câmara do Porto contactou a administração da Metro do Porto pedindo a abertura de uma estação de Metro durante o período noturno para acolher os sem-abrigo da cidade, mas que não foi muito utilizada.

A vaga de frio levou também os Sapadores Bombeiros do Porto a criarem uma equipa de rua que tem prestado apoio a cerca de 20 pessoas sem-abrigo, entregando cobertores, distribuindo bebidas e encaminhando os mais necessitados para locais de auxílio.

A iniciativa dos Sapadores, que começou no dia 24 de dezembro e tem auxiliado diariamente as pessoas sem-abrigo do Porto a partir das 22:00 até às 02:00, estava previsto que terminasse esta sexta-feira, mas foi prolongada até dia 05 de janeiro devido à previsão de tempo frio, explicou à Lusa o chefe de serviço.

A Associação de Albergues Noturnos, que também tem apoiado neste dias de tempo frio, anunciou na quinta-feira que já não tem vagas disponíveis para acolher mais pessoas carenciadas e sem-abrigo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …