“Apenas água” às refeições para combater obesidade infantil

Aikawa Ke / Flickr

-

Água deve ser a única bebida oferecida a crianças durante as refeições para ajudar a combater a obesidade, recomendam os nutricionistas.

Um grupo de cientistas britânicos afirma que as bebidas açucaradas são calóricas e com pouco ou nenhum valor nutricional, e que as pessoas perderam o “hábito de beber água” durante as refeições.

O aviso dos nutricionistas veio no momento em que a Public Health England, uma agência do Departamento de Saúde da Grã-Bretanha, se prepara para tornar público o seu plano para cortar o consumo de açúcar no país. O plano deve propor a introdução de um “imposto de açúcar” sobre os refrigerantes.

Diversos cientistas, antes do anúncio da Public Health England, defendem que não existem soluções fáceis para atacar a obesidade.

No entanto, concordaram em relação às bebidas açucaradas.

“É um simples conselho aos pais: incentivem os filhos a beber água”, diz Susan Jebb, da Universidade de Oxford.

“Uma vez que desmamem, a mensagem deve ser ‘as crianças devem beber água‘. Podem beber leite, mas o foco da nossa mensagem deve ser a água.”

Tom Sanders, chefe do departamento de ciências nutricionais e diabetes do hospital King’s College de Londres, diz que as “crianças devem adquirir o hábito de beber água. O problema é que as pessoas agora já não bebem água.”

“As famílias devem colocar água na mesa, e não refrigerantes, que devem ser apenas um gosto ocasional”, acrescenta Sanders.

BBC

-

Açúcar e calorias

O grupo de especialistas diz que o principal impacto do açúcar na saúde é ser fonte de calorias que podem levar à obesidade. Além disso, o açúcar pode aumentar o risco de problemas cardíacos e da diabetes tipo 2.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de que a ingestão de açúcares não ultrapasse 10% do consumo diário de calorias de uma pessoa – e de que os governos trabalhem com uma meta de 5% para a população.

Os limites devem ser aplicados a todos os açúcares adicionados aos alimentos, assim como o açúcar natural presente no mel, melados, sucos de fruta e concentrados de frutas.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …