Apenas 36 das 366 casas destruídas nos incêndios de outubro foram recuperadas

Paulo Cunha / Lusa

Apenas 36 das 366 casas de primeira habitação que ficaram destruídas pelos fogos de outurbo passado foram até agora recuperadas.

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia na sua edição impressa nesta segunda-feira, este é o balanço das casas recuperadas no mês em que se assinala um ano após os grandes fogos que atingiram o centro do país. Os incêndios de outubro passado assolaram 220 mil hectares, fazendo 50 mortos e 70 feridos.

Teoricamente, todas estas habitações deviam estar reconstruidas até dezembro, mas, e de acordo com as fontes ouvidas pelo diário, este prazo é irreal.

Em Oliveira do Hospital, onde foram aprovados mais pedidos de reconstrução total, apenas 17 casas podem estar prontas até dezembro, de acordo com o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, citado pelo matutino. Segundo o autarca, as 15 habitações que ainda estão em projeto e as 17 em fase de demolição e limpeza apenas vão estar concluídas em junho do próximo ano.

Já em Tondela, apurou o JN, foi aprovada a reconstrução de 71 casas, mas que só 17 foram dadas como prontas e todas entre os dias 2 e 9 de outubro.

José António Jesus, presidente da Câmara de Tondela, confirmou ao diários os atrasos, atribuindo a responsabilidades às famílias, que não legalizaram os processos a tempo. “Uma família só ontem acabou o registo. Claro que esta casa não vai estar pronta até dezembro”, referiu.

No norte do país, a situação é ainda mais grande, não havendo ainda nenhuma casa recuperada, nota o Jornal de Notícias.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C) terá a responsabilidade da reconstrução de 13 habitações mas só no mês de setembro é que o Ministério do Planeamento autorizou a contratação dos projetos de arquitetura e especialidades.

Em declarações ao Jornal de Notícias, a presidente da CCDR-C esclareceu que têm de ser as construtoras a pedir o adiamento dos prazos, salientando, contudo, que até o momento, nenhuma empresa o fez. A Comissão justificou a demora com a complexidade dos procedimentos, não referindo se os prazos intercalares a que as empresa estão obrigadas foram ou não cumpridos.

Em sentido oposto, a construção das casas que ficaram a cargo das famílias já estão adiantadas. Neste processo – no qual o Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente prevê que as reconstruções abaixo dos 25 mil euros possam ser levadas a cabo pelas famílias – estão concluídas 249 casas.

Segundo o balanço do Público, cerca de 800 casas de primeira e segunda habitação sofreram dados parciais ou totais devido aos incêndios de outubro. Até agora, já foram construídas 285 habitações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …