Apenas 36 das 366 casas destruídas nos incêndios de outubro foram recuperadas

Paulo Cunha / Lusa

Apenas 36 das 366 casas de primeira habitação que ficaram destruídas pelos fogos de outurbo passado foram até agora recuperadas.

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia na sua edição impressa nesta segunda-feira, este é o balanço das casas recuperadas no mês em que se assinala um ano após os grandes fogos que atingiram o centro do país. Os incêndios de outubro passado assolaram 220 mil hectares, fazendo 50 mortos e 70 feridos.

Teoricamente, todas estas habitações deviam estar reconstruidas até dezembro, mas, e de acordo com as fontes ouvidas pelo diário, este prazo é irreal.

Em Oliveira do Hospital, onde foram aprovados mais pedidos de reconstrução total, apenas 17 casas podem estar prontas até dezembro, de acordo com o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, citado pelo matutino. Segundo o autarca, as 15 habitações que ainda estão em projeto e as 17 em fase de demolição e limpeza apenas vão estar concluídas em junho do próximo ano.

Já em Tondela, apurou o JN, foi aprovada a reconstrução de 71 casas, mas que só 17 foram dadas como prontas e todas entre os dias 2 e 9 de outubro.

José António Jesus, presidente da Câmara de Tondela, confirmou ao diários os atrasos, atribuindo a responsabilidades às famílias, que não legalizaram os processos a tempo. “Uma família só ontem acabou o registo. Claro que esta casa não vai estar pronta até dezembro”, referiu.

No norte do país, a situação é ainda mais grande, não havendo ainda nenhuma casa recuperada, nota o Jornal de Notícias.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C) terá a responsabilidade da reconstrução de 13 habitações mas só no mês de setembro é que o Ministério do Planeamento autorizou a contratação dos projetos de arquitetura e especialidades.

Em declarações ao Jornal de Notícias, a presidente da CCDR-C esclareceu que têm de ser as construtoras a pedir o adiamento dos prazos, salientando, contudo, que até o momento, nenhuma empresa o fez. A Comissão justificou a demora com a complexidade dos procedimentos, não referindo se os prazos intercalares a que as empresa estão obrigadas foram ou não cumpridos.

Em sentido oposto, a construção das casas que ficaram a cargo das famílias já estão adiantadas. Neste processo – no qual o Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente prevê que as reconstruções abaixo dos 25 mil euros possam ser levadas a cabo pelas famílias – estão concluídas 249 casas.

Segundo o balanço do Público, cerca de 800 casas de primeira e segunda habitação sofreram dados parciais ou totais devido aos incêndios de outubro. Até agora, já foram construídas 285 habitações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Júlio Isidro recebe Medalha de Mérito Cultural

O Governo atribuiu a Medalha de Mérito Cultural ao locutor e apresentador de televisão Júlio Isidro, realçando o “inestimável trabalho de uma vida dedicada” ao audiovisual. A entrega da Medalha de Mérito Cultural foi feita, num …

EUA. Mulher é detida após tentar construir uma bomba numa loja da Walmart

Uma norte-americana foi detida numa loja da Walmart, na Florida, Estados Unidos (EUA), após tentar construir uma bomba dentro do estabelecimento comercial. A mulher, que tinha uma criança consigo, foi identificada pelo segurança quando andava sem …

Simeone reitera confiança em João Félix. "Acreditamos totalmente nele"

O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, voltou a falar de João Félix esta sexta-feira, reiterando toda a confiança no avançado de 20 anos. "A Supertaça foi mais um passo de experiência para um rapaz …

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …