Apenas 36 das 366 casas destruídas nos incêndios de outubro foram recuperadas

Paulo Cunha / Lusa

Apenas 36 das 366 casas de primeira habitação que ficaram destruídas pelos fogos de outurbo passado foram até agora recuperadas.

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia na sua edição impressa nesta segunda-feira, este é o balanço das casas recuperadas no mês em que se assinala um ano após os grandes fogos que atingiram o centro do país. Os incêndios de outubro passado assolaram 220 mil hectares, fazendo 50 mortos e 70 feridos.

Teoricamente, todas estas habitações deviam estar reconstruidas até dezembro, mas, e de acordo com as fontes ouvidas pelo diário, este prazo é irreal.

Em Oliveira do Hospital, onde foram aprovados mais pedidos de reconstrução total, apenas 17 casas podem estar prontas até dezembro, de acordo com o presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino, citado pelo matutino. Segundo o autarca, as 15 habitações que ainda estão em projeto e as 17 em fase de demolição e limpeza apenas vão estar concluídas em junho do próximo ano.

Já em Tondela, apurou o JN, foi aprovada a reconstrução de 71 casas, mas que só 17 foram dadas como prontas e todas entre os dias 2 e 9 de outubro.

José António Jesus, presidente da Câmara de Tondela, confirmou ao diários os atrasos, atribuindo a responsabilidades às famílias, que não legalizaram os processos a tempo. “Uma família só ontem acabou o registo. Claro que esta casa não vai estar pronta até dezembro”, referiu.

No norte do país, a situação é ainda mais grande, não havendo ainda nenhuma casa recuperada, nota o Jornal de Notícias.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C) terá a responsabilidade da reconstrução de 13 habitações mas só no mês de setembro é que o Ministério do Planeamento autorizou a contratação dos projetos de arquitetura e especialidades.

Em declarações ao Jornal de Notícias, a presidente da CCDR-C esclareceu que têm de ser as construtoras a pedir o adiamento dos prazos, salientando, contudo, que até o momento, nenhuma empresa o fez. A Comissão justificou a demora com a complexidade dos procedimentos, não referindo se os prazos intercalares a que as empresa estão obrigadas foram ou não cumpridos.

Em sentido oposto, a construção das casas que ficaram a cargo das famílias já estão adiantadas. Neste processo – no qual o Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente prevê que as reconstruções abaixo dos 25 mil euros possam ser levadas a cabo pelas famílias – estão concluídas 249 casas.

Segundo o balanço do Público, cerca de 800 casas de primeira e segunda habitação sofreram dados parciais ou totais devido aos incêndios de outubro. Até agora, já foram construídas 285 habitações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bruno de Caravalho e Mustafá saem em liberdade

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Mustafá saíram esta quinta-feira em liberdade, sujeitos a apresentações diárias às autoridades, no âmbito da investigação ao ataque à academia de Alcochete. O tribunal do Barreiro decretou ainda …

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …

Luz verde ao rascunho do Brexit. Onda de demissões abala Governo de May

O Governo britânico aprovou "coletivamente" o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas uma vaga de demissões está a abalar o Executivo de May. O Governo de Theresa May reuniu …

Fox News, apoiante declarada de Trump, apoia rival CNN em processo legal contra o Presidente

A apoiante declarada de Trump Fox News vai juntar-se à ação judicial movida pela sua rival CNN contra o Presidente norte-americano, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas. A estação televisiva Fox News, apoiante …

Dois mexicanos foram queimados vivos devido a boato no WhatsApp

Dois indivíduos foram queimados vivos no México depois de uma mensagem que os acusava de raptarem e sequestrarem crianças. Mas tudo não passou de uma mensagem falsa. No dia 29 de agosto, Maura Cordero, dona de …

PCP quer alargar passes sociais a todo o território

O PCP apresenta, esta quinta-feira, uma proposta de alteração ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, que visa garantir a redução dos preços dos passes e o alargamento dos passes sociais a …

Governo quer vender reservas de urânio assim que houver "condições de mercado"

A produção nuclear está fora da agenda. Assim, o Governo diz que as reservas de urânio do país não são estratégicas e que pretende vendê-las "assim que houver condições de mercado". O Governo disse esta quarta-feira …

Homens apresentam mais traços autistas do que as mulheres

Coisas materiais e sistemas de organização atraem os homens, enquanto as mulheres preferem pessoas e emoções. É esta a conclusão de um estudo recente que realça as diferenças entre os dois sexos. A investigação, levada a …