Ao quarto jogo, homem bate a inteligência artificial da Google

A incrível série de três vitórias consecutivas do sistema de inteligência artificial DeepMind contra o campeão do jogo Go, Lee Sedol, foi interrompida este domingo. O coreano conseguiu bater o supercomputador no quarto de cinco jogos do DeepMind Challenge.

O jogo milenar Go é o protagonista desta competição entre o cérebro humano e a inteligência artificial por detrás do AlphaGo, programa desenvolvido pelo supercomputador DeepMind da Google. A vitória de Lee Sedol no quarto jogo mostra que ainda é possível negar ao sistema a possibilidade de limpar todos os confrontos com humanos.

“Esta vitória é incalculável e não a trocaria por nada no mundo”, disse Lee Sedol aos jornalistas após o jogo, citado pela Reuters. O coreano de 33 anos tem 18 títulos mundiais e muitos especialistas não acreditavam que um sistema artificial pudesse batê-lo neste jogo tão complexo.

O Go, criado há três mil anos na China, consiste num tabuleiro em que dois opositores distribuem peças pretas e brancas com o intuito de conquistarem mais território.

Logo após o primeiro jogo, na quarta-feira passada, Sedol admitiu que tinha subestimado as capacidades do AlphaGo. No entanto, como esta derrota demonstra, a inteligência artificial não produziu um programa perfeito. O jogo final será disputado na terça-feira, em Seoul.

Já Demis Hassabis, um dos fundadores da DeepMind (que a Google comprou em 2014), referiu que o resultado mostra a resiliência e capacidades de Sedol. “É um verdadeiro sinal do incrível espírito de luta de Lee, que hoje conseguiu jogar de forma tão brilhante após três derrotas”, afirmou.

O resultado também será aproveitado pela equipa do sistema de inteligência artificial, que procura aproximar-se da intuição humana, como uma ferramenta de aprendizagem.

B!T

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Juventude Popular suspende congresso do próximo fim de semana

O XXIV Congresso da Juventude Popular, agendado para sábado e domingo, em Braga, foi suspenso e será reagendado 15 dias depois do levantamento do estado de emergência, decidiram esta terça-feira os órgãos da estrutura que …

Novo líder do Aliança reúne-se com Rui Rio (com autárquicas em cima da mesa)

Paulo Bento, recém-eleito presidente do Aliança, e Rui Rio, líder do PSD, vão encontrar-se esta quarta-feira. Em cima da mesa vão estar as eleições autárquicas do próximo ano. De acordo com o Público, o encontro destina-se …

Mais de 60% dos portugueses deixaram de ir a restaurantes. Só 33% considera que o Estado prioriza a saúde

A nível nacional, 63% dos portugueses que continuaram a ir a espaços de restauração indicaram o convívio familiar com principal motivo da deslocação. A nível dos cuidados de saúde apenas 33% dos portugueses consideram que …

Santa Casa contratou Paulo Pedroso como consultor por 3700 euros

O ex-ministro socialista Paulo Pedroso, actual director da campanha presidencial de Ana Gomes, foi contratado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em Setembro passado, com um ordenado de 3700 euros e efeitos retroactivos …

Covid-19. Médicos devem dar prioridade a quem pode recuperar vida normal e não à idade

Os doentes que podem recuperar para uma vida normal devem ter prioridade face aos que têm baixa probabilidade de recuperação e a idade não pode por si só ser critério, recomenda um parecer do Colégio …

"Há doentes a ficar para trás". Ex-ministro da Saúde diz que mortes por falta de cuidados são inaceitáveis

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser exposto a um teste de stresse devido à pandemia e que não é aceitável que …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar a médica que divulgou receita para enganar testes à covid-19

Depois de médica divulgar receita para os possíveis infetados testarem negativo à covid-19, a Ordem dos Médicos abriu o terceiro processo contra membros do movimento que contesta o uso de máscaras - os "Médicos pela …

Aprovado alargamento das taxas agravadas do IMI e IMT para empresas em offshores

As empresas localizadas em offshore que criem um veículo para deter imóveis em Portugal vão passar a estar sujeitas a taxas agravadas de IMI e de IMT, segundo uma proposta aprovada pelo Parlamento nesta terça-feira. A …

Processo de contratação pública "é um terror" que "torna um inferno" o trabalho do Estado

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, afirmou esta terça-feira que "o processo de contratação pública é um terror" que "torna num inferno" o trabalho do Estado e das empresas que fazem investimento público. "O processo …

"Não fui eu que o fiz". Nélio Lucas não se lembra de detalhes dos negócios com o FC Porto

O ex-presidente da Doyen, Nélio Lucas, disse esta terça-feira em tribunal, no âmbito do julgamento do caso Football Leaks, que não se recorda das circunstâncias e detalhes dos empréstimos que o fundo fez à SAD …