/

Ao fim de uma década, o mundo vai finalmente saber quanto mede o Evereste

Matteo Leoni/ Flickr

A China e o Nepal uniram-se para medir a montanha mais alta do mundo, que fica na fronteira dos seus países e, de acordo com um entendimento de 2019, devem anunciar esta descoberta em conjunto. O anúncio estava previsto para este ano, mas foi adiado por causa da pandemia.

O Nepal enviou a sua própria equipa para o cimo da montanha em 2019, enquanto a expedição da China ocorreu em maio deste ano. Historicamente, os dois países divergem sobre a altura oficial do Monte Evereste, mas em 2010 concordaram em resolver as suas diferenças e trabalhar em conjunto.

Segundo o The Guardian, todas as medições feitas até hoje foram realizadas por investigadores dos Estados Unidos, Europa ou Índia, em vez dos países onde o Evereste realmente se situa.

Navin Manandhar, que ajudou a desenvolver a metodologia de medição, explicou ao Nepali Times que “este trabalho é um motivo de orgulho para o Nepal, mas também é uma grande responsabilidade, pois o mundo inteiro aguarda ansiosamente o resultado, não foi fácil. ”

A altura do Evereste foi declarada pela primeira vez em 8840 metros pelo Great Trigonometric Survey (GTS) da Índia, em 1856. Contudo, a montanha tem sofrido alterações e isso pode influenciar a sua altura atual.

Christopher Pearson, da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, disse ao Nepali Times que “a altura do Evereste está constantemente a mudar devido à atividade tectónica, da qual o terremoto Gorkha de 2015 é apenas a contribuição mais recente.”

Com efeito, segundo apurou uma equipa de topógrafos indianos em 2019, o Evereste pode ter encolhido como resultado do devastador terramoto que em 2015 atingiu a região.

Segundo o jornal do Nepal, os dois países também usam pontos distintos do nível do mar como referência para as suas medições. A China usa o mar Amarelo, enquanto a localização do Nepal está mais perto da costa da Baía de Bengala.

Resta esperar para saber quantos metros são precisos subir para chegar ao topo do Evereste.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.