Ao fim de uma década, o mundo vai finalmente saber quanto mede o Evereste

Matteo Leoni/ Flickr

A China e o Nepal uniram-se para medir a montanha mais alta do mundo, que fica na fronteira dos seus países e, de acordo com um entendimento de 2019, devem anunciar esta descoberta em conjunto. O anúncio estava previsto para este ano, mas foi adiado por causa da pandemia.

O Nepal enviou a sua própria equipa para o cimo da montanha em 2019, enquanto a expedição da China ocorreu em maio deste ano. Historicamente, os dois países divergem sobre a altura oficial do Monte Evereste, mas em 2010 concordaram em resolver as suas diferenças e trabalhar em conjunto.

Segundo o The Guardian, todas as medições feitas até hoje foram realizadas por investigadores dos Estados Unidos, Europa ou Índia, em vez dos países onde o Evereste realmente se situa.

Navin Manandhar, que ajudou a desenvolver a metodologia de medição, explicou ao Nepali Times que “este trabalho é um motivo de orgulho para o Nepal, mas também é uma grande responsabilidade, pois o mundo inteiro aguarda ansiosamente o resultado, não foi fácil. ”

A altura do Evereste foi declarada pela primeira vez em 8840 metros pelo Great Trigonometric Survey (GTS) da Índia, em 1856. Contudo, a montanha tem sofrido alterações e isso pode influenciar a sua altura atual.

Christopher Pearson, da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, disse ao Nepali Times que “a altura do Evereste está constantemente a mudar devido à atividade tectónica, da qual o terremoto Gorkha de 2015 é apenas a contribuição mais recente.”

Com efeito, segundo apurou uma equipa de topógrafos indianos em 2019, o Evereste pode ter encolhido como resultado do devastador terramoto que em 2015 atingiu a região.

Segundo o jornal do Nepal, os dois países também usam pontos distintos do nível do mar como referência para as suas medições. A China usa o mar Amarelo, enquanto a localização do Nepal está mais perto da costa da Baía de Bengala.

Resta esperar para saber quantos metros são precisos subir para chegar ao topo do Evereste.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jogos de futebol emocionantes podem (literalmente) parar o coração

Um equipa de investigadores descobriu que um jogo de futebol emocionante, que deixa as pessoas stressadas ou zangadas, pode provocar um ataque cardíaco. Em 2014, a Alemanha venceu a Argentina na final do Campeonato Mundial de …

PSD aprovou lei que mantém libertação de presos

Num texto conjunto com o PS, no ano passado, o PSD propôs que a vigência do regime de perdão de penas no âmbito da covid-19 terminasse "na data a fixar em lei própria". O líder do …

Exoneração de encarregado da Câmara de Lisboa congelada. Falta divulgar relatório da auditoria

A exoneração do encarregado de proteção de dados, na sequência do envio de dados de manifestantes para várias embaixadas estrangeiras, só se irá materializar caso Fernando Medina garanta a aprovação em Reunião de Câmara. O Expresso …

Antecipada vacinação de idosos e funcionários de lares por vacinar

Os idosos e funcionários dos lares que estiveram infetados há mais de três meses vão ser vacinados contra a covid-19, antecipando para metade o prazo previsto para receberem a vacina, anunciou a task force da …

Não são só os humanos. As temíveis baleias assassinas também têm amigos íntimos

As baleias assassinas têm uma vida social muito parecida com a dos humanos. A observação de 22 animais durante 10 dias mostrou que estes contam com uma complexa teia de relacionamentos, incluindo amizades íntimas. As baleias …

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …