Anúncio de emprego falso para CEO do Google foi publicado no LinkedIn

pestoverde / Flickr

Sundar Pichai, atual presidente executivo do Google

Uma falha no sistema do LinkedIn permitiu que utilizadores criassem anúncios de emprego sem autorização das empresas em questão. O problema já foi resolvido.

Um anúncio de emprego falso para o cargo de presidente executivo, cargo atualmente ocupado por Sundar Pichai, foi publicado na quinta-feira no LinkedIn.

De acordo com o Público, o anúncio falso foi criado propositadamente pelo fundador de uma empresa de recrutamento holandesa, com o objetivo de demonstrar uma falha no sistema da rede social que permite aos utilizadores criar anúncios de emprego falsos sem a autorização da empresa em questão.

“O problema foi causado por um bug na nossa experiência profissional online que permitia aos membros editar [o campo da] empresa após um [anúncio de] emprego já ter sido publicado. O problema já foi resolvido“, esclareceu, em comunicado enviado ao Mashable, Paul Rockwell, dirctor do departamento de segurança do LinkedIn.

Foi Michel Rijnders, fundador da empresa holandesa de recrutamento online Flexwerven, quem alertou a rede social para a questão, através de uma denúncia no próprio LinkedIn. “Qualquer pessoa pode anunciar empregos atribuídos a qualquer empregador à sua escolha”, escreveu.

Para demonstrar a falha no sistema, Rijnders criou anúncios falsos, que estiveram temporariamente disponíveis, para o cargo de CEO do Google e do próprio LinkedIn, cujo presidente executivo é Jeff Weiner.

Após ter publicado o anúncio, Rijnders recorreu ao Twitter para revelar que o anúncio falto que tinha criado para CEO da Google tinha aparecido nas pesquisas do próprio serviço Google Jobs – ou seja, o Google agregou o anúncio falso à sua própria plataforma de procura de emprego.

Através de um URL externo, o bug permitia ainda redirecionar as pessoas que submeteram candidaturas para outros websites. Segundo Rijnders​, estas falhas estavam já a ser exploradas por plataformas para procurar emprego, como a Jooble.

Além da possibilidade de criar anúncios falsos, Rijnders alerta para potenciais riscos como phishing, uma forma de fraude eletrónica que permite aceder a informação pessoal dos utilizadores, e a usurpação de identidade.

O anúncio já foi removido do LinkedIn e o diretor de segurança, Paul Rockwell, garante que a rede social está a trabalhar para resolver a questão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …