Anúncio de emprego falso para CEO do Google foi publicado no LinkedIn

pestoverde / Flickr

Sundar Pichai, atual presidente executivo do Google

Uma falha no sistema do LinkedIn permitiu que utilizadores criassem anúncios de emprego sem autorização das empresas em questão. O problema já foi resolvido.

Um anúncio de emprego falso para o cargo de presidente executivo, cargo atualmente ocupado por Sundar Pichai, foi publicado na quinta-feira no LinkedIn.

De acordo com o Público, o anúncio falso foi criado propositadamente pelo fundador de uma empresa de recrutamento holandesa, com o objetivo de demonstrar uma falha no sistema da rede social que permite aos utilizadores criar anúncios de emprego falsos sem a autorização da empresa em questão.

“O problema foi causado por um bug na nossa experiência profissional online que permitia aos membros editar [o campo da] empresa após um [anúncio de] emprego já ter sido publicado. O problema já foi resolvido“, esclareceu, em comunicado enviado ao Mashable, Paul Rockwell, dirctor do departamento de segurança do LinkedIn.

Foi Michel Rijnders, fundador da empresa holandesa de recrutamento online Flexwerven, quem alertou a rede social para a questão, através de uma denúncia no próprio LinkedIn. “Qualquer pessoa pode anunciar empregos atribuídos a qualquer empregador à sua escolha”, escreveu.

Para demonstrar a falha no sistema, Rijnders criou anúncios falsos, que estiveram temporariamente disponíveis, para o cargo de CEO do Google e do próprio LinkedIn, cujo presidente executivo é Jeff Weiner.

Após ter publicado o anúncio, Rijnders recorreu ao Twitter para revelar que o anúncio falto que tinha criado para CEO da Google tinha aparecido nas pesquisas do próprio serviço Google Jobs – ou seja, o Google agregou o anúncio falso à sua própria plataforma de procura de emprego.

Através de um URL externo, o bug permitia ainda redirecionar as pessoas que submeteram candidaturas para outros websites. Segundo Rijnders​, estas falhas estavam já a ser exploradas por plataformas para procurar emprego, como a Jooble.

Além da possibilidade de criar anúncios falsos, Rijnders alerta para potenciais riscos como phishing, uma forma de fraude eletrónica que permite aceder a informação pessoal dos utilizadores, e a usurpação de identidade.

O anúncio já foi removido do LinkedIn e o diretor de segurança, Paul Rockwell, garante que a rede social está a trabalhar para resolver a questão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …