António Domingues demite-se da presidência da Caixa

João Relvas / Lusa

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

O presidente do conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues, apresentou a demissão do cargo, anunciou hoje o Ministério das Finanças em comunicado.

A demissão de António Domingues surge após a alteração ao Orçamento do Estado, aprovada na sexta-feira pelo PSD, CDS e BE, que obriga à apresentação de declaração de rendimentos por parte dos administradores da Caixa Geral de Depósitos.

Segundo a TSF, o presidente do banco público argumenta que a aprovação na Assembleia da República da proposta que obriga os gestores a entregar as declarações de rendimentos ao Tribunal Constitucional coloca em causa a sua capacidade de gestão.

Fonte próxima do processo garantiu à TSF que “Domingues considera que o Bloco de Esquerda só votou a favor da lei porque o PS não fez nada”.

A Caixa Geral de Depósitos fica assim sem liderança depois de um período de semanas de polémica em torno do nome do antigo administrador do BPI,, por causa da declaração de rendimentos.

O ministério das Finanças confirmou a demissão, em comunicado enviado à Comunicação Social.

“O Governo foi informado pelo Presidente do Conselho Fiscal da Caixa Geral de Depósitos da renúncia apresentada pelo Presidente do Conselho de Administração, António Domingues – renúncia essa que o Governo lamenta”, diz o comunicado.

“A renúncia só produzirá efeitos no final do mês de dezembro”, detalha a nota do Ministério.

“Muito brevemente será designada, para apreciação por parte do Single Supervisory Mechanism, uma personalidade para o exercício de funções como Presidente do CA da CGD, que dê continuidade aos planos de negócios e de recapitalização já aprovados”, conclui o comunicado do Ministério.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Já vai tarde.
    Pergunto-me que raio terá este individuo tanto medo que a sua declaração de rendimentos possa ser consultada? Não sei a resposta, mas imagino que haverá algo de pouco claro. Agora é que era mesmo de investigar.

  2. Bastão está mesmo danadinho pra saber. Você é muitos milhares. Deixe lá que o CM trata disso. Agora a sério, eu até consigo concordar com o facto de não querer apresentar a declaração de rendimentos. Se essa era uma condição então a solução é sair,ponto final. Agora ir saber porquê desculpem lá, onde é que estamos?

    • Amigo Penedo, acho que o pasquim CM não se vai preocupar muito com isto. Nem com isto, nem com BPN, nem com submarinos, etc. O “alvo” do pasquim está escolhido há dois anos e chama-se…adivinhe…Socrates.
      Quanto à questão em concreto, contrariamente a muita gente, a mim não me escandaliza nada que, sendo uma pessoa competente, seja remunerado de acordo com o que se pratica no sector pois se assim não fôr o Estado só contratará refugo, gente incompetente, etc. A este propósito também já constatei que muita gente pensa que o homem iria ganhar 450 mil euros por mês, não é verdade, pois o valor é anual e não mensal mas…adiante, agora, defendo em absoluto que quem exerca funções publicas, que gerem património que é do Estado e portanto de todos nós, deva ser transparente e sem reservas, até pela credibilidade do proprio. Não faz sentido este secretismo porque o problema dele não foram falta de condições remuneratórias ou de trabalho, foram sim a recusa em tornar publico o seu património e rendimentos, assim, torna-se legitimo o surgimento de duvidas no espirito das pessoas. Como contribuinte, cada vez tenho menos paciência para semi verdades. Cumprimentos

  3. Como dizia alguém há tempos, livrámo-nos de mais um grande e honrado português, tipo armando vara, duarte lima, dias loureiro… a lista é muito grande! Só espera agora o pobre e explorado “portuguesito” que o “costa” tenha vergonha e dó e não vá buscar outro marmanjo pago a 500 mil euros por ano para desgovernar a caixa, já que se esta é pública quem lá trabalhe seja pago pelas tabelas da função pública e não mais.

RESPONDER

Neurocirurgia do Hospital de São João deixa os contentores ao fim de 12 anos

O novo serviço de neurocirurgia do Hospital de S. João, no Porto, está a funcionar desde este sábado. Ao fim de 12 anos, os serviços de neurocirurgia do Hospital de S. João, no Porto, deixaram de …

Europeias: Derrota histórica para o PSD. O PS resiste, o Bloco chega-se à frente e o PAN estreia-se

A derrota do PSD, com uma desvantagem de mais de 10 pontos percentuais sobre o PS que foi o vencedor da noite eleitoral, o reforço do Bloco de Esquerda como a terceira força política e …

Sindicalista que parou o país vai representar seguranças privados

O vice-presidente do Sindicato Nacional de Motoristas e Matérias Perigosas (SNMMP), Pedro Pardal Henriques, vai acumular este cargo com a vice-presidência de um outro sindicato, o Sindicato de Segurança e Vigilantes de Portugal (SSVP), que …

Uber, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR

Os Ubers, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR que inicia, esta segunda-feira, uma operação de fiscalização intensiva aos transportes individuais de passageiros em todo o país. A fiscalização do licenciamento e a certificação …

Operação Marquês. Carlos Santos Silva e Sócrates começam a atacar a acusação

O ataque de duas das principais figuras envolvidas na Operação Marquês à acusação do Ministério Público começa nesta segunda-feira e vai prolongar-se por toda a semana. Carlos Santos Silva, esta segunda-feira, e José Sócrates, entre quarta …

ASAE encontra carne estragada e falsificada em talhos portugueses

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou carne estragada, falsificada ou abatida de forma clandestina à venda em talhos nacionais, avançou o Jornal de Notícias (JN). A notícia do JN, citada pelo Público …

Detidos dois suspeitos do ataque em Lyon

A polícia francesa deteve dois suspeitos de envolvimento na explosão no centro de Lyon que feriu 13 pessoas na sexta-feira passada, disse esta segunda-feira a Procuradoria de Paris. Anteriormente, o ministro do Interior, Christophe Castaner, anunciava, …

Isabel dos Santos diz que tem pagamento à CGD "em dia"

A filha do ex-presidente de Angola usou o Twitter para garantir que tem todos os pagamentos do empréstimo de 125 milhões de euros concedido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) em 2009 “em dia”. A reacção, …

Há cinco concelhos com risco máximo de incêndio

Esta segunda-feira, o dia vai ser quente. A subida das temperaturas para os próximos dias aumenta o risco máximo de incêndio em Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco. Cinco concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém …

Donald Trump é o primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, tornou-se no primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão, Naruhito, que subiu ao trono a 01 de maio após a abdicação do pai, …