António Domingues demite-se da presidência da Caixa

João Relvas / Lusa

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

António Domingues, o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos

O presidente do conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues, apresentou a demissão do cargo, anunciou hoje o Ministério das Finanças em comunicado.

A demissão de António Domingues surge após a alteração ao Orçamento do Estado, aprovada na sexta-feira pelo PSD, CDS e BE, que obriga à apresentação de declaração de rendimentos por parte dos administradores da Caixa Geral de Depósitos.

Segundo a TSF, o presidente do banco público argumenta que a aprovação na Assembleia da República da proposta que obriga os gestores a entregar as declarações de rendimentos ao Tribunal Constitucional coloca em causa a sua capacidade de gestão.

Fonte próxima do processo garantiu à TSF que “Domingues considera que o Bloco de Esquerda só votou a favor da lei porque o PS não fez nada”.

A Caixa Geral de Depósitos fica assim sem liderança depois de um período de semanas de polémica em torno do nome do antigo administrador do BPI,, por causa da declaração de rendimentos.

O ministério das Finanças confirmou a demissão, em comunicado enviado à Comunicação Social.

“O Governo foi informado pelo Presidente do Conselho Fiscal da Caixa Geral de Depósitos da renúncia apresentada pelo Presidente do Conselho de Administração, António Domingues – renúncia essa que o Governo lamenta”, diz o comunicado.

“A renúncia só produzirá efeitos no final do mês de dezembro”, detalha a nota do Ministério.

“Muito brevemente será designada, para apreciação por parte do Single Supervisory Mechanism, uma personalidade para o exercício de funções como Presidente do CA da CGD, que dê continuidade aos planos de negócios e de recapitalização já aprovados”, conclui o comunicado do Ministério.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Já vai tarde.
    Pergunto-me que raio terá este individuo tanto medo que a sua declaração de rendimentos possa ser consultada? Não sei a resposta, mas imagino que haverá algo de pouco claro. Agora é que era mesmo de investigar.

  2. Bastão está mesmo danadinho pra saber. Você é muitos milhares. Deixe lá que o CM trata disso. Agora a sério, eu até consigo concordar com o facto de não querer apresentar a declaração de rendimentos. Se essa era uma condição então a solução é sair,ponto final. Agora ir saber porquê desculpem lá, onde é que estamos?

    • Amigo Penedo, acho que o pasquim CM não se vai preocupar muito com isto. Nem com isto, nem com BPN, nem com submarinos, etc. O “alvo” do pasquim está escolhido há dois anos e chama-se…adivinhe…Socrates.
      Quanto à questão em concreto, contrariamente a muita gente, a mim não me escandaliza nada que, sendo uma pessoa competente, seja remunerado de acordo com o que se pratica no sector pois se assim não fôr o Estado só contratará refugo, gente incompetente, etc. A este propósito também já constatei que muita gente pensa que o homem iria ganhar 450 mil euros por mês, não é verdade, pois o valor é anual e não mensal mas…adiante, agora, defendo em absoluto que quem exerca funções publicas, que gerem património que é do Estado e portanto de todos nós, deva ser transparente e sem reservas, até pela credibilidade do proprio. Não faz sentido este secretismo porque o problema dele não foram falta de condições remuneratórias ou de trabalho, foram sim a recusa em tornar publico o seu património e rendimentos, assim, torna-se legitimo o surgimento de duvidas no espirito das pessoas. Como contribuinte, cada vez tenho menos paciência para semi verdades. Cumprimentos

  3. Como dizia alguém há tempos, livrámo-nos de mais um grande e honrado português, tipo armando vara, duarte lima, dias loureiro… a lista é muito grande! Só espera agora o pobre e explorado “portuguesito” que o “costa” tenha vergonha e dó e não vá buscar outro marmanjo pago a 500 mil euros por ano para desgovernar a caixa, já que se esta é pública quem lá trabalhe seja pago pelas tabelas da função pública e não mais.

RESPONDER

Casa Branca nomeia Mark Esper secretário da Defesa

O Pentágono anunciou esta segunda-feira que o secretário da Defesa em exercício nos EUA, Mark Esper, foi oficialmente nomeado para o cargo pelo Presidente norte-americano, Donald Trump. Mark Esper vai submeter-se na terça-feira a uma audiência …

Já há mais Uber em Lisboa, Porto e Faro do que táxis

Cinco anos depois de terem chegado a Portugal, as empresas de transporte individual de passageiros online já representam quase metade dos taxistas. Segundo dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), citados esta terça-feira pelo …

Agência Europeia também investiga problemas nos novos aviões da TAP

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) confirmou à TSF que também estar a investigar os estranhos casos de enjoos nos novos aviões da TAP. A tomada de posição da EASA foi confirmada à …

PCP apresenta programa eleitoral que inclui “reforma fiscal”

O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, apresenta esta terça-feira formalmente o programa eleitoral do partido para as legislativas, que inclui um pacote de medidas de “reforma fiscal”, em cerimónia pública, num hotel lisboeta. O líder do …

Multa histórica ao Facebook deixou Zuckerberg mil milhões de euros mais rico

A multa histórica de 4,4 mil milhões de euros aplicada ao Facebook, no âmbito do escândalo Cambridge Analytica, não está a fazer mossa na empresa e até fez subir as suas acções em bolsa, com …

Vale paga 165 mil euros a familiares dos trabalhadores mortos em Brumadinho

A empresa brasileira acordou indemnizar cada familiar dos trabalhadores mortos na rutura da barragem de Brumadinho, ocorrida em janeiro passado. O acordo, firmado entre o Ministério Público do Trabalho e a companhia mineira Vale, determina que …

Novo currículo e novas metas. Peritos desafiam Costa a mudar tudo no ensino da Matemática

Um grupo de peritos constituído em dezembro pelo Ministério da Educação quer que o ensino da Matemática assente num novo currículo, deixando para trás documentos que considera contraditórios entre si. Coordenado pelo professor Jaime Carvalho e …

Johnson & Johnson investigada por risco de cancro do pó de talco

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está a investigar a Johnson & Johnson para aferir se mentiu sobre o possível risco de cancro do seu pó de talco. Mais de 13 mil pessoas nos Estados …

Von der Leyen apresentou um "ramalhete" de promessas no Parlamento Europeu. Votação marcada para as 18h

A candidata à presidência da Comissão Europeia comprometeu-se esta terça-feira a tornar a Europa o primeiro continente a alcançar a meta da neutralidade carbónica em 2050, indicando que irá apresentar um “acordo verde” nos primeiros …

Em 2018, ficaram por pagar 12 milhões de euros em salários. É um aumento de 60% desde 2017

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) identificou 6.618 trabalhadores com salários em atraso, no valor de 11,7 milhões de euros. É, de acordo com o Jornal de Notícias, um aumento de 59% no espaço …