/

António Costa já votou “na festa da democracia”

1

José Sena Goulão / Lusa

António Costa a votar nas autárquicas 2017 pelo concelho de Sintra

Depois de votar, o primeiro ministro António Costa lembrou que o poder local é o “órgão máximo das pessoas”.

António Costa, primeiro-ministro e secretário-geral do PS, exerceu o seu direito de voto em Fontanelas e Gouveia, São João Das Lampas, concelho de Sintra, fazendo-se acompanhar da mulher, Fernanda Tadeu.

Em declarações aos jornalistas à boca das urnas, o primeiro-ministro apelou à mobilização dos eleitores para que escolham quem preside às junta de freguesias, aos municípios, às assembleias municipais e às câmaras.

Para o líder partidário “as eleições são a maior festa da democracia e devem implicar a participação cívica sem comparação”.

As listas das autárquicas são constituídas por “quase meio milhão de cidadãos que se disponibilizaram para concorrer aos diferentes cargos nas autárquicas, por isso devemos responder com o nosso voto“, refere.

Para o dirigente socialista, que esperou cerca de 10 minutos para exercer o seu direito de voto, este ato eleitoral implica “uma dedicação cívica muito grande” e os portugueses devem “participar e votar na escolha” dos seus candidatos.

“O apelo que tenho a fazer a todos é que participem neste ato eleitoral, para escolher quem preside às nossas juntas de freguesia, quem dirige os nossos municípios, as assembleias municipais, as câmaras”, frisou o chefe do Governo.

As urnas abriram às 08:00 e encerram às 19:00 no continente e na Madeira (uma hora mais tarde nos Açores, devido à diferença horária) e são chamados a votar cerca de 9,4 milhões de eleitores para escolher os autarcas de 308 câmaras municipais e de 3.092 freguesias.

Esta é a 12ª vez que os portugueses vão eleger os seus autarcas em 43 anos de democracia.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Infelizmente votar já não é um acto sinónimo de democracia… Talvez de uma certa liberdade mas não de democracia…aliás Portugal a continuar assim e um dia acordamos com uma ditadura eleita pelo povo…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.