Antigos romanos de Pompeia podem ter morrido envenenados pela água

ElfQrin / wikimedia

Ruínas de Pompeia com o vulcão do Monte Vesúvio ao fundo.

Uma análise química feita a um cano de água do abastecimento da antiga cidade romana de Pompeia detectou a presença de antimónio em altas concentrações, o que leva os investigadores a concluir que os habitantes podem ter morrido envenenados por este elemento tóxico.

O sistema de fornecimento de água dos antigos romanos é conhecido por ser muito sofisticado para a época. Mas também tem sido visto como problemático por alguns arqueólogos por assentar em canos feitos de chumbo. Este metal pesado causa danos no sistema nervoso, quando se acumula no organismo humano.

Assim, havia a teoria de que os romanos se teriam envenenado simplesmente por beberem água contaminada com chumbo.

Mas uma nova investigação feita por químicos da Universidade do Sul da Dinamarca (SDU na sigla em Inglês) aponta no sentido de um envenenamento por antimónio.

“Um cano de chumbo fica calcificado muito depressa, impedindo, assim, que o chumbo entre na água potável“, explica o líder da investigação, o especialista em arqueologia química, Kaare Lund Rasmussen, citado no comunicado da SDU sobre a pesquisa.

Rasmussen acredita, deste modo, que “houve apenas curtos períodos de tempo em que a água esteve envenenada pelo chumbo: por exemplo, quando os canos foram colocados ou quando foram reparados”.

“Níveis elevados” de antimónio

A presença do antimónio foi detectada após a análise a um fragmento de 40 miligramas de um cano e com recurso a equipamentos avançados que permitem “detectar elementos químicos numa amostra” e “medir onde ocorrem em grandes concentrações”, conforme destaca a SDU.

Essa análise permitiu concluir que os canos continham “níveis elevados” de antimónio, conforme referem os investigadores no artigo científico publicado no jornal Toxicology Letters.

O antimónio, contrariamente ao chumbo, despoleta uma reacção tóxica imediata, revelando-se “particularmente irritante para os intestinos”, provocando reacções “excessivas” de vómito e diarreia, explica a SDU.

“Nos casos graves, pode também afectar o fígado e os rins e, no pior cenário, pode causar uma paragem cardíaca“, acrescenta a Universidade.

Assim, os habitantes de Pompeia sofreriam diariamente com estes problemas de saúde. Mas só uma análise mais global a todo o sistema de tubagens do abastecimento de águas dos antigos romanos poderá levar a retirar conclusões finais.

Entretanto, os investigadores reparam no facto de a presença do antimónio se verificar de forma natural nas águas subterrâneas próximas de vulcões. O famoso vulcão do Monte Vesúvio pode ter contribuído duplamente para o fim de Pompeia, matando os seus habitantes aos poucos, através do antimónio, antes de destruir completamente a cidade, após uma grande erupção.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

FBI diz ter encontrado corpo em parque natural que "será de Gabby Petito"

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). Gabby Petito, de 22 anos, …

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …

Críticas às novas tabelas da ADSE em várias áreas da Saúde

A nova tabela da ADSE, que entrou em vigor a 01 de setembro, tem enfrentado críticas de vários setores da Saúde, desde dentistas a nutricionistas, principalmente pelos valores atribuídos a alguns atos, exclusões e restrições. A …

Cuba é o primeiro país a vacinar crianças a partir dos dois anos

Depois de um drástico aumento de casos e mortes em crianças, a estratégia de vacinação em Cuba mudou. Com o objetivo de ter mais de 90% dos 11 milhões de habitantes imunizados até Dezembro, as autoridades …

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …