Encontrado o antigo sistema de drenagem debaixo de Pompeia (e está a funcionar)

Archaeological Park of Pompeii

Debaixo das largas ruas de pedra da antiga cidade de Pompeia, esconde-se uma vasta rede de sistemas de drenagem de água. Agora, uma nova exploração catalogou o sistema, que ainda funciona, milhares de anos após a sua construção.

A cidade romana notoriamente próspera foi destruída após uma erupção catastrófica do Monte Vesúvio no século I, cobrindo os seus moradores de cinzas vulcânicas e gases nocivos. Mais de 16 mil pessoas morreram, mas muitas conseguiram fugir, deixando a cidade abandonada durante cerca de dois mil anos.

Desde 2018 que os espeleólogos que trabalham com o Parque Arqueológico de Pompeia exploram 457 metros de passagens subterrâneas na tentativa de estudar o sistema de drenagem de águas pluviais da cidade, de acordo com um comunicado oficial do parque.

Acredita-se que uma rede de túneis e canais que se ramificam de um par de cisternas localizadas debaixo do centro da cidade tenha sido construída ao longo de três fases: uma fase helenística inicial no século III a.C, uma segunda fase no final da era republicana por volta do século I a.C, e uma terceira fase correspondente à idade de Agostinho e Imperial, pouco antes do desaparecimento da cidade em 79.

Os especialistas limparam os depósitos dos túneis que se tinham acumulado ao longo do milénio num esforço para restaurar a funcionalidade do sistema. Além disso, também identificaram possíveis problemas e precisaram de soluções para manter os canos de drenagem a funcionar, respeitando o local arqueológico. No total, o trabalho visa ampliar a nossa compreensão do local, essencial para monitorizar e salvaguardar as suas características históricas.

A primeira fase do projeto terminou no final de janeiro. Especialistas dizem que agora trabalharão para redirecionar canais e cisternas para continuar a drenar a água adequadamente.

A descoberta dos túneis demonstra que ainda há muito a ser descoberto sobre a cidade. “Além disso, muitas lacunas no conhecimento do passado sobre certos aspetos ou áreas da cidade antiga estão a ser preenchidas, graças à colaboração de especialistas em vários setores, que nos permitem reunir dados cada vez mais precisos como resultado de habilidades especializadas nunca usadas noutros períodos de escavação ou estudo”, disse o diretor geral do parque, Massimo Osanna.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Com a queda do Império Romano do Ocidente, o urbanismo na Europa estagnou durante 13 séculos até à reconstrução de Lisboa com o Marquês de Pombal.

RESPONDER

PS, PCP e Joacine travam audição de Lucília Gago sobre diretiva polémica

O Parlamento chumbou, esta quarta-feira, a audição da procuradora-geral da República acerca da diretiva sobre poderes hierárquicos no Ministério Público (MP). Hoje de manhã, estiveram em debate na comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias …

Secretário de Estado dos EUA está em Lisboa para convencer Portugal a banir Huawei do 5G

Robert Strayer apelou à cautela na escolha dos fornecedores para as infraestruturas da rede 5G e admitiu que os Estados Unidos podem reavaliar a partilha de informação com os países aliados, nomeadamente na NATO, se …

Várias estátuas do Porto vandalizadas com "lágrimas azuis"

Várias estátuas do Porto, nomeadamente no Jardim da Cordoaria e na Praça Carlos Alberto, surgiram esta terça-feira vandalizadas, pintadas com lágrimas azuis, atos que foram confirmados à Lusa pela Câmara do Porto. Na Praça Carlos Alberto, …

Pós-Brexit. Imigrantes do Reino Unido vão ter de falar inglês e ter qualificações

O Reino Unido apresentou detalhes sobre as novas regras para a imigração pós-Brexit, que vão dificultar o acesso dos cidadãos da União Europeia (UE) e impor requisitos, como falar inglês, qualificações e um salário mínimo …

Ações de Isabel dos Santos na Galp, NOS, Efacec e EuroBic escapam a ordem judicial

As ações de Isabel dos Santos em empresas como Galp, NOS, Efacec e EuroBic não estão abrangidas na ordem judicial relativa ao arresto das suas contas bancárias. O arresto das contas bancárias de Isabel dos Santos …

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …