“Muito malabar”, diz Daniel Bessa sobre Costa

O antigo ministro da Economia, Daniel Bessa, considerou anedótica a descida do IRC para 12,5% no interior – medida recuperada pelo atual governo no Orçamento de Estado -, comparando o primeiro-ministro, António Costa a um malabar.

Segundo noticia a Renascença, o economista disse, durante as jornadas parlamentares do PSD que decorrem na guarda, que a medida é só para quem acredita em vacas que voam, comparando ainda o primeiro-ministro a um “malabar”.

“Se formos capazes de nos rirmos de nós próprios, com alguma capacidade de autocrítica – não é só de crítica -, se pensarmos bem nessa medida em vigor, é uma anedota”, lamentou o antigo ministro.

Malabar é um adjetivo utilizado para descrever algo relativo a malabarismos, espetáculo em que se fazem habilidades de equilíbrio e acrobacias, sendo também uma região da Índia.

Daniel Bessa continuou a reforçar as críticas ao primeiro-ministro, recordando a rábula das vacas que voam durante a apresentação do programa Simplex.

“Dizer que vamos fazer não sei bem o quê com os 12,5%, que o primeiro-ministro que acredita em vacas que voam, nisso se distinguindo, muito malabar, muito malabar, vacas que voam”, afirmou o economista.

“Se lhe ocorresse isso com a sua forma particular de estar, agora, a nós, a mim que ando sempre com os pés no chão, a coisa mais fantástica que vi foi um porco numa bicicleta. Isso ainda concebo, é do senhor Jorge Nuno Pinto da Costa: o porco, coitado, em cima de uma bicicleta. É o máximo do extraordinário que eu acredito, agora, uma vaca a voar, eu tenho alguma dificuldade”, atirou.

O antigo ministro da Economia considerou ainda que o melhor é pintar a cara de sempre em sinal de vergonha.

“Lá está, o porco em cima da bicicleta é no chão, onde eu ando, mas que nós nos sintamos confortados com isso, eu acho um horror e acho que devíamos pintar a cara, agora não sei se de preto, mas de uma cor qualquer que mostrasse a nossa vergonha”, frisou.

Daniel Bessa foi ministro da Economia do XIII Governo Constitucional, liderado por António Guterres, entre outubro de 1995 e março de 1996.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Como foi possível que este “malabar” tenha conseguido chegar a ministro ?
    Não é compreensivel a argumentação que fez para justificar a discordãncia com este governo.
    Seria mais útil e inteligente se apresentasse os números e as contas onde provasse que as medidas deste governo não estavam correctas ou contestasse os números apresentados pelo governo que provam a melhoria da situação económica do país face á trajectória que a politica “PASSOS e PORTAS & Companhia” tinha deixado.

RESPONDER

Japão acusa Coreia do Sul de minar confiança ao colocar fim na partilha de dados militares

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, acusou esta sexta-feira a Coreia do Sul de minar a confiança entre os dois países ao cancelar um acordo de partilha de informações militares. As declarações de Shinzo Abe foram proferidas …

Há uma nova denúncia contra Harvey Weinstein

O produtor de cinema Harvey Weinstein, que enfrenta dois processos por agressão sexual em Nova Iorque, terá uma nova audiência na próxima segunda-feira para ser informado de uma nova denúncia apresentada, informou na quinta-feira o …

Venezuela. Maduro ordena construção de novo satélite de telecomunicações

Nicolás Maduro anunciou que a Venezuela vai ter um novo satélite de telecomunicações, que vão ser feitos investimentos para ativar as redes 4G e 5G nas operadoras estatais e para levar fibra ótica aos venezuelanos. "Ordeno …

Departamento de Justiça dos EUA enviou email com link para site supremacista e antissemita

Uma divisão do Departamento de Justiça norte-americano enviou um email para juízes de imigração com um link para um blogue supremacista branco, repleto de referências antissemitas. A mensagem, enviada pelo gabinete executivo de avaliação de imigração …

Indonésia tenta parar violência na Papua com envio de tropas e corte da Internet

O corte do acesso à Internet na Papua e territórios adjacentes e o envio de pouco mais de um milhar de efetivos do exército são a resposta do Governo indonésio à onda de distúrbios que …

Itália tem até terça-feira para formar novo Governo

O Presidente de Itália disse esta quinta-feira, após consultas com os partidos, que há uma maioria parlamentar disposta a formar um novo Governo, pelo que vai permitir estas negociações e convocará novamente os partidos na …

Câmara de Cascais paga multa de 200 mil euros por construção ilegal na praia

A Câmara Municipal de Cascais foi condenada a pagar 200 mil euros pela construção ilegal de um acesso em betão à praia do Abano. A construção que data a 17 de junho de 2009 foi conduzida …

Ocean Viking vai desembarcar em Malta. Reservas de mantimentos estão a chegar ao fim

As reservas de mantimentos para os 356 ocupantes do navio Ocean Viking só são suficientes para quatro dias, alertou esta sexta-feira a organização Médicos Sem Fronteiras frisando que o navio está há 19 dias no …

"Não se cumpre a lei". Veterinários acusam autoridades de não recolherem animais abandonados

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, acusou ontem as autoridades de não estarem a cumprir a lei que obriga a recolher os animais abandonados. Em setembro de 2018, passou a ser aplicada no …

"A Leonor é transexual. Ela existe. É a minha filha." Pais ao lado do Governo e contra a direita

A polémica em torno da Lei de Identidade de Género continua, com as críticas da Direita e com uma petição contra a legislação que já vai em mais de 27 mil assinaturas. Associações de pais …