//

“Muito malabar”, diz Daniel Bessa sobre Costa

1

O antigo ministro da Economia, Daniel Bessa, considerou anedótica a descida do IRC para 12,5% no interior – medida recuperada pelo atual governo no Orçamento de Estado -, comparando o primeiro-ministro, António Costa a um malabar.

Segundo noticia a Renascença, o economista disse, durante as jornadas parlamentares do PSD que decorrem na guarda, que a medida é só para quem acredita em vacas que voam, comparando ainda o primeiro-ministro a um “malabar”.

“Se formos capazes de nos rirmos de nós próprios, com alguma capacidade de autocrítica – não é só de crítica -, se pensarmos bem nessa medida em vigor, é uma anedota”, lamentou o antigo ministro.

Malabar é um adjetivo utilizado para descrever algo relativo a malabarismos, espetáculo em que se fazem habilidades de equilíbrio e acrobacias, sendo também uma região da Índia.

Daniel Bessa continuou a reforçar as críticas ao primeiro-ministro, recordando a rábula das vacas que voam durante a apresentação do programa Simplex.

“Dizer que vamos fazer não sei bem o quê com os 12,5%, que o primeiro-ministro que acredita em vacas que voam, nisso se distinguindo, muito malabar, muito malabar, vacas que voam”, afirmou o economista.

“Se lhe ocorresse isso com a sua forma particular de estar, agora, a nós, a mim que ando sempre com os pés no chão, a coisa mais fantástica que vi foi um porco numa bicicleta. Isso ainda concebo, é do senhor Jorge Nuno Pinto da Costa: o porco, coitado, em cima de uma bicicleta. É o máximo do extraordinário que eu acredito, agora, uma vaca a voar, eu tenho alguma dificuldade”, atirou.

O antigo ministro da Economia considerou ainda que o melhor é pintar a cara de sempre em sinal de vergonha.

“Lá está, o porco em cima da bicicleta é no chão, onde eu ando, mas que nós nos sintamos confortados com isso, eu acho um horror e acho que devíamos pintar a cara, agora não sei se de preto, mas de uma cor qualquer que mostrasse a nossa vergonha”, frisou.

Daniel Bessa foi ministro da Economia do XIII Governo Constitucional, liderado por António Guterres, entre outubro de 1995 e março de 1996.

ZAP //

1 Comment

  1. Como foi possível que este “malabar” tenha conseguido chegar a ministro ?
    Não é compreensivel a argumentação que fez para justificar a discordãncia com este governo.
    Seria mais útil e inteligente se apresentasse os números e as contas onde provasse que as medidas deste governo não estavam correctas ou contestasse os números apresentados pelo governo que provam a melhoria da situação económica do país face á trajectória que a politica “PASSOS e PORTAS & Companhia” tinha deixado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.