Geringonça virou vaca voadora (e Costa que se cuide)

António Cotrim / Lusa

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, que mostra uma vaca voadora na apresentação do Programa Simplex 2016

A geringonça já lá vai e o que está a dar é a vaca voadora. Um grupo de personalidades de esquerda criou um site intitulado “A vaca voadora”, que pretende ser uma espécie de manifesto “vigilante” do governo do PS e dos seus aliados PCP e Bloco de Esquerda.

“A vaca voadora é a metáfora que melhor exprime e sintetiza a solução política encontrada para a constituição do XXI governo constitucional”, escreve-se neste site que foi notícia na edição deste domingo do Público.

A página inspirou-se no boneco de uma vaca voadora que António Costa entregou à ministra da Modernização Administrativa, aquando da apresentação do programa Simplex, em Maio passado.

Criada por várias personalidades de esquerda, diversas com conotações a PS, PCP e Bloco de Esquerda (BE), tem como objectivo fazer “crítica construtiva” e “vigilante”, conforme sustenta no Público o politólogo André Freire, que foi candidato independente pelo LIVRE nas últimas legislativas e é uma das figuras associadas ao site.

“A vaca pode voar mais alto”

André Freire constata no diário que a saúde da actual solução de governo também depende da capacidade de os seus apoiantes “não serem acríticos”.

A mesma ideia defende o sociólogo e professor da Universidade de Coimbra, Elísio Estanque, considerando no referido jornal que, acredita que “a vaca pode voar mais alto”.

“Esta maioria pode continuar a surpreender-nos e, ao mesmo tempo, mostrar a outros países europeus que a celebrizada TINA (‘There Is No Alternative’) constitui uma falácia”, constata Elísio Estanque.

No site sublinha-se que estão em causa apoiantes do actual governo, mas também figuras interessadas em fazer “análise e crítica política autónoma e independente” às medidas adoptadas pelo mesmo.

A vaca voadora é “o símbolo de que há impossíveis que se podem materializar em compromissos e acção política a partir do momento em que se valoriza e dá prioridade aos valores que são comuns aos engenheiros que lhe deram asas”, considera-se também no site.

Entre as personalidades associadas a esta “vaca voadora” estão os socialistas José Leitão, ex-deputado e ex-dirigente do PS, Helena Roseta, actual presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, e Fernando Nunes da Silva, que foi vereador de António Costa na autarquia lisboeta.

Conta-se ainda com a participação de Pedro Bacelar de Vasconcelos, ex-Governador Civil de Braga, do médico Cipriano Justo, especialista em Saúde Pública e fundador e dirigente da Associação Renovação Comunista, do historiador e jurista António Hespanha, ex-militante do PCP, do economista Bernardino Aranda, com ligações ao PCP, da actriz Maria Tengarrinha, que esteve no arranque do BE, da líder da Associação dos Pensionistas e Reformados, Maria do Rosário Gama, do jornalista José Vítor Malheiros, do cineasta António-Pedro Vasconcelos, e do encenador Carlos Fragateiro, ex-presidente do conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. senão! vamos a ver.
    se não existir dinheiro, se ele for eliminado da face deste 3º calhau a contar do sol, poderão as dividas soberanas ser pagas? é evidente que não. só resta ao poder económico, perdoar metade, que nós perdoaremos o restante. caixote do lixo com as dívidas, caixote do lixo, com o poder económico, caixote do lixo, com a banca, caixote do lixo com os chulos, caixote do lixo com os corruptos. eles que vão trabalhar e produzir para o bem comum. a justiça passaria a ser justiça verdadeira, e os chicos espertos, não haveria perdão para eles.
    quem não trabalhasse, passaria a defunto, em pouco tempo.eles mesmo, se encarregariam disso, por nada haver para essa gentalha.
    em compensação, os que aderissem, ao trabalho, biliões de desempregados, por esse mundo, á procura do que fazer, e sem encontrar. porque só encontram a exploração do homem pelo homem, nada lhes faltaria. grandes armazens comunitários todas as cidades , vilas, e aldeias os teriam, e se encarregariam da distribuição e ao domicilio, do que era produzido, e era um bem comum. quem se quizesse dar ao trabalho, só tinha de se dirigir a um deles, tal como se vai fazer compras ao supermercado, e iria buscar os bens em necessidade., fosse alimentos ou vestuário, ou um eletrodomestico, ou uma viatura. fosse o que fosse, e para todos os gostos. e isto a nivel mundial. e seriamos finalmente iguais em deveres e em direitos. e teriamos um mundo melhor que este onde vegetamos. não tenho a veleidade de querer um mundo perfeito. isso sim é uma utopia, mas um mundo melhor, é possível, basta o homem saber rspeitar o direito do semelhante, e deixar de ser ganancioso. será que voçês são capazes? finalmente teriamos paz e tranquilidade nas nossas vidas. até os desertos dariam frutos. e com a nossa imaginatividade, partiriamos então á conquista de outros mundos que pudessem ser habitados, e onde pudessemos extrair matérias primas em falta no nosso planeta. não será esse o nosso futuro?
    nova ordem mundial, é precisa urgente, ela é a solução.

  2. Caro Alberto – Muita bonita a sua dissertação, só é pena que não seja mais do que isso ou seja, boas intenções mas estou consigo ainda que nada seja possivel alterar e isto acontece há milhões de anos, desque que o “bicho” homem se começou a desenvolver ,estas desumanidades acontecem.
    Já agora noutra história como aquela da vaca que voa, gostaria de saber se aquele sociologo ? que dá pelo nome de Elisio Estanque, não terá mesmo estanquado o cérebro ? A que partido pertence este homo sapiens ? Será que este cavalheiro acredita mesmo no que está a dizer ou só mandou uns “bitaites” para o ar ?

  3. Bodes e vacas, mugindo muitas vezes e ao mesmo tempo, talvez se convençam que as vacas voam mesmo. Estão é a avacalhar a seriedade política!

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …