Cientistas descobrem uma antiga “autoestrada” gigante no fundo do oceano

Há 500 milhões de anos, um antigo mar cobria o que é hoje parte do Canadá. Acreditava-se que este fundo oceânico fosse uma zona morta, desprovida do oxigénio necessário para sustentar a vida.

Mas, ao que parece, minúsculos vermes viveram bastante felizes nestes sedimentos oceânicos – até criaram a sua própria “autoestrada” de túneis, escavando o solo.

Vestígios destes túneis fossilizados foram encontrados em rochas recolhidas há décadas nas Montanhas Mackenzie, no Canadá, nos Territórios do Noroeste. Mas os cientistas descobriram mais recentemente os minúsculos túneis, depois de reanalisá-los, relataram num novo estudo publicado na revista Geology.

A descoberta lança luz sobre os ecossistemas oceânicos da região durante a era cambriana (543 milhões a 490 milhões de anos atrás), sugerindo que estes ambientes podem abrigar mais oxigénio – e mais vida – do que o esperado.

Os túneis que os vermes deixaram na rocha não eram visíveis a olho nu e foram detetados por acaso, disse Brian Pratt, professor de ciências geológicas da Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Saskatchewan.

Pratt e o co-autor Julien Kimmig, gerente de coleções de paleontologia de invertebrados do Instituto de Biodiversidade e Museu de História Natural da Universidade do Kansas, encontraram os túneis enquanto colaboravam noutro estudo publicado em 2018. Pratt e Kimmig estavam a preparar amostras para o estudo de 2018 quando descobriram algo que nunca tinham visto antes.

“Eu notei uma pequena variação nas sombras”, disse Pratt. Ele humedeceu a superfície lisa de uma amostra de rocha com álcool, digitalizou-a e melhorou o brilho e o contraste da imagem. De repente, apareceu “um tumulto de tocas”. Algumas áreas foram cruzadas por apenas alguns túneis, mas outras partes da rocha foram “completamente reviradas” pelas atividades dos vermes.

As formas de túnel preservadas foram excecionalmente bem definidas e não entraram em colapso, sugerindo que o sedimento em torno delas era firme.

Em largura, os túneis mediam entre 0,5 a 15 milímetros, feitos por vermes que variavam entre cerca de um milímetro de comprimento ao tamanho do dedo, de acordo com o estudo. A maioria das tocas era minúscula, escavada por vermes que vasculhavam os sedimentos do oceano em busca de matéria orgânica para comer.

Também contidos na rocha estavam os corpos preservados de vermes e “fezes grandes” contendo fragmentos de tecidos do corpo que provavelmente pertenciam a outros vermes que foram comidos.

Esta evidência mostra um antigo habitat do fundo do mar, num ecossistema oceânico que era muito mais rico – em oxigénio e espécies – do que o esperado.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lei de segurança nacional. Taiwan teme ser próximo alvo da China (e Hong Kong pode ser o novo Tibete)

A decisão de Pequim em impor a Hong Kong uma lei draconiana sobre segurança faz crescer os receios de que Taiwan possa ser o próximo alvo da República Popular da China. Por outro lado, teme-se …

Patrick Mahomes assina o maior contrato da história do desporto: 10 anos por 446 milhões

O jogador de futebol americano Patrick Mahomes fez história ao assinar o maior contrato de sempre do mundo do desporto. O quarterback dos Kansas City Chiefs renovou por dez temporadas, num valor total de 446 …

Centeno rejeita conflito de interesses. “Não conseguia emprego em Portugal nas próximas décadas"

O antigo ministro das Finanças está esta quarta-feira a ser ouvido no Parlamento, naquela que é a sua primeira grande prova de fogo no caminho que terá que percorrer até chegar ao cargo de governador …

Centenas de holandeses nas ruas de Albufeira. GNR obrigada a intervir

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou, no domingo, dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas, em Albufeira, no Algarve, por desrespeito das regras impostas devido à pandemia da Covid-19, disse esta terça-feira …

Soares atravessou jejum de golos, mas há uma estatística em que ninguém o bate

O avançado portista Tiquinho Soares é o jogador que mais golos faz de cabeça, em Portugal e na Europa. Esta temporada, já leva sete cabeceamento certeiros. Tiquinho Soares esteve 12 jogos sem marcar qualquer golo com …

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …

Jogo de loucos em Itália. Milan de Ibrahimovic derrota Juve de CR7 com golo português

Cristiano Ronaldo fez o 2-0 para a Juventus em casa do AC Milan, porém, o campeão perdeu 4-2 e desperdiçou a oportunidade de ampliar para 10 os pontos de vantagem para a Lazio, derrotada em …

A maior promessa do futebol alemão pede para sair. Chelsea prepara 100 milhões de euros

O internacional alemão Kai Havertz pediu à direção do Leverkusen para sair este verão. O Chelsea é o principal candidato à contratação do médio, tendo de desembolsar 100 milhões de euros. Kai Havertz é provavelmente a …

"A sombra de Sarkozy" e a filha de imigrantes cabo-verdianos. Novo Governo de Macron vira à direita

É um "Governo mais à direita do que nunca". O desabafo é do líder dos socialistas franceses, Olivier Faure, numa crítica ao Presidente Emmanuel Macron pelas escolhas que fez para o novo Governo do país. …