Tomar antidepressivos durante a gravidez pode alterar o cérebro do bebé

De acordo com um novo estudo, um tipo comum de antidepressivo tomado durante a gravidez pode alterar a estrutura do cérebro do feto.

Há muitas mulheres que experimentam depressão durante a gravidez, seja ela preexistente ou depressão pré-natal.  Claudia Lugo-Candelas, investigadora e docente na Universidade de Columbia, conduziu um novo estudo que conclui que um tipo comum de antidepressivo tomado durante a gravidez pode alterar a estrutura do cérebro do bebé, ainda em desenvolvimento.

Estamos a falar dos antidepressivos conhecidos como inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRI), comercializados desde o final da década de 1980.

Além de estudar os efeitos dos antidepressivos em ratos, os investigadores analisaram também cérebros de bebés cujas mães haviam tomado algum SSRI durante a gravidez.

Dos 98 recém-nascidos estudados, 16 mães sofriam de depressão e estavam a ser tratadas durante a gravidez com SSRI, 21 padeciam da doença mas não estavam a receber qualquer tipo de tratamento e 61 mães não tinham histórico de depressão. Todos os bebés estavam fisicamente saudáveis.

Mas quando os cérebros foram analisados numa máquina de ressonância magnética, os cientistas aperceberam-se de que os recém-nascidos expostos aos SSRI têm um maior volume de massa cinzenta e maior conectividade estrutural da substância branca na amígdala e no córtex insular em comparação com os bebés que não estiveram expostos.

Estas regiões do cérebro são geralmente a base onde se formam os sentimentos humanos inatos, como o medo e a motivação, e que determinam o humor.

No entanto, não se sabe o que estes resultados significam. Embora um volume maior de massa cinzenta tenha sido associado à ansiedade, um volume menor também já foi associado à mesma condição. Assim, é inteiramente possível que tanto o aumento quanto o volume reduzido de massa cinzenta possam afetar a saúde mental.

“Felizmente, estes resultados apontam para o facto de que algo se está a passar”, afirma Lugo-Candelas. “Ainda não sabemos ao certo o que estes dados significam, ou a sua influência na vida adulta destes bebés, mas é algo que vamos continuar a investigar”.

O estudo foi publicado no JAMA Pediatrics, no dia 9 de abril.

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …

Tribunal diz que ausência de resistência de vítima de violação é "desejo de sobreviver"

Quando as vítimas não resistem, revelam "o desejo de sobreviver a uma situação cujo controlo não detêm", adotando um comportamento de preservação, diz o Tribunal da Relação de Lisboa. O Tribunal da Relação de Lisboa considerou …

Draghi abre a porta a cortes nas taxas de juro

Mario Draghi afirmou esta terça-feira que se o objetivo de ficar abaixo dos 2% de inflação estiver ameaçado, "estímulos adicionais serão necessários". O presidente do BCE admitiu mesmo uma descida das taxas. O presidente do BCE, Mario …

SNS dá “sinais de cansaço” e tem sistema “que não é amigo do cidadão”

A Convenção Nacional da Saúde concluiu esta terça-feira que o SNS “dá sinais de cansaço” e avisa que os portugueses “não podem ter listas de espera de anos” por consultas ou cirurgias, nem ter “enormes …

Violência doméstica: sobe para 16 o número de mulheres mortas em 2019

O número de mulheres mortas desde o início do ano em contexto de violência doméstica subiu para 16, segundo a contabilidade feita pelo Público com base nas notícias publicadas sobre o assunto. O número exclui …

Costa garante que Miguel nunca pediu ajuda ao Governo. Mas assegurou todo o "apoio diplomático e consular"

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que o Governo nunca foi contactado por Miguel Duarte, jovem que está a ser investigado em Itália por suspeita de ajuda à imigração ilegal, mas assegurou todo o "apoio diplomático …