Anticorpos contra o SARS-CoV-2 presentes em 15,5% dos portugueses. A maioria por infeção

Estela Silva / Lusa

A feira semanal de Espinho reabriu hoje com a venda de todo o tipo de bens

A percentagem da população residente em Portugal, entre os 1 e os 80 anos, com “prevalência de anticorpos específicos contra SARS-CoV-2 foi de 15,5%, sendo 13,5% conferida por infeção”, revelaram os resultados preliminares da segunda fase do Inquérito Serológico Nacional COVID-19 (ISN COVID-19).

Em comunicado, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) indicou que as regiões Norte, Lisboa e Vale do Tejo, Centro e Alentejo observaram “uma maior seroprevalência”, segundo dados segunda fase do inquérito, que incluiu 8463 pessoas, recrutadas entre 02 de fevereiro e 31 de março de 2021, citado pelo Diário de Notícias.

“Destaca-se a seroprevalência mais elevada na população adulta em idade ativa e mais baixa no grupo entre os 70 e os 79 anos”, mostrou ainda o inquérito, acrescentando que a seroprevalência estimada para os grupos etários abaixo dos 20 anos não é inferior à da população adulta.

Entre os vacinados, “a proporção de pessoas com anticorpos específicos contra SARS-CoV-2 foi de 74,9%, valor que aumentou para 98,5% quando consideradas apenas as pessoas vacinadas com duas doses há pelo menos 7 dias”.

Estas estimativas, continuou, “devem ser interpretadas com cautela, dado o reduzido número de pessoas vacinadas”, embora estes dados confirmem “o efeito esperado de aumento da imunidade populacional contra SARS-CoV-2 à medida que o programa de vacinação for sendo implementado”.

A vacinação é considerada o principal instrumento para o país alcançar a imunidade de grupo. Os últimos dados das autoridades de saúde revelaram que já foram vacinadas em Portugal 2 900 151 pessoas, das quais 786 452 já com as duas doses.

O inquérito foi desenvolvido pelos departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infecciosas do INSA, pela Associação Nacional de Laboratórios Clínicos, pela Associação Portuguesa de Analistas Clínicos e com 33 Unidades do Serviço Nacional de Saúde.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Poiares Maduro diz que crise política será “responsabilidade” de Costa - e deixa duras críticas a Rio

Miguel Poiares Maduro considera que geringonça criou uma bipolarização no país. O ex-ministro de Pedro Passos Coelho responsabiliza o primeiro-ministro caso haja uma crise política em Portugal. Numa entrevista ao Diário de Notícias, o jurista refere …

Abdul Fatawu Issahaku, futebolista ganês de 17 anos.

Sporting contrata pérola africana que esteve perto de assinar pelo Liverpool

O Sporting terá assegurado a contratação de Abdul Fatawu Issahaku, jovem promessa de 17 anos que estava a ser seguido pelo Liverpool. No Gana, fala-se que Abdul Fatawu Issahaku, extremo ganês de 17 anos que foi …

Com recados de Merkel sobre a Polónia e as migrações em cima da mesa, líderes da UE encerram Conselho Europeu

Ainda sem uma resolução definitiva sobre o Estado de Direito da Polónia, a chanceler alemã deixou recados no seu 107º e último Conselho Europeu. A questão das migrações é um dos temas na agenda no …

Política do "logo se vê" deixa Lisboa noturna ao deus-dará

Os moradores do Bairro Alto mostram-se descontentes com o estado atual da vida noturna na capital portuguesa, onde consideram haver um desgoverno. A vida noturna regressou quase totalmente no início deste mês, com os bares a …

Europa em alerta: Casos de covid-19 sobem a pique. Países de leste sofrem com baixa vacinação

Pandemia volta a ganhar força na Europa. Reino Unido, Rússia e vários países do leste europeu, com baixas taxas de vacinação, voltaram a bater máximos de infeções e mortes por covid-19. Numa altura em que o …

Homicídio no metro das Laranjeiras. Suspeitos estudam, vivem em famílias "normais" e pertencem a gangue

A Polícia Judiciária (PJ) já deteve o quarto suspeito da morte de um jovem de 19 anos no metro das Laranjeiras, em Lisboa. O crime terá sido motivado por provocações nas redes sociais entre gangues …

José Mourinho

6-1: a maior derrota de sempre de Mourinho (e as piadas de sempre)

Roma foi surpreendida no terreno do pouco conhecido FK Bodø/Glimt, na Liga Conferência Europa. Bodø/Glimt 6-1 AS Roma. Este foi provavelmente o resultado mais surpreendente nesta época, no futebol europeu. O Benfica, por exemplo, já tinha surpreendido …

Filipa Martins, ginasta do Acro Clube da Maia na modalidade de barras fixas.

Filipa Martins conquista um inédito 7.º lugar nos Mundiais de ginástica artística

A portuguesa Filipa Martins conseguiu esta quinta-feira a melhor classificação de sempre da ginástica artística lusa ao terminar na sétima posição e com um diploma o concurso completo dos Mundiais da modalidade, que decorrem no …

Descoberta revolucionária mostra que há 1.000 anos os Vikings estavam presentes na América do Norte

Novas evidências arqueológicas permitiram aos cientistas redefinir a linha do tempo para a presença Viking na América do Norte. O primeiro assentamento permanente de Vikings na América do Norte - conhecido como L'Anse aux Meadows - …

Hulk revela episódio que o desviou do Atlético de Madrid para o FC Porto

Hulk, antigo jogador do FC Porto, revela o episódio que o levou a assinar pelo emblema do Dragão, numa altura em que também estava a ser seguido pelo Atlético de Madrid. O nome de Hulk ainda …