Anticorpo produzido por lamas pode neutralizar o novo coronavírus

A ajuda no combate à pandemia de covid-19 pode vir do sítio mais inesperado: dos lamas. Uma equipa de investigadores descobriu que um anticorpo especial produzido por lamas pode neutralizar o novo coronavírus.

O anticorpo em causa liga-se firmemente a uma proteína essencial no novo coronavírus. Essa proteína, de acordo com o Tech Explorist, permite que a infeção entre nas células hospedeiras.

É aqui que o anticorpo dos lamas entra e alegadamente impede vírus que exibem esta proteína de infetar células em cultura. O estudo está disponível online como “pré-prova”, o que significa que já foi revisto por pares, mas está a passar por uma formatação final. A investigação será publicada, esta semana, na revista científica Cell.

Quando os sistemas imunitários dos lamas detetam ameaças produzem dois tipos de anticorpos: um semelhante aos dos humanos e outro que tem cerca de um quarto do tamanho. Estes últimos, por serem menores, podem ser nebulizados e utilizados num inalador.

“Isto torna-os potencialmente interessantes como um medicamento para um patogénico respiratório, porque você está a administrá-lo diretamente no local da infeção“, explica o coautor do estudo, Daniel Wrapp.

“Este é um dos primeiros anticorpos conhecidos por neutralizar o SARS-CoV-2“, disse, por sua vez, Jason McLellan, coautor do estudo, referindo-se ao vírus que causa a covid-19.

A equipa está agora a preparar-se para realizar estudos pré-clínicos em animais como hamsters ou primatas, com a esperança de realizar testes em humanos no futuro. O objetivo é desenvolver um tratamento que ajude as pessoas logo após a infeção pelo novo coronavírus, explicam os investigadores em comunicado de imprensa.

“As vacinas precisam de ser administradas um ou dois meses antes da infeção para oferecer proteção”, disse McLellan. “Com as terapias com anticorpos, você está a dar diretamente a alguém os anticorpos protetores e, imediatamente após o tratamento, eles devem ficar protegidos. Os anticorpos também podem ser usados para tratar alguém que já está doente, para diminuir a gravidade da doença“.

Desta forma, idosos e profissionais de saúde podem beneficiar desta proteção imediata, caso se venha a comprovar.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …

O parasita da malária tem o seu próprio relógio interno

Um novo estudo acaba de revelar que, mesmo quando cultivados fora do corpo, os parasitas da malária conseguem manter o seu ritmo. Quando uma pessoa contrai malária, acontece uma dança rítmica dentro do corpo. Os sinais …

Maduro e Guaidó juntam-se na luta contra a pandemia. EUA acusam país de impedir voos humanitários

O governo do Presidente venezuelano e o líder da oposição Juan Guaidó acordaram procurar conjuntamente fundos para combater a pandemia da covid-19 na Venezuela, de acordo com um documento divulgado esta terça-feira na televisão oficial. No …

Marítimo "aplaude" Costa no espectáculo de Bruno Nogueira e pede adeptos nos Estádios

Com recurso a fotografias de António Costa no Campo Pequeno, a assistir ao espectáculo "Deixem o pimba em paz" de Bruno Nogueira, o Marítimo "aplaude" o gesto do primeiro-ministro e apela a que o futebol …

Sexta extinção em massa cada vez mais próxima. Mais de 500 vertebrados estão em risco

Uma sexta extinção em massa está cada vez mais perto, alertam os cientistas. Mais de 500 espécies de vertebrados estão sob ameaça de extinção devido aos seres humanos. Em 2015, o biólogo da Universidade de Stanford …

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …