Anticorpo produzido por lamas pode neutralizar o novo coronavírus

A ajuda no combate à pandemia de covid-19 pode vir do sítio mais inesperado: dos lamas. Uma equipa de investigadores descobriu que um anticorpo especial produzido por lamas pode neutralizar o novo coronavírus.

O anticorpo em causa liga-se firmemente a uma proteína essencial no novo coronavírus. Essa proteína, de acordo com o Tech Explorist, permite que a infeção entre nas células hospedeiras.

É aqui que o anticorpo dos lamas entra e alegadamente impede vírus que exibem esta proteína de infetar células em cultura. O estudo está disponível online como “pré-prova”, o que significa que já foi revisto por pares, mas está a passar por uma formatação final. A investigação será publicada, esta semana, na revista científica Cell.

Quando os sistemas imunitários dos lamas detetam ameaças produzem dois tipos de anticorpos: um semelhante aos dos humanos e outro que tem cerca de um quarto do tamanho. Estes últimos, por serem menores, podem ser nebulizados e utilizados num inalador.

“Isto torna-os potencialmente interessantes como um medicamento para um patogénico respiratório, porque você está a administrá-lo diretamente no local da infeção“, explica o coautor do estudo, Daniel Wrapp.

“Este é um dos primeiros anticorpos conhecidos por neutralizar o SARS-CoV-2“, disse, por sua vez, Jason McLellan, coautor do estudo, referindo-se ao vírus que causa a covid-19.

A equipa está agora a preparar-se para realizar estudos pré-clínicos em animais como hamsters ou primatas, com a esperança de realizar testes em humanos no futuro. O objetivo é desenvolver um tratamento que ajude as pessoas logo após a infeção pelo novo coronavírus, explicam os investigadores em comunicado de imprensa.

“As vacinas precisam de ser administradas um ou dois meses antes da infeção para oferecer proteção”, disse McLellan. “Com as terapias com anticorpos, você está a dar diretamente a alguém os anticorpos protetores e, imediatamente após o tratamento, eles devem ficar protegidos. Os anticorpos também podem ser usados para tratar alguém que já está doente, para diminuir a gravidade da doença“.

Desta forma, idosos e profissionais de saúde podem beneficiar desta proteção imediata, caso se venha a comprovar.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …

Teletrabalho sim, confinamento não. O que vai sair do Conselho de Ministros de sábado

O Conselho de Ministro reúne no próximo sábado para discutir novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus e em cima da mesa está o regresso ao teletrabalho e medidas de restrição à circulação. A …

Conselho de Disciplina instaura dois processos disciplinares a Varandas

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou, esta quinta-feira, dois processos disciplinares ao presidente do Sporting, na sequência das declarações proferidas sobre o seu homólogo do FC Porto e das …

Há infetados que escondem a doença com medo de perder o salário

O médico António Pais Lacerda, diretor do serviço de Medicina Interna II do Hospital Santa Maria, em Lisboa, alerta que o medo de perder salário ou emprego leva pessoas infetadas com o novo coronavírus …

Tottenham perde frente ao Antuérpia. Mourinho "rasga" equipa: "Queria fazer 11 substituições ao intervalo"

O Tottenham perdeu esta quinta-feira frente ao Antuérpia, na segunda jornada da Liga Europa de futebol, levando o treinador português José Mourinho a criticar a sua equipa. "Queria fazer 11 substituições ao intervalo", admitiu. No …