As alterações climáticas estão a tornar a Antártida verde

Cientistas concluíram que a vida vegetal está a crescer no continente gelado da Antártida devido às alterações climáticas, revela um estudo publicado esta quinta-feira na revista Current Biology.

Depois de há algumas semanas uma equipa internacional de investigadores ter revelado  que o Ártico está a ficar verde a uma velocidade alarmante (e descoberto a razão), a Antártida não quis ficar atrás. Também está a ficar verde, e a razão é basicamente a mesma.

Poucas plantas vivem na Antártida, mas os cientistas que estudam musgos detetaram um aumento significativo da atividade biológica no continente nos últimos 50 anos.

Para o estudo, a equipa de investigadores das universidades britânicas de Exeter e Cambridge, analisou núcleos de bancos de musgo bem preservados na Antártida, numa extensão de cerca de 643,73 quilómetros, e dados documentados dos últimos 150 anos.

Os cientistas estudaram em pormenor cinco núcleos de três locais, tendo concluído que houve alterações biológicas importantes na península antártica no último meio século.

Segundo um dos autores do estudo, Matt Amesbury, da Universidade de Exeter, o aumento da temperatura verificado na Antártida nos últimos 50 anos teve “um efeito dramático no crescimento dos bancos de musgo” no continente gelado.

A continuar a aumentar a temperatura, ainda que de forma moderada, e a crescer o degelo, a Antártida “será um lugar mais verde no futuro”, sustentou.

A equipa científica pretende, numa nova investigação, recuar mais no tempo e avaliar até que ponto as alterações climáticas afetaram os ecossistemas na Antártida antes de a atividade humana provocar o aquecimento global.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Acho incrivel alguem ainda acreditar na treta pegada de “alterações climáticas”,
    não á muito davam lhe o nome propagandistico de “aquecimento global”
    mas quando alguem colocou factos a comprovar que a terra está e vai ainda mais nos proximos
    15 anos arrefecer drásticamente olhai e adorai sai a Neo Treta Agenda 2030..
    Já existem fotos da Antartica a comportar vida desde 1938 pois o que não falta
    são provas scientificas e fotográficas.. achavam mesmo que as frota navais estacionadas na
    Antartica servem para proteger peixes e lismos? (não falemos das estações HAARP que qualquer
    pessoa facilmente as ve acedendo ao registo de fotos de alta altitude da mesma zona em questão..)
    “Operation Ritcher 1938” senhoras e senhores..esse é o ponto de partida para se achar o fio á meada..

    • Uma coisa é certa: entre “as alterações climáticas são uma treta que nunca existiu” e “as alterações climáticas estão a matar o planeta”, uma destas frases é verdade, a outra é uma orquestrada conspiração de fake news.
      Não há nenhum meio termo. Uma é uma teia de mentiras subsidiadas por interesses ocultos. A outra é a verdade.
      Cada um escolhe em quem acredita. E toda a gente é livre de acreditar nas fabricações que quiser – se estiver vivo para o fazer.

    • Caro Fernando Gomes, quando se fala em alterações climáticas, fala-se na mudança dos padrões de fenómenos como a precipitação, o vento, a temperatura, etc. quer em relação à sua intensidade quer em relação à sua frequência ou região onde ocorrem. No processo inquestionável do aquecimento global (temperatura média do globo, grosso modo), há efetivamente regiões que sofrem de um arrefecimento, quando outras são severamente castigadas pela seca. Em relação ao “aquecimento global”, não confunda: trata-se de uma das alterações que se integram no conjunto das alterações climáticas, cuja origem se relaciona grandemente com as emissões de gases com efeito de estufa.

  2. LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL…
    Eu já estava há espera deste tipo de comentários…
    É impressionante como a ignorância ainda prevalece por este mundo (país) fora…
    Os dados estão aí… as porcarias estão a acontecer… mas estes “trumpistas” continuam a querer tapar o Sol com a peneira…
    Chega a haver gente que não percebe nada disto que não sabe que o “aquecimento global” faz parte das “alterações climáticas”… Impressionante… Arre que é preciso…

RESPONDER

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …