As alterações climáticas estão a tornar a Antártida verde

Cientistas concluíram que a vida vegetal está a crescer no continente gelado da Antártida devido às alterações climáticas, revela um estudo publicado esta quinta-feira na revista Current Biology.

Depois de há algumas semanas uma equipa internacional de investigadores ter revelado  que o Ártico está a ficar verde a uma velocidade alarmante (e descoberto a razão), a Antártida não quis ficar atrás. Também está a ficar verde, e a razão é basicamente a mesma.

Poucas plantas vivem na Antártida, mas os cientistas que estudam musgos detetaram um aumento significativo da atividade biológica no continente nos últimos 50 anos.

Para o estudo, a equipa de investigadores das universidades britânicas de Exeter e Cambridge, analisou núcleos de bancos de musgo bem preservados na Antártida, numa extensão de cerca de 643,73 quilómetros, e dados documentados dos últimos 150 anos.

Os cientistas estudaram em pormenor cinco núcleos de três locais, tendo concluído que houve alterações biológicas importantes na península antártica no último meio século.

Segundo um dos autores do estudo, Matt Amesbury, da Universidade de Exeter, o aumento da temperatura verificado na Antártida nos últimos 50 anos teve “um efeito dramático no crescimento dos bancos de musgo” no continente gelado.

A continuar a aumentar a temperatura, ainda que de forma moderada, e a crescer o degelo, a Antártida “será um lugar mais verde no futuro”, sustentou.

A equipa científica pretende, numa nova investigação, recuar mais no tempo e avaliar até que ponto as alterações climáticas afetaram os ecossistemas na Antártida antes de a atividade humana provocar o aquecimento global.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Acho incrivel alguem ainda acreditar na treta pegada de “alterações climáticas”,
    não á muito davam lhe o nome propagandistico de “aquecimento global”
    mas quando alguem colocou factos a comprovar que a terra está e vai ainda mais nos proximos
    15 anos arrefecer drásticamente olhai e adorai sai a Neo Treta Agenda 2030..
    Já existem fotos da Antartica a comportar vida desde 1938 pois o que não falta
    são provas scientificas e fotográficas.. achavam mesmo que as frota navais estacionadas na
    Antartica servem para proteger peixes e lismos? (não falemos das estações HAARP que qualquer
    pessoa facilmente as ve acedendo ao registo de fotos de alta altitude da mesma zona em questão..)
    “Operation Ritcher 1938” senhoras e senhores..esse é o ponto de partida para se achar o fio á meada..

    • Uma coisa é certa: entre “as alterações climáticas são uma treta que nunca existiu” e “as alterações climáticas estão a matar o planeta”, uma destas frases é verdade, a outra é uma orquestrada conspiração de fake news.
      Não há nenhum meio termo. Uma é uma teia de mentiras subsidiadas por interesses ocultos. A outra é a verdade.
      Cada um escolhe em quem acredita. E toda a gente é livre de acreditar nas fabricações que quiser – se estiver vivo para o fazer.

    • Caro Fernando Gomes, quando se fala em alterações climáticas, fala-se na mudança dos padrões de fenómenos como a precipitação, o vento, a temperatura, etc. quer em relação à sua intensidade quer em relação à sua frequência ou região onde ocorrem. No processo inquestionável do aquecimento global (temperatura média do globo, grosso modo), há efetivamente regiões que sofrem de um arrefecimento, quando outras são severamente castigadas pela seca. Em relação ao “aquecimento global”, não confunda: trata-se de uma das alterações que se integram no conjunto das alterações climáticas, cuja origem se relaciona grandemente com as emissões de gases com efeito de estufa.

  2. LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL…
    Eu já estava há espera deste tipo de comentários…
    É impressionante como a ignorância ainda prevalece por este mundo (país) fora…
    Os dados estão aí… as porcarias estão a acontecer… mas estes “trumpistas” continuam a querer tapar o Sol com a peneira…
    Chega a haver gente que não percebe nada disto que não sabe que o “aquecimento global” faz parte das “alterações climáticas”… Impressionante… Arre que é preciso…

RESPONDER

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …