As alterações climáticas estão a tornar a Antártida verde

Cientistas concluíram que a vida vegetal está a crescer no continente gelado da Antártida devido às alterações climáticas, revela um estudo publicado esta quinta-feira na revista Current Biology.

Depois de há algumas semanas uma equipa internacional de investigadores ter revelado  que o Ártico está a ficar verde a uma velocidade alarmante (e descoberto a razão), a Antártida não quis ficar atrás. Também está a ficar verde, e a razão é basicamente a mesma.

Poucas plantas vivem na Antártida, mas os cientistas que estudam musgos detetaram um aumento significativo da atividade biológica no continente nos últimos 50 anos.

Para o estudo, a equipa de investigadores das universidades britânicas de Exeter e Cambridge, analisou núcleos de bancos de musgo bem preservados na Antártida, numa extensão de cerca de 643,73 quilómetros, e dados documentados dos últimos 150 anos.

Os cientistas estudaram em pormenor cinco núcleos de três locais, tendo concluído que houve alterações biológicas importantes na península antártica no último meio século.

Segundo um dos autores do estudo, Matt Amesbury, da Universidade de Exeter, o aumento da temperatura verificado na Antártida nos últimos 50 anos teve “um efeito dramático no crescimento dos bancos de musgo” no continente gelado.

A continuar a aumentar a temperatura, ainda que de forma moderada, e a crescer o degelo, a Antártida “será um lugar mais verde no futuro”, sustentou.

A equipa científica pretende, numa nova investigação, recuar mais no tempo e avaliar até que ponto as alterações climáticas afetaram os ecossistemas na Antártida antes de a atividade humana provocar o aquecimento global.

Lusa ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Acho incrivel alguem ainda acreditar na treta pegada de “alterações climáticas”,
    não á muito davam lhe o nome propagandistico de “aquecimento global”
    mas quando alguem colocou factos a comprovar que a terra está e vai ainda mais nos proximos
    15 anos arrefecer drásticamente olhai e adorai sai a Neo Treta Agenda 2030..
    Já existem fotos da Antartica a comportar vida desde 1938 pois o que não falta
    são provas scientificas e fotográficas.. achavam mesmo que as frota navais estacionadas na
    Antartica servem para proteger peixes e lismos? (não falemos das estações HAARP que qualquer
    pessoa facilmente as ve acedendo ao registo de fotos de alta altitude da mesma zona em questão..)
    “Operation Ritcher 1938” senhoras e senhores..esse é o ponto de partida para se achar o fio á meada..

    • Uma coisa é certa: entre “as alterações climáticas são uma treta que nunca existiu” e “as alterações climáticas estão a matar o planeta”, uma destas frases é verdade, a outra é uma orquestrada conspiração de fake news.
      Não há nenhum meio termo. Uma é uma teia de mentiras subsidiadas por interesses ocultos. A outra é a verdade.
      Cada um escolhe em quem acredita. E toda a gente é livre de acreditar nas fabricações que quiser – se estiver vivo para o fazer.

    • Caro Fernando Gomes, quando se fala em alterações climáticas, fala-se na mudança dos padrões de fenómenos como a precipitação, o vento, a temperatura, etc. quer em relação à sua intensidade quer em relação à sua frequência ou região onde ocorrem. No processo inquestionável do aquecimento global (temperatura média do globo, grosso modo), há efetivamente regiões que sofrem de um arrefecimento, quando outras são severamente castigadas pela seca. Em relação ao “aquecimento global”, não confunda: trata-se de uma das alterações que se integram no conjunto das alterações climáticas, cuja origem se relaciona grandemente com as emissões de gases com efeito de estufa.

  2. LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL…
    Eu já estava há espera deste tipo de comentários…
    É impressionante como a ignorância ainda prevalece por este mundo (país) fora…
    Os dados estão aí… as porcarias estão a acontecer… mas estes “trumpistas” continuam a querer tapar o Sol com a peneira…
    Chega a haver gente que não percebe nada disto que não sabe que o “aquecimento global” faz parte das “alterações climáticas”… Impressionante… Arre que é preciso…

RESPONDER

Governo negoceia com Bruxelas injeção de 200 milhões de euros na TAP

O Executivo estará a negociar uma injeção estatal imediata na TAP que permita fazer pagamentos urgentes, como salários a trabalhadores e pagamento a fornecedores. Segundo o Jornal Económico, o Governo está a negociar com a Comissão Europeia …

O canibalismo mútuo pode ser a chave do sucesso da relação destas baratas

Estas baratas são um dos poucos insetos que se suspeita acasalarem com o mesmo parceiro até ao fim da sua existência. O segredo deste amor duradouro? Um bocadinho de canibalismo mútuo. De acordo com o site …

Cronista do “Observador" é o autor do falso plano de desconfinamento (mas não sabe quem o divulgou)

Carlos Macedo e Cunha, cronista convidado do jornal digital Observador, é o autor do plano de desconfinamento que foi posto a circular nas redes sociais, mas garante desconhecer como é que o documento se tornou …

Governo está a analisar alterações à Lei do Ruído pedidas por Marcelo (mas admite "ser difícil")

Após ignorar o pedido feito pelo Presidente da República no decreto que renovou o estado de emergência há duas semanas, o Governo anunciou estar a analisar alterações à Lei do Ruído neste novo decreto. Há duas …

Santana Lopes não vai ser candidato do PSD à Figueira da Foz

O ex-primeiro-ministro não vai ser o candidato do PSD à Câmara da Figueira da Foz, avançou o jornal digital Observador esta sexta-feira. Segundo o jornal online Observador, havia quem quisesse Pedro Santana Lopes como candidato do …

O segredo para a investigação do cancro pode estar escondido nas baleias

Algumas espécies de baleias vivem durante muitos anos graças a genes supressores de tumores duplicados. Esta descoberta pode ajudar na investigação sobre cancro em humanos. Um novo estudo sugere que o tamanho gigantesco das baleias não …

Passos Coelho cancela participação em fórum para afastar "especulações infundadas" sobre o seu regresso

O antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, decidiu cancelar a presença numa conversa via Zoom agendada para 25 de março, inserida num ciclo denominado “Repensar Portugal”. Esta quinta-feira, o semanário Expresso adiantou que o antigo primeiro-ministro Pedro …

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …