As alterações climáticas estão a tornar a Antártida verde

Cientistas concluíram que a vida vegetal está a crescer no continente gelado da Antártida devido às alterações climáticas, revela um estudo publicado esta quinta-feira na revista Current Biology.

Depois de há algumas semanas uma equipa internacional de investigadores ter revelado  que o Ártico está a ficar verde a uma velocidade alarmante (e descoberto a razão), a Antártida não quis ficar atrás. Também está a ficar verde, e a razão é basicamente a mesma.

Poucas plantas vivem na Antártida, mas os cientistas que estudam musgos detetaram um aumento significativo da atividade biológica no continente nos últimos 50 anos.

Para o estudo, a equipa de investigadores das universidades britânicas de Exeter e Cambridge, analisou núcleos de bancos de musgo bem preservados na Antártida, numa extensão de cerca de 643,73 quilómetros, e dados documentados dos últimos 150 anos.

Os cientistas estudaram em pormenor cinco núcleos de três locais, tendo concluído que houve alterações biológicas importantes na península antártica no último meio século.

Segundo um dos autores do estudo, Matt Amesbury, da Universidade de Exeter, o aumento da temperatura verificado na Antártida nos últimos 50 anos teve “um efeito dramático no crescimento dos bancos de musgo” no continente gelado.

A continuar a aumentar a temperatura, ainda que de forma moderada, e a crescer o degelo, a Antártida “será um lugar mais verde no futuro”, sustentou.

A equipa científica pretende, numa nova investigação, recuar mais no tempo e avaliar até que ponto as alterações climáticas afetaram os ecossistemas na Antártida antes de a atividade humana provocar o aquecimento global.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Acho incrivel alguem ainda acreditar na treta pegada de “alterações climáticas”,
    não á muito davam lhe o nome propagandistico de “aquecimento global”
    mas quando alguem colocou factos a comprovar que a terra está e vai ainda mais nos proximos
    15 anos arrefecer drásticamente olhai e adorai sai a Neo Treta Agenda 2030..
    Já existem fotos da Antartica a comportar vida desde 1938 pois o que não falta
    são provas scientificas e fotográficas.. achavam mesmo que as frota navais estacionadas na
    Antartica servem para proteger peixes e lismos? (não falemos das estações HAARP que qualquer
    pessoa facilmente as ve acedendo ao registo de fotos de alta altitude da mesma zona em questão..)
    “Operation Ritcher 1938” senhoras e senhores..esse é o ponto de partida para se achar o fio á meada..

    • Uma coisa é certa: entre “as alterações climáticas são uma treta que nunca existiu” e “as alterações climáticas estão a matar o planeta”, uma destas frases é verdade, a outra é uma orquestrada conspiração de fake news.
      Não há nenhum meio termo. Uma é uma teia de mentiras subsidiadas por interesses ocultos. A outra é a verdade.
      Cada um escolhe em quem acredita. E toda a gente é livre de acreditar nas fabricações que quiser – se estiver vivo para o fazer.

    • Caro Fernando Gomes, quando se fala em alterações climáticas, fala-se na mudança dos padrões de fenómenos como a precipitação, o vento, a temperatura, etc. quer em relação à sua intensidade quer em relação à sua frequência ou região onde ocorrem. No processo inquestionável do aquecimento global (temperatura média do globo, grosso modo), há efetivamente regiões que sofrem de um arrefecimento, quando outras são severamente castigadas pela seca. Em relação ao “aquecimento global”, não confunda: trata-se de uma das alterações que se integram no conjunto das alterações climáticas, cuja origem se relaciona grandemente com as emissões de gases com efeito de estufa.

  2. LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL…
    Eu já estava há espera deste tipo de comentários…
    É impressionante como a ignorância ainda prevalece por este mundo (país) fora…
    Os dados estão aí… as porcarias estão a acontecer… mas estes “trumpistas” continuam a querer tapar o Sol com a peneira…
    Chega a haver gente que não percebe nada disto que não sabe que o “aquecimento global” faz parte das “alterações climáticas”… Impressionante… Arre que é preciso…

RESPONDER

Família de Prince vai processar hospital que tratou músico dias antes de morrer

A família apresentou o processo por morte por negligência contra um médico e um farmacêutico do Trinity Medical Center, nos Estados Unidos, o hospital que assistiu Prince antes de morrer. Os herdeiros de Prince vão processar …

Acordo suspende julgamento de Rúben Semedo por crime de agressão

O julgamento do futebolista português do Villarreal, por uma alegada agressão no exterior de uma discoteca, foi suspenso, esta terça-feira, para as duas partes chegarem a acordo. Rúben Semedo, de 23 anos, é acusado de agredir …

250 padres vão aprender a exorcizar no Vaticano

Cerca de 250 padres, vindos de 50 países, chegaram a Roma para, entre outras coisas, aprender a identificar uma "possessão demoníaca", ouvir testemunhos de colegas e conhecer os rituais para a "expulsão de demónios". A prática …

Santa Maria impedido de formar internos de otorrino

A Ordem dos Médicos decidiu que o Hospital Santa Maria, em Lisboa, fica impedido de formar internos na especialidade de otorrinolaringologia, confirmou à Lusa o presidente do colégio de especialidade. Artur Condé disse que, "até nova …

Maçã fatiada na mala de mão valeu multa de 500 dólares a passageira

500 dólares, ficar sem o visto "global entry" e ter de ser revistada para o resto da vida foi o preço que Crystal Tadlock teve de pagar por levar uma maçã fatiada na mala de mão. Crystal …

Ex-Presidente Bush hospitalizado um dia após funeral da mulher

O ex-Presidente norte-americano, de 93 anos, foi hospitalizado no Texas no domingo, um dia após as exéquias da mulher, devido a "uma infeção que se disseminou no sangue". "O Presidente Bush foi admitido no hospital Houston …

IKEA avisa clientes por lapso no fabrico de placa de fogão

Uma falha no injetor de um dos bicos de uma placa de fogão vendida pelo IKEA levou o grupo sueco a pedir aos clientes que tenham comprado o produto antes de 1 de janeiro deste …

PS pressionado pelo governo brasileiro por causa de Lula. "É tudo falso"

O professor Boaventura de Sousa Santos garante que Ana Catarina Mendes, faltou a um evento solidário por pressão do governo brasileiro. "É falso", desmente a secretária-geral adjunta do PS. Boaventura Sousa Santos, diretor do Centro de …

Bruxelas multa Altice em 124 milhões de euros por compra da PT Portugal

A Comissão Europeia sanciona a multinacional Altice com o pagamento de uma multa de 124,5 milhões de euros por violação das regras comunitárias, no âmbito da compra da PT Portugal, operação que concretizou antes da …

Com 12 anos, apanhou um comboio, dois aviões e foi para Bali sozinho

Drew, nome fictício, é um menino de 12 anos, natural de Sydney que não gostou de ouvir a mãe a dizer não a uma viagem a Bali. Pôs os pés ao caminho e foi sozinho. Drew, …