As alterações climáticas estão a tornar a Antártida verde

Cientistas concluíram que a vida vegetal está a crescer no continente gelado da Antártida devido às alterações climáticas, revela um estudo publicado esta quinta-feira na revista Current Biology.

Depois de há algumas semanas uma equipa internacional de investigadores ter revelado  que o Ártico está a ficar verde a uma velocidade alarmante (e descoberto a razão), a Antártida não quis ficar atrás. Também está a ficar verde, e a razão é basicamente a mesma.

Poucas plantas vivem na Antártida, mas os cientistas que estudam musgos detetaram um aumento significativo da atividade biológica no continente nos últimos 50 anos.

Para o estudo, a equipa de investigadores das universidades britânicas de Exeter e Cambridge, analisou núcleos de bancos de musgo bem preservados na Antártida, numa extensão de cerca de 643,73 quilómetros, e dados documentados dos últimos 150 anos.

Os cientistas estudaram em pormenor cinco núcleos de três locais, tendo concluído que houve alterações biológicas importantes na península antártica no último meio século.

Segundo um dos autores do estudo, Matt Amesbury, da Universidade de Exeter, o aumento da temperatura verificado na Antártida nos últimos 50 anos teve “um efeito dramático no crescimento dos bancos de musgo” no continente gelado.

A continuar a aumentar a temperatura, ainda que de forma moderada, e a crescer o degelo, a Antártida “será um lugar mais verde no futuro”, sustentou.

A equipa científica pretende, numa nova investigação, recuar mais no tempo e avaliar até que ponto as alterações climáticas afetaram os ecossistemas na Antártida antes de a atividade humana provocar o aquecimento global.

ZAP // Lusa

4 COMENTÁRIOS

  1. Acho incrivel alguem ainda acreditar na treta pegada de “alterações climáticas”,
    não á muito davam lhe o nome propagandistico de “aquecimento global”
    mas quando alguem colocou factos a comprovar que a terra está e vai ainda mais nos proximos
    15 anos arrefecer drásticamente olhai e adorai sai a Neo Treta Agenda 2030..
    Já existem fotos da Antartica a comportar vida desde 1938 pois o que não falta
    são provas scientificas e fotográficas.. achavam mesmo que as frota navais estacionadas na
    Antartica servem para proteger peixes e lismos? (não falemos das estações HAARP que qualquer
    pessoa facilmente as ve acedendo ao registo de fotos de alta altitude da mesma zona em questão..)
    “Operation Ritcher 1938” senhoras e senhores..esse é o ponto de partida para se achar o fio á meada..

    • Uma coisa é certa: entre “as alterações climáticas são uma treta que nunca existiu” e “as alterações climáticas estão a matar o planeta”, uma destas frases é verdade, a outra é uma orquestrada conspiração de fake news.
      Não há nenhum meio termo. Uma é uma teia de mentiras subsidiadas por interesses ocultos. A outra é a verdade.
      Cada um escolhe em quem acredita. E toda a gente é livre de acreditar nas fabricações que quiser – se estiver vivo para o fazer.

    • Caro Fernando Gomes, quando se fala em alterações climáticas, fala-se na mudança dos padrões de fenómenos como a precipitação, o vento, a temperatura, etc. quer em relação à sua intensidade quer em relação à sua frequência ou região onde ocorrem. No processo inquestionável do aquecimento global (temperatura média do globo, grosso modo), há efetivamente regiões que sofrem de um arrefecimento, quando outras são severamente castigadas pela seca. Em relação ao “aquecimento global”, não confunda: trata-se de uma das alterações que se integram no conjunto das alterações climáticas, cuja origem se relaciona grandemente com as emissões de gases com efeito de estufa.

  2. LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL…
    Eu já estava há espera deste tipo de comentários…
    É impressionante como a ignorância ainda prevalece por este mundo (país) fora…
    Os dados estão aí… as porcarias estão a acontecer… mas estes “trumpistas” continuam a querer tapar o Sol com a peneira…
    Chega a haver gente que não percebe nada disto que não sabe que o “aquecimento global” faz parte das “alterações climáticas”… Impressionante… Arre que é preciso…

RESPONDER

-

EUA desenvolvem avião hipersónico secreto

O Pentágono planeia lançar um avião experimental hipersónico secreto que pode funcionar como um foguete, segundo informa o jornal britânico The Independent. A DARPA – Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa, em parceria com …

-

Sindicato da ASAE ameaça pôr Ministério da Economia em tribunal

A Associação Sindical dos Funcionários da ASAE (ASFASAE), reunida no sábado em Lisboa, aprovou “intentar, no imediato”, uma ação judicial contra o Ministério da Economia para pedir indemnizações para os inspetores. A violação do princípio constitucional …

A nova camada de placas tectónicas foi descoberta abaixo de Tonga, no Pacífico

Placas tectónicas recém-descobertas podem explicar terremotos misteriosos no Pacífico

Dentro do manto terrestre, uma imensa camada rochosa que fica entre a crosta e o núcleo da Terra, há uma nova camada de placas tectónicas, diz um novo estudo da Universidade de Houston, no Texas. E …

-

Cientistas descobrem o que causa a queda do cabelo (e como o fazer crescer)

Investigadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco, nos EUA, descobriram que as células T reguladoras, um tipo de célula imunológica geralmente associada ao controlo de inflamações, e que induz directamente as células estaminais na …

-

Mulher Maravilha: Sessão exclusiva para mulheres gera polémica

Uma sessão exclusiva para mulheres do filme Mulher Maravilha gerou controvérsia nas redes sociais. A iniciativa veio da parte do Alamo Drafthouse de Austin – cidade onde nasceu esta cadeia de cinemas e capital do estado …

-

Primeiro transplante de medula óssea em Portugal foi há 30 anos

O primeiro transplante de medula óssea foi feito há 30 anos no IPO de Lisboa a uma criança de seis anos e foi “um sucesso”. Cientificamente, a evolução nunca parou neste instituto, faltando agora capacidade …

-

Escola vai usar reconhecimento facial para apanhar alunos desatentos

A Escola Superior de Gestão de Paris vai adoptar um software chamado Nestor, que usa reconhecimento facial para detetar quando os alunos não estão a prestar atenção e inteligência artificial para melhorar as aulas. Numa primeira fase, …

Impressão de artista de um quasar e de uma galáxia vizinha em fusão

Astrónomos detetam galáxias de crescimento rápido que podem resolver puzzle cósmico

Astrónomos descobriram um novo tipo de galáxia no início do Universo, menos de mil milhões de anos após o Big Bang, que estão a formar estrelas a um ritmo cem vezes superior ao da nossa …

-

Médico holandês usou o próprio esperma para inseminar dezenas de mulheres

Jan Karbaat, um médico que morreu em abril, com 89 anos, inseminou em segredo durante décadas dezenas de mulheres que passaram pela sua clínica de fertilidade na Holanda. Em vez de usar o esperma de doadores …

O terrorista suicida de Manchester, Salman Abedi

Polícia de Manchester revela fotografias do terrorista na noite do atentado

A polícia britânica revelou imagens de câmaras de vigilância nas quais aparece o alegado autor do atentado terrorista de Manchester, Salman Abedi, informou o jornal Manchester Evening News. Segundo a polícia, as imagens foram registadas algumas horas …