Ansu Fati, Danilo, Éder: a seleção da Guiné-Bissau poderia dar que falar

Hugo Delgado / Lusa

Danilo Pereira em acção no Portugal-Itália

Ansu Fati é o mais recente destaque internacional, entre os futebolistas que nasceram na Guiné-Bissau e que representam outro país, no futebol.

O jovem do Barcelona marcou um dos golos da Espanha na goleada (4-0) sobre a Ucrânia e é agora o espanhol mais jovem de sempre a marcar pela seleção nacional.

Anssumane Fati Vieira nasceu em Bissau mas mudou-se para Espanha aos seis anos. Porque um dos irmãos também se mudou para Espanha para jogar futebol, em Sevilha.

Ansu Fati junta-se a uma lista de jogadores nascidos na Guiné-Bissau que adotaram outra nacionalidade e que, se representassem o seu país de nascimento, originariam uma seleção, no mínimo, interessante.

Essa “seleção virtual” poderia contar com, por exemplo, dois campeões europeus ao serviço de Portugal.

Um deles é Danilo, médio do FC Porto, que chegou a Portugal muito cedo e que já representa seleções lusas desde os sub-18. Estreou-se na seleção principal em 2015.

O outro atual campeão europeu é… Éder. Os portugueses agradecem que o avançado jogue por Portugal, já que foi ele que marcou o único golo da final do Europeu 2016, contra a França. Éderzito também deixou a Guiné quando ainda era criança e chegou à seleção portuguesa em 2012. Ao contrário de Danilo, nunca esteve nas seleções de formação.

Já Ansu Fati nunca chegou a jogar pela Guiné-Bissau, em nenhum escalão. Longe de qualquer seleção nacional até 2019, a partir do momento em que se estreou (e brilhou) ao serviço da equipa principal do Barcelona, a federação espanhola apressou-se e conseguiu que Fati tivesse passaporte espanhol, logo no mês seguinte.

Os seus avós nasceram na Guiné quando aquele território pertencia a Portugal e, por isso, Ansu Fati também poderia representar a seleção portuguesa.

Estes são 10 nomes que poderiam ser incluídos numa equipa que já conta com jogadores como Tomás Dabó, Pelé, Mama Baldé, Zezinho e Romário Baldé.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …

Lech Poznań 2 - 4 Benfica | Darwin e a teoria da vitória

Pela primeira vez na fase de grupos da Liga Europa, desde que a prova foi criada na época 2009/10, o Benfica iniciou da melhor forma o trajecto na competição, venceu em solo polaco o Lech …

Coimas do BdP a ex-administrador do Montepio prescritas pelo Tribunal da Concorrência

O Tribunal da Concorrência declarou na quarta-feira a prescrição das contraordenações imputadas pelo supervisor ao ex-administrador do Montepio Rui Amaral, num processo que já teve sentença anulada pelo Tribunal da Relação e que tem novo …

Airbus testa novo avião que bate a ponta das asas (e pode diminuir a turbulência)

O último teste de voo realizado pelo AlbatrossOne, da multinacional Airbus, veio provar que o "bater da ponta das asas" pode melhorar o desempenho da aeronave. Além disso, o avião atingiu agora uma nova meta …

Caso Marega: três jogos à porta fechada para o Vitória

Decisão conhecida oito meses depois do jogo em Guimarães. Punição será aplicada quando os adeptos voltarem aos estádios. O jogo foi disputado no dia 16 de fevereiro, a decisão chegou no dia 20 de outubro: o …

Mais de 70% dos norte-americanos teme tumultos e violência após as eleições

Quase três quartos (72%) dos norte-americanos estão preocupados com tumultos ou episódios de violência após as eleições presidenciais, agendadas para novembro, revela um nova sondagem. Os números são de uma pesquisa de opinião divulgada esta …

Governo adequa cálculo do subsídio de desemprego à redução do período de descontos

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o diploma que adequa a fórmula de cálculo do subsídio de desemprego tendo em conta a redução do prazo de garantia no acesso a este apoio prevista no …

Apps de rastreio: não há evidências que estejam a ajudar a travar a covid-19

Em Portugal, a aplicação de rastreio de contactos StayAway Covid não está a ser bem recebida, com muitos a temerem a sua ineficácia e problemas relacionados com a privacidade. Durante a primeira vaga de covid-19, investigadores …

"O tempo das autoestradas terminou", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas defendeu esta quinta-feira, durante a apresentação do Programa Nacional de Investimentos 2030, que a aposta dos “sucessivos” governos na rodovia reflete-se na condição atual da rede ferroviária. “Não temos um grande histórico …

Arcebispo russo considerado "sexista do ano" morre durante reabilitação do coronavírus

O arcebispo russo Dimitry Smirnov, conhecido por fazer comentários controversos sobre mulheres, morreu aos 69 anos durante a reabilitação do coronavírus, anunciou um porta-voz da Igreja Ortodoxa Russa na quarta-feira. No início de 2020, Dimitry Smirnov foi …