/

Cabo Verde: A pequena grande fábrica de exportação de talentos

FPF

Cabo Verde produziu grandes talentos ao longo dos últimos anos, embora conte apenas com uma população de 500 mil pessoas. Vários jogadores que passaram pela seleção portuguesa têm ascendência cabo-verdiana.

Cabo Verde conta apenas com cerca de 500 mil cidadãos, mas no que toca a produzir grandes talentos no futebol, é um dos casos mais surpreendentes de sucesso. Aliás, desde 2010, Cabo Verde é o único país com uma população inferior a um milhão de habitantes a conseguir, de forma consistente, ficar no top 80 do ranking da FIFA. No seu auge, conseguiu escalar até ao 33.º lugar.

Uma das razões que explicam este sucesso é a aposta da FIFA em expandir o desporto rei. Na última década, o órgão que tutela o futebol mundial construiu instalações de treino e um dormitório adjacente em Praia, na capital do país. Também em 2014, realça o OZY, a China ofereceu um novo estádio a Cabo Verde.

O facto de muitos cabo-verdianos emigrarem para a Europa, para países como Portugal e a Holanda, ajuda também na formação de novos jogadores. Com melhores condições de treino, os jovens são apenas flores à espera de desabrochar.

No entanto, esta situação acaba por ter uma consequência negativa para o futebol do país. Muitos destes jogadores acabam por optar jogar por outras seleções, com Portugal a ser o felizardo que recolhe muitos dos frutos. Uns nasceram em Cabo Verde, outros nasceram em Portugal, mas muitos jogadores que passaram pela seleção portuguesa contam com ascendência cabo-verdiana.

Nani, Gelson Martins, Ricardo Pereira, Renato Sanches, Nélson Semedo, Rolando, Silvestre Varela, Manuel Fernandes e Rúben Semedo são apenas alguns exemplos de jogadores da seleção das ‘quinas’ com veia cabo-verdiana.

Mesmo não contando com estes jogadores na sua seleção, o treinador português Rui Águas, que é o atual selecionador dos cabo-verdianos, tem vários bons jogadores à sua disposição. Zé Luís, Garry Rodrigues, Carlos Ponck, Djaniny, Ryan Mendes e Ricardo Gomes são alguns nomes que se destacam.

Ainda assim, se Cabo Verde conseguisse preservar todos os seus talentos, teria uma seleção capaz de ombrear com algumas das grandes nações africanas e até mundiais.

Este ‘onze’ de jogadores com nacionalidade cabo-verdiana teria um valor de mercado conjunto de 158 milhões de euros. Ricardo Pereira e Nélson Semedo são as joias da coroa, valendo 40 milhões de euros cada um. Gelson Martins completa o pódio dos mais valiosos, estando avaliado 25 milhões.

DC, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.