Cabo Verde produziu grandes talentos ao longo dos últimos anos, embora conte apenas com uma população de 500 mil pessoas. Vários jogadores que passaram pela seleção portuguesa têm ascendência cabo-verdiana.

Cabo Verde conta apenas com cerca de 500 mil cidadãos, mas no que toca a produzir grandes talentos no futebol, é um dos casos mais surpreendentes de sucesso. Aliás, desde 2010, Cabo Verde é o único país com uma população inferior a um milhão de habitantes a conseguir, de forma consistente, ficar no top 80 do ranking da FIFA. No seu auge, conseguiu escalar até ao 33.º lugar.

Uma das razões que explicam este sucesso é a aposta da FIFA em expandir o desporto rei. Na última década, o órgão que tutela o futebol mundial construiu instalações de treino e um dormitório adjacente em Praia, na capital do país. Também em 2014, realça o OZY, a China ofereceu um novo estádio a Cabo Verde.

O facto de muitos cabo-verdianos emigrarem para a Europa, para países como Portugal e a Holanda, ajuda também na formação de novos jogadores. Com melhores condições de treino, os jovens são apenas flores à espera de desabrochar.

No entanto, esta situação acaba por ter uma consequência negativa para o futebol do país. Muitos destes jogadores acabam por optar jogar por outras seleções, com Portugal a ser o felizardo que recolhe muitos dos frutos. Uns nasceram em Cabo Verde, outros nasceram em Portugal, mas muitos jogadores que passaram pela seleção portuguesa contam com ascendência cabo-verdiana.

Nani, Gelson Martins, Ricardo Pereira, Renato Sanches, Nélson Semedo, Rolando, Silvestre Varela, Manuel Fernandes e Rúben Semedo são apenas alguns exemplos de jogadores da seleção das ‘quinas’ com veia cabo-verdiana.

BuildLineup

Mesmo não contando com estes jogadores na sua seleção, o treinador português Rui Águas, que é o atual selecionador dos cabo-verdianos, tem vários bons jogadores à sua disposição. Zé Luís, Garry Rodrigues, Carlos Ponck, Djaniny, Ryan Mendes e Ricardo Gomes são alguns nomes que se destacam.

Ainda assim, se Cabo Verde conseguisse preservar todos os seus talentos, teria uma seleção capaz de ombrear com algumas das grandes nações africanas e até mundiais.

Este ‘onze’ de jogadores com nacionalidade cabo-verdiana teria um valor de mercado conjunto de 158 milhões de euros. Ricardo Pereira e Nélson Semedo são as joias da coroa, valendo 40 milhões de euros cada um. Gelson Martins completa o pódio dos mais valiosos, estando avaliado 25 milhões.

DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas medem temperatura a 4 mil borboletas (e revelam a influência do clima no seu habitat)

Um grupo de cientistas do Reino Unido recolheu 4 mil borboletas selvagens para medir a sua temperaturas, alertando que algumas das espécies mais reconhecidas do país estão em ameaça de colapso, e em risco de …

Teia da morte. Cientistas desenvolvem nova forma de matar células cancerígenas

Um novo estudo sugere que, através de uma interrupção direcionada e localizada da estrutura das células cancerígenas, o seu mecanismo de autodestruição pode ser ativado. As células cancerígenas multiplicam-se de forma incontrolável, levando a um crescimento …

Boavista 2-0 Porto | “Manita” em 45 minutos demolidores

Goleada do “dragão” no Bessa. No dérbi portuense entre Boavista e FC Porto, os campeões nacionais sentiram dificuldades na primeira parte, não conseguiram sequer enquadrar qualquer um dos seus remates, mas na segunda parte tudo …

Magawa, o rato que deteta minas, ganhou uma medalha de ouro

Magawa, um rato gigante africano, foi treinado para descobrir minas terrestres e tem estado ao serviço no Camboja. O animal foi agora proclamado herói e premiado por salvar vidas naquele país. A instituição de caridade britânica …

Cientistas descobrem nova espécie de crustáceo no lugar mais quente da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova espécie de crustáceo de água doce durante uma expedição ao deserto de Lute, no Irão, também conhecido como o lugar mais quente do planeta. Hossein Rajaei, do Museu Estadual …

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …