O azar de Anri. Judoca português perdeu combate por causa do telemóvel

O judoca português Anri Egutidze foi desclassificado no Grand Slam da modalidade em Baku, no Azerbaijão, por ter levado o telemóvel para um combate. O aparelho caiu ao chão cerca de 13 segundos depois do início da luta com o sueco Robin Pacek.

O insólito episódio valeu ao judoca do Sporting a desclassificação, já que o regulamento da modalidade não permite levar qualquer objecto externo à competição para dentro do tapete onde se realiza o combate.

Anri Egutidze, que nasceu na Geórgia, mas se naturalizou português, era um dos candidatos à vitória na categoria dos 81 quilos.

O jovem de 23 anos é uma das grandes promessas do judo actual português e a judoca Telma Monteiro, uma das grandes referências nacionais da modalidade, já veio defendê-lo.

A vencedora da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2016 usou o seu perfil do Facebook para deixar “uma palavra de incentivo” a Anri Egutidze e para lhe pedir “desculpa”, “em nome de todos aqueles que não sabem fazer críticas construtivas, que não sabem comentar sem ofender, que não o conheciam até este momento, mas que agora lhe desejam o pior”.

“O Anri é português, representa a selecção nacional de judo, tem resultados de prestígio a nível internacional, é um excelente miúdo e muito bom colega”, acrescenta Telma Monteiro, referindo-se especificamente aos que o criticam por ser natural da Geórgia.

“Errou, sim, é verdade” e “ele sabe” e “não está feliz”, “mas nunca ninguém errou? Mesmo no trabalho? Somos todos assim tão perfeitos?”, questiona Telma Monteiro, lamentando que o jovem do Sporting “está a ser crucificado”.

“O Anri levou o telemóvel para ouvir música e para se concentrar, como tantos outros atletas fazem, mas infelizmente esqueceu-se dele dentro do fato de judo“, sustenta ainda a judoca.

“Chega de tanto ódio”, pede também Telma Monteiro, reforçando que espera que “da próxima vez que ele ganhar o apoiem com tanta intensidade como o criticaram, sem o conhecer”.

Anri Egutidze foi campeão nacional de judo pelo Sporting em 2013, 2016 e 2017. Com a selecção portuguesa venceu a medalha de prata no Grand Prix de Tiblissi (Geórgia) e a medalha de bronze em provas em Agadir (Marrocos), Tarragona (Espanha) e Zagreb (Croácia).

SV, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …