Anos de progresso científico serão perdidos devido à paralisação de laboratórios

A pandemia de covid-19 está a fazer com que vários cientistas tenham de interromper as suas investigações. Isto leva a que anos de pesquisa sejam perdidos para sempre.

Este é o caso de Cullen Taniguchi, investigador no MD Anderson Cancer Center, en Houston, nos Estados Unidos. No dia 22 de março, Taniguchi recebeu um email a informar que teria de abandonar a sua investigação de seis anos sobre novas formas de tratar o cancro pancreático.

Em causa está uma medida da administração para conter a disseminação do novo coronavírus.

A equipa teve apenas 24 horas para encerrar o laboratório, algo que podia danificar as células de pacientes em incubadoras que usa para realizar experiências. Algumas delas são modificadas, tornando-as, nas palavras de Taniguchi, “únicas no mundo”.

Foram tomadas medidas para congelar e preservar estas células que demoraram anos a desenvolver. No entanto, isto pode não ser suficiente. “Quando as descongelamos, elas nunca mais são as mesmas“, explica o cientista. “Precisamos de passar alguns anos a deixá-las como elas estavam antes”.

Segundo o OneZero, Taniguchi estima que vários anos de investigação científica foram perdidos só no seu laboratório. “Acho que ainda há malta com dificuldades em lidar com isto”, lamentou.

“Muitos cientistas terão problemas dentro de alguns anos”, diz ainda Taniguchi. “A sociedade tem uma memória muito curta. As instituições têm uma memória muito curta. Então, dentro de alguns anos, seria surpreendente para mim ver um grande e justo desgaste de cientistas que passaram por isto agora. É uma situação muito triste”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …