Anos de progresso científico serão perdidos devido à paralisação de laboratórios

A pandemia de covid-19 está a fazer com que vários cientistas tenham de interromper as suas investigações. Isto leva a que anos de pesquisa sejam perdidos para sempre.

Este é o caso de Cullen Taniguchi, investigador no MD Anderson Cancer Center, en Houston, nos Estados Unidos. No dia 22 de março, Taniguchi recebeu um email a informar que teria de abandonar a sua investigação de seis anos sobre novas formas de tratar o cancro pancreático.

Em causa está uma medida da administração para conter a disseminação do novo coronavírus.

A equipa teve apenas 24 horas para encerrar o laboratório, algo que podia danificar as células de pacientes em incubadoras que usa para realizar experiências. Algumas delas são modificadas, tornando-as, nas palavras de Taniguchi, “únicas no mundo”.

Foram tomadas medidas para congelar e preservar estas células que demoraram anos a desenvolver. No entanto, isto pode não ser suficiente. “Quando as descongelamos, elas nunca mais são as mesmas“, explica o cientista. “Precisamos de passar alguns anos a deixá-las como elas estavam antes”.

Segundo o OneZero, Taniguchi estima que vários anos de investigação científica foram perdidos só no seu laboratório. “Acho que ainda há malta com dificuldades em lidar com isto”, lamentou.

“Muitos cientistas terão problemas dentro de alguns anos”, diz ainda Taniguchi. “A sociedade tem uma memória muito curta. As instituições têm uma memória muito curta. Então, dentro de alguns anos, seria surpreendente para mim ver um grande e justo desgaste de cientistas que passaram por isto agora. É uma situação muito triste”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PS já não está a uma só voz. José Sócrates, o ativo tóxico, fez mossa e dividiu o partido

Fernando Medina diz que não falou com António Costa, Vieira da Silva não esconde o desgosto e o PS já não está a uma só voz. O juiz Ivo Rosa arrasou o Ministério Público (MP) na …

A brilhar na Alemanha, André Silva pode sair por preço de saldo

Cada vez mais clubes estão interessados na contratação de André Silva. O internacional português tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. André Silva tem passado por altos e baixos na sua ainda curta …

Possibilidade de melhoria de nota no secundário aprovada. Decisão do ano passado foi "injusta"

Foram, esta quinta-feira, aprovados projetos que permitem a realização de exames para melhoria de nota para os alunos do ensino secundário. O PS absteve-se da votação. De acordo com o Expresso, o Parlamento aprovou esta quinta-feira …

PRR. Governo admite pedir mais 2,3 mil milhões de euros para capitalizar empresas

Capitalização e inovação das empresas, e a possibilidade de pedir mais 2,3 mil milhões de euros (para um total de cinco mil milhões) na componente de empréstimos. António Costa fez, durante a tarde desta sexta-feira, …

OMS alerta para crescimento "preocupante" de casos no mundo

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira para o continuo crescimento de casos de covid-19 no mundo, referindo que o número de novos casos confirmados por semana quase duplicou nos últimos …

Há falta de sedativos em hospitais brasileiros. Médicos intubam doentes "conscientes"

Estão a surgir vários relatos de profissionais de saúde brasileiros forçados a intubar pacientes sem o auxílio de sedativos. No Brasil, de acordo com a Associated Press, há profissionais de saúde a intubar pacientes sem recurso …

Governo acusado de financiar queima de resíduos recicláveis com 50 milhões de euros

A associação ambientalista Zero acusa o Ministério do Ambiente de utilizar 50 milhões de euros do Fundo Ambiental para financiar a queima de resíduos recicláveis em Lisboa e Porto, indo contra a nova legislação sobre …

Zimbabué. Sem nacionalidade reconhecida, milhares de pessoas lutam de forma desigual por educação e saúde

Centenas de milhares de pessoas no Zimbabué foram marginalizadas e forçadas a lutar de forma desigual pelo acesso à educação, saúde e habitação, porque não têm nacionalidade reconhecida pelo país, acusou um relatório da Amnistia …

Nova Entidade para a Transparência volta a derrapar. Só arranca em 2023

A nova Entidade para a Transparência, o organismo para fiscalizar políticos e altos cargos públicos aprovado em 2019, só deverá arrancar em 2023. A previsão foi avançada por João Caupers, presidente do Tribunal Constitucional (TC), numa …

Bicicleta de Taremi vence prémio de Golo da Semana da Champions

O golo do avançado iraniano, marcado nos instantes finais do jogo contra o Chelsea, que ditou a eliminação do FC Porto da Liga dos Campeões, foi eleito o "Golo da Semana" na prova. "Este chuto espetacular …