“É uma anomalia que Portugal e Espanha não sejam um mesmo Estado”

Edward the Confessor / wikimedia

O escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte.

O escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte assume-se “profundamente iberista” e considera que “é uma anomalia que Portugal e Espanha não sejam um mesmo Estado”. Diz também que uma “Federação Espanha-Portugal seria uma potência indiscutível”.

Posições assumidas pelo escritor em entrevista ao Diário de Notícias (DN) no âmbito do lançamento do seu livro “Uma História de Espanha” em Portugal.

“É uma anomalia que Portugal e Espanha não sejam um mesmo Estado ou que não formem um mesmo território político”, atira Pérez-Reverte, frisando que, nos que dias que correm, “essa separação é uma sorte para os portugueses porque estão distantes do desastre político, económico e social em que Espanha se converteu”.

“A fronteira entre Portugal e Espanha é uma fronteira artificial que somente a história traçou”, acrescenta o escritor, notando que se “durante os anos em que foi rei de Portugal”, Felipe II “tivesse mudado a capital do mundo ibérico para Lisboa, teríamos feito todos, portugueses e espanhóis, uma Ibéria atlântica e não uma Espanha estupidamente sangrada na Europa, e seria sido muito diferente a nossa história e a do mundo”.

“Se houvesse uma federação Espanha-Portugal, esta contaria com a influência de Portugal no Brasil e em África e de Espanha na América, o que se fôssemos dirigidos por governantes inteligente e com sentido de história, de dignidade e de futuro, nos tornaria uma potência indiscutível“, acredita também Pérez-Reverte.

O escritor espanhol confessa-se “profundamente iberista” à imagem do “grande amigo” José Saramago, “tanto que me sinto em Portugal tão na minha casa como em Cartagena ou na Andaluzia”, realça.

“Conheço bem a história de Portugal, que também é amarga em muitos sentidos, mas os portugueses agora estão a salvo porque não existe uma confederação ibérica. Assim, tenho um lugar para me refugiar quando a Espanha se tornar insuportável”, sustenta ainda.

Nesta entrevista ao DN, Pérez-Reverte diz que já não acredita que essa União Ibérica ainda seja possível. “E lamento porque Espanha está demasiado concentrada na sua própria desgraça e divisão, e não imagino os espanhóis a melhorar”, sublinha.

“O grande erro político, social e histórico dos espanhóis é que nunca tenham olhado para Portugal sem estarem de costas voltadas para ele”, considera por fim.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Coitado! Viu-se ao espelho e encontrou uma anomalia. Tanto assim, que se contradiz ao ponto de defender o iberismo e, simultaneamente, dizer que estamos a salvo de Espanha. Tivemos uma experiência de 60 anos que chegou e sobrou. Portugal junto a Espanha seria mais um retalho naquilo que já é, e sempre foi, uma manta de retalhos. Obrigadinho mas já temos problemas que chegue! A única vantagem é que são nossos, não são problemas com catalães, bascos e o que mais houver.

  2. Desde que me lembro, de x em x anos lá vem uma “notícia” destas a pedido do movimento iberista para dizer que ainda estão vivos. O que é uma anomalia é Espanha ser um só estado, dada a pluralidade de nações que o integram. À força, mas integram. Claro que isto não pode ter boas consequências para as nações colonizadas pela nação dominante, e Castela é assim a besta negra da Galiza, País Basco e Catalunha. Já nem falo de Leão e Aragão, que já foram há séculos integradas em Castela e perderam entretanto todos os seus traços distintivos. Portugal livrou-se de boa, se fizesse parte de Espanha seria apenas uma província pobre, negligenciada e explorada como a Galiza.

  3. Qual Espanha e qual Portugal ? Ambos já não existem tirando para o futebol, são duas nações perdidas e subjugadas ao poder de Bruxelas, muitos dos aqui comentam armados em nacionalistas são os mesmos que no 25 de abril saem a rua a comemorar uma data que significa o fim da presença portuguesa em África, o abandono dos territórios que faziam parte de Portugal, coitados de todos vós cuja restia de patriotismo se resume a estes momentos nas redes sociais! A Ibéria foi subjugada, deste vez não pela força das armas como nós tempos romanos mas pela força do dinheiro, da corrupção dos traidores.

    • Oh alminha, de que buraco saíste tu??
      Então antes do 25 de Abril, com o “orgulhosamente sós”, com o povo todo na miséria e a tentar fugir, com uma taxa de analfabetismo brutal, sem cuidados de saúde, etc, etc, que nação existia??
      Enfim…
      A ignorância não pode ser desculpa para tudo – ainda por cima em pleno ano 2020 e com acesso à Internet!!

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …