Ano Novo tailandês é marcado por batalhas de água, desfiles com Buda e deve-se limpar a casa. Comemorações prolongam-se por três dias.
Nesta manhã de 1 de Janeiro, no habitual “desfile noticioso” pelas celebrações da passagem de ano em todo o planeta, já ouvimos dizer que o Ano Novo também chegou à Tailândia, onde se comemora esta passagem durante três dias.
Não é bem assim…
Quer dizer, de facto a Tailândia tem a tradição de celebrar o Ano Novo ao longo de três dias. Mas não é no dia 1 de Janeiro.
O Ano Novo da Tailândia é – tal como acontece noutros países – assinalado noutra data. Ou noutras datas: entre 13 e 15 de Abril.
O Songkran é o festival de Ano Novo Tailandês. Segue o calendário budista. Ou seja, estamos no ano… 2567. Em Abril a Tailândia entra no ano 2568.
O Songkran é marcado por batalhas de água, onde as pessoas se molham umas às outras. A água representa renovação, simboliza pureza – mentes inocentes e corações bondosos, lembra a Globo.
A água é vista como um meio de lavar as más energias e trazer sorte para o novo ano.
Outras tradições incluem limpeza das casas e dos templos budistas, oferendas de comida e flores. Os monges recebem comida nos templos (num país muito religioso).
Esta celebração também é sinónimo de ficar perto de familiares; pedir o perdão e a sua bênção para o novo ano.
A capital Banguecoque e Chiang Mai são as cidades com comemorações mais exuberantes, com desfiles, festas e eventos culturais.
E tornou-se uma fase de maior movimentação de turistas.