Ano Novo marcado por ataques em massa. 12 mortos no Montenegro, 2 eram crianças

1

Stringer / EPA

Homem armado disparou sobre dezenas de pessoas durante ataque numa pequena cidade do país do leste europeu. Assassino cometeu suicídio.

Um homem matou quatro pessoas na tarde desta quarta-feira, num restaurante em Cetinje, uma pequena cidade localizada 38 km a oeste de Podgorica, a capital montenegrina, relata a CNN.

O atirador será Aleksandar Martinovic, de 45 anos. Deslocou-se depois a três outros locais, matando pelo menos mais oito pessoas, incluindo duas crianças, segundo a polícia. Há quatro feridos. No total, o número de mortos já vai em 12.

A polícia não acredita que o tiroteio esteja relacionado com crime organizado.

Martinovic tentou matar-se logo após ser encurralado pela polícia. Não conseguiu de imediato, mas depois de ser transportado para o hospital acabou por morrer devido a ferimentos auto-inflingidos.

O suspeito terá sido condenado a uma pena suspensa em 2005 por comportamento violento e tinha recorrido da sua última condenação por posse ilegal de armas, conta a Sky News.

Ao final da tarde, o diretor da polícia, Lazar Scepanovic, disse que se pensava que o suspeito tinha bebido muito antes do tiroteio.

O primeiro-ministro montenegrino, Milojko Spajic, disse ter havido uma contenda antes dos disparos. O primeiro-ministro classificou o ataque como uma “tragédia terrível” e declarou três dias de luto nacional. Também o presidente Jakov Milatovic se diz “horrorizado”.

As autoridades considerarão critérios mais rígidos para posse e porte de armas de fogo, incluindo a possibilidade de uma proibição total de arma, garantiu ainda o primeiro-ministro.

De acordo com a CNN, o país com cerca de 600 mil habitantes, bem como os outros países dos Balcãs, tem muito enraizada a cultura de armas. É comum no país as pessoas possuírem armas em casa, e muitas ainda datam dos anos 90: remontam às lutas pela independência da URSS.

Também em 2022, na mesma cidade, Cetinje, houve outro ataque armado que matou 11 pessoas, uma delas também criança.

Esta manhã, o mundo acordou com a notícia de outros dois ataques, que terão tido motivação terrorista, nos EUA, que provocaram já 16 mortos. Um deles foi provocado por um condutor que atropelou dezenas de pessoas. O segundo consistiu em atear fogo a um Cybertruck da Tesla.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Parece que aconteceu também num clube em Queens NY algo parecido se não me engano 4 pessoas armadas entraram no clube nocturno e começaram a disparar…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.