Animais selvagens estão a aparecer em saladas embaladas

joephotographer / Canvas

Cada vez mais animais selvagens estão a ser encontrados nas típicas saladas embaladas compradas nos supermercados. Sapos, lesmas e lagartos são exemplos de alguns dos animais mais encontrados.

Encontrar um animal selvagem enquanto comemos uma salada pode ser mais comum do que aquilo que pensamos. Aliás, até já aconteceu à própria rainha Isabel II, que encontrou uma lesma enquanto comia uma salada. Desde 2003, foram registados 40 casos de animais presentes em embalagens, sendo que 95% desses incidentes aconteceram sensivelmente na última década.

E não é só animais pequenos como lesmas que são encontrados. Rãs, lagartos, pássaros, morcegos, ratos e até cobras já foram encontrados nestes vegetais embalados industrialmente — alguns dos quais estavam ainda vivos.

No entanto, um estudo realizado por investigadores da Universidade do Illinois, nos Estados Unidos, e publicado em julho na revista Science of The Total Environment, calcula que haja mais casos do que aqueles reportados na comunicação social.

De acordo com o Mental Floss, mais importante do que saber quantos casos são, é saber como é que os animais foram parar à salada. O estudo não tem um resposta definitiva, mas sugere que as colheitas feitas mecanicamente podem levar a que algumas criaturas venham com os vegetais.

Este problema tanto pode ser entendido como uma crise de segurança alimentar ou como a confirmação da baixa qualidade dos alimentos. Os investigadores sugerem então que a indústria alimentar deve estar mais atenta a situações como estas, já que alguns dos animais encontrados nas saladas podem transmitir doenças.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Certamente mau processamento dos produtos, a ganância do lucro ao se processar tudo mecanicamente é o resultado que dá.

RESPONDER

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …