Animais selvagens estão a aparecer em saladas embaladas

joephotographer / Canvas

Cada vez mais animais selvagens estão a ser encontrados nas típicas saladas embaladas compradas nos supermercados. Sapos, lesmas e lagartos são exemplos de alguns dos animais mais encontrados.

Encontrar um animal selvagem enquanto comemos uma salada pode ser mais comum do que aquilo que pensamos. Aliás, até já aconteceu à própria rainha Isabel II, que encontrou uma lesma enquanto comia uma salada. Desde 2003, foram registados 40 casos de animais presentes em embalagens, sendo que 95% desses incidentes aconteceram sensivelmente na última década.

E não é só animais pequenos como lesmas que são encontrados. Rãs, lagartos, pássaros, morcegos, ratos e até cobras já foram encontrados nestes vegetais embalados industrialmente — alguns dos quais estavam ainda vivos.

No entanto, um estudo realizado por investigadores da Universidade do Illinois, nos Estados Unidos, e publicado em julho na revista Science of The Total Environment, calcula que haja mais casos do que aqueles reportados na comunicação social.

De acordo com o Mental Floss, mais importante do que saber quantos casos são, é saber como é que os animais foram parar à salada. O estudo não tem um resposta definitiva, mas sugere que as colheitas feitas mecanicamente podem levar a que algumas criaturas venham com os vegetais.

Este problema tanto pode ser entendido como uma crise de segurança alimentar ou como a confirmação da baixa qualidade dos alimentos. Os investigadores sugerem então que a indústria alimentar deve estar mais atenta a situações como estas, já que alguns dos animais encontrados nas saladas podem transmitir doenças.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Certamente mau processamento dos produtos, a ganância do lucro ao se processar tudo mecanicamente é o resultado que dá.

RESPONDER

Duas demissões no Governo do Líbano. Porto de Beirute ficou com cratera de 43 metros após explosões

Duas demissões no Governo do Líbano foram anunciadas nas últimas horas depois da explosão no porto de Beirute que provocou pelo menos pelo menos 158 mortos, 6.000 feridos e dezenas de desaparecidos. A ministra da …

Benfica na corrida por Jan Vertonghen

A SAD encarnada está disposta a fazer alguns esforços pela contratação do futebolista belga que, neste momento, se encontra sem clube e a passar férias em Portugal. De acordo com o jornal Record, depois de a …

Bloco revela os três pilares da negociação do OE2021

O Bloco de Esquerda revelou os seus três pilares fundamentais da negociação para o Orçamento do Estado para 2021. O PCP e o PAN não abriram jogo, enquanto o PEV garante que ainda não foi …

Félix da Costa é campeão mundial de Fórmula E: "Estive perto de desistir"

O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula E, competição para carros elétricos, ao ser segundo classificado na oitava jornada da competição, em Berlim. Partindo do segundo lugar da …

Maurícias numa corrida contra o tempo para evitar desastre ambiental

Milhares de estudantes, ativistas ambientais e residentes das Maurícias continuam a trabalhar para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Encontrada escultura Inca numa oferenda submersa no lago Titicaca

A descoberta de uma escultura Inca no interior de uma oferenda submersa no Titicaca demonstra que este lago era um local muito importante para os Incas. Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos …

Nova identidade, ordenado e casa. PJ deverá recrutar Rui Pinto para ser investigador do Estado

O Correio da Manhã avançou este domingo que a Polícia Judiciária (PJ) vai recrutar o pirata informático Rui Pinto, criador do Football Leaks e fonte do caso Luanda Leaks, para ser investigador do Estado. De acordo …

Bernardo Silva na órbita do Barcelona (e há outro português envolvido nas negociações)

O Barcelona está a sondar Bernardo Silva, tentando perceber se o internacional português estará interessado em deixar o Manchester City. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo jornal inglês The Telegraph, que dá conta que …

Novo Banco vendeu seguradora com desconto de 70% a magnata condenado por corrupção

O Novo Banco vendeu em outubro uma seguradora com desconto de quase 70% a fundos geridos pela Apax, operação que gerou uma perda de 268,2 milhões e foi compensada com verba do Fundo de Resolução, …

Dois casos positivos de covid-19 no Atlético de Madrid. Serão jogadores

O Atlético de Madrid anunciou este domingo que se registaram dois casos positivos de covid-19 entre os membros da equipa espanhola que preparava a deslocação a Lisboa, para disputar a fase final da Liga dos …