Não há evidências que provem que os animais conseguem prever terremotos

Uma nova revisão estatística conclui que a evidência de que os animais conseguem prever terramotos é bastante insubstancial.

Se acha que os animais presentem quando um terramoto está a chegar, desengane-se: está amplamente implícito que os nossos amigos de quatro patas não conseguem prever este tipo de acontecimentos.

Ao longo da história, há vários relatos de que um enorme leque de animais, desde cães a bichos-da-seda, agem estranhamente antes de um grande terremoto eclodir, embora o mecanismo pelo qual cada animal esteja aparentemente percebendo o acontecimento seja desconhecido até então.

Recentemente, uma equipa de cientistas liderada pelo Centro Alemão de Pesquisa em Geociências da GFZ, decidiu analisar tais alegações. Segundo o IFL Science, a equipa analisou 180 publicações que discutem o comportamento anormal dos animais antes de um terramoto.

Os relatórios vieram de 25 países diferentes, mas a maioria teve origem na Nova Zelândia, Japão, Itália e Taiwan, todos países sismicamente ativos. Mais de 700 registos para 160 diferentes terremotos foram avaliados.

Os comportamentos anormais analisados incluíam elefantes a fugir para terras mais altas, formigas com medo e sapos a mudar temporariamente os seus apdrões migratórios antes de o sismo ocorrer. Cães a ladrar não foram analisados por ser um tipo de comportamento preditivo demasiado vasto.

De entre 130 espécies diferentes, alguns animais reagiam temporariamente antes do terramoto, mas outros alteraram o seu comportamento durante dias ou até semanas antes e depois do evento sismológico.

Além disso, houve animais que se comportaram estranhamente no epicentro do terramoto e outros que agiram a centenas de quilómetros de distância.

Esta análise estatística, cujos resultados foram publicados no Bulletin of the Seismological Society of America, é de longe a mais detalhada que investiga este fenómeno.

É por esse motivo que é significativo o facto de a equipa não ter encontrado qualquer evidência forte de que o comportamento animal possa indicar quando um terramoto está prestes a acontecer.

No entanto, os cientistas destacam o facto de os relatórios analisados serem anedóticos, pelo facto de os comportamentos anómalos serem frequentemente mal definidos, pelo que estas evidências “não são boas” para a ciência.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Apoio à retoma pode prolongar-se pelo menos até setembro de 2021

O mecanismo de apoio à retoma progressiva nas empresas em crise poderá prolongar-se até, pelo menos, setembro do próximo ano, avisou o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira. O mecanismo sucedâneo do layoff …

Vinícius bisou e assistiu para o Tottenham. Para Mourinho, só há uma coisa a melhorar

O Tottenham de José Mourinho venceu esta quinta-feira o Ludogorets no jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O ex-Benfica Carlos Vinícius, que não tem sido opção para o campeonato inglês, …

Portugal já terá atingido o pico. Foi na terceira semana de novembro, segundo os peritos do Governo

Portugal já terá atingido o pico de novos casos da segunda vaga de covid-19, de acordo com os cálculos dos peritos consultados pelo Governo. Em declarações ao jornal Observador, engenheiro Carlos Antunes, da Faculdade de …

Benfica colheu um ponto na Escócia. O Rangers "não é uma equipazinha", diz Jesus

O Benfica empatou a dois golos em casa do Rangers, na quarta jornada do Grupo D da Liga Europa, e ficou a uma vitória de seguir para os 16 avos de final. Arfield (7 minutos) e …

Reformas antecipadas sofrem corte de 15,5% em 2021

O valor das pensões antecipadas pedidas no próximo ano terá um corte superior ao que está a ser aplicado em 2020: 15,5%. Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na …

Templo de Esna foi restaurado ao fim de 2000 anos (e surpreendeu com misteriosos segredos egípcios)

Descoberto há cerca de 200 anos, o antigo templo egípcio de Esna guardava segredos há mais de 2000 anos. Agora esses segredos foram revelados graças a um projeto de restauração iniciado em 2018, onde foram …

Trabalhadores essenciais vão ter folgas e mais 50% de salário se trabalharem nas vésperas de feriado

Os trabalhadores essenciais da Função Pública que tiverem de trabalhar nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro vão ter direito a uma ou duas folgas e vão receber um aumento de 50% do …

"Idiotice criminosa". Agente diz que Maradona não teve assistência médica adequada

Matías Morla, agente e advogado de Diego Maradona, afirmou esta quinta-feira que o ex-futebolista, que morreu na quarta-feira, não teve assistência médica adequada e vai pedir que essa questão seja "investigada até às últimas consequências". "É …

Medidas endurecem: proibido circular entre concelhos das 23h de hoje às 5h de quarta-feira

A circulação entre concelhos no território continental é proibida entre as 23h00 desta sexta-feira e as 05h00 de quarta-feira nos concelhos de risco, existindo 10 exceções para a medida prevista no estado de emergência, decretado …

Dieta sem carne associada a risco acrescido de partir ossos

Um novo estudo revela que pessoas com dietas que não envolvem o consumo de carne, como vegetarianos e veganos, correm um maior risco de partir ossos, nomeadamente ancas. Este efeito pode derivar da falta de cálcio …