Não há evidências que provem que os animais conseguem prever terremotos

Uma nova revisão estatística conclui que a evidência de que os animais conseguem prever terramotos é bastante insubstancial.

Se acha que os animais presentem quando um terramoto está a chegar, desengane-se: está amplamente implícito que os nossos amigos de quatro patas não conseguem prever este tipo de acontecimentos.

Ao longo da história, há vários relatos de que um enorme leque de animais, desde cães a bichos-da-seda, agem estranhamente antes de um grande terremoto eclodir, embora o mecanismo pelo qual cada animal esteja aparentemente percebendo o acontecimento seja desconhecido até então.

Recentemente, uma equipa de cientistas liderada pelo Centro Alemão de Pesquisa em Geociências da GFZ, decidiu analisar tais alegações. Segundo o IFL Science, a equipa analisou 180 publicações que discutem o comportamento anormal dos animais antes de um terramoto.

Os relatórios vieram de 25 países diferentes, mas a maioria teve origem na Nova Zelândia, Japão, Itália e Taiwan, todos países sismicamente ativos. Mais de 700 registos para 160 diferentes terremotos foram avaliados.

Os comportamentos anormais analisados incluíam elefantes a fugir para terras mais altas, formigas com medo e sapos a mudar temporariamente os seus apdrões migratórios antes de o sismo ocorrer. Cães a ladrar não foram analisados por ser um tipo de comportamento preditivo demasiado vasto.

De entre 130 espécies diferentes, alguns animais reagiam temporariamente antes do terramoto, mas outros alteraram o seu comportamento durante dias ou até semanas antes e depois do evento sismológico.

Além disso, houve animais que se comportaram estranhamente no epicentro do terramoto e outros que agiram a centenas de quilómetros de distância.

Esta análise estatística, cujos resultados foram publicados no Bulletin of the Seismological Society of America, é de longe a mais detalhada que investiga este fenómeno.

É por esse motivo que é significativo o facto de a equipa não ter encontrado qualquer evidência forte de que o comportamento animal possa indicar quando um terramoto está prestes a acontecer.

No entanto, os cientistas destacam o facto de os relatórios analisados serem anedóticos, pelo facto de os comportamentos anómalos serem frequentemente mal definidos, pelo que estas evidências “não são boas” para a ciência.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …

Euro2020. Portugal já demonstrou "qualidade para ultrapassar todas as dificuldades"

O futebolista João Moutinho lembrou esta segunda-feira que Portugal já “demonstrou ter qualidade para ultrapassar todas as dificuldades” e acredita que diante da França, na derradeira jornada do Grupo F do Euro2020, o campeão europeu …

Demolição de construções ilegais em Loures regista “alguns tumultos” com moradores

A Câmara Municipal de Loures avançou esta segunda-feira com demolições de construções ilegais no bairro de Montemor, com o apoio da polícia, verificando-se “alguns tumultos”, porque os moradores se queixam da falta de soluções de …