Animais de companhia obrigados a ter microchip. Multas podem ultrapassar os 40 mil euros

12

A partir desta terça-feira, os animais de companhia – cães, gatos e furões – são obrigados a ter microchip, independentemente da data de nascimento. Na falta de identificação, os donos podem ser punidos com coimas entre os 50 e os 44 890 euros.

De acordo com o bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), Jorge Cid, citado pelo Jornal de Notícias, a “obrigatoriedade da identificação, a longo prazo, acabará com o abandono dos animais”.

Já segundo o presidente da Associação Nacional dos Médicos Veterinários dos Municípios (ANVETEM), Ricardo Lobo, ouvido pelo mesmo órgão, indicou que as campanhas dos municípios que oferecem o registo dos animais “perpetuam a irresponsabilidade”.

Como explicou Jorge Cid, esta medida pode acabar com o abandono, mas em algumas freguesias os donos de cães registados no Sistema de Identificação de Animais de Companhia (SIAC) são obrigados a pagar uma licença anual, o que leva a que evitem fazer o registo. Essas licenças “deveriam desaparecer”, defendeu.

Os preços da colocação do microchip rondam os 30 euros e, nalguns casos, as câmaras oferecem o procedimento.

Por seu lado, Ricardo Lobo considera que as campanhas oferecidas pelos municípios “perpetuam a irresponsabilidade”, uma vez que “as pessoas que levam os animais só por ser de graça, quando estes ficarem doentes, não vão cuidar deles”, sublinha.

“O Estado está a passar a mensagem errada de que toda a gente pode ter animais e, no fundo, não é assim. Para ter um animal é preciso ter condições laborais, pessoais e uma casa adequada”, referiu.

“A maioria das pessoas está mais consciencializada e as clínicas e veterinários têm um papel importante”, notou, acrescentando que as pessoas que não querem colocar microchips nos animais “são as mesmas” que não os levam “ao veterinário e que não querem cuidar deles”.

Como esclareceu o jornal, o processo é simples e indolor, com o chip a ser colocado através de um pequeno túnel feito na pele por uma agulha. Muitas vezes, é feito aquando da esterilização, estando o animal anestesiado.

ZAP //

12 Comments

  1. Obrigatório…isto está ficar de loucos…qualquer medida é obrigatória agora? Boa sorte com a medida, mais animais vão ver abandonados e vão reduzir as adoções!

    • Claro que qualquer animal de companhia tem de ter chip, as vacinas em dia, no caso dos cães andar com trela, à exceção dos locais onde podem andar soltos e por aí fora. A época da bandalheira tem de acabar.

      • Acaba com a bandalheira na tua casa e mete a viola ao saco. Moralistas burocratas arrogantes sempre com a mania de controlar toda a gente. Depois são sempre quem faz as maiores barbaridades.

      • E se fosses dar banho ao cão?! A tua casa não é propriamente o espaço público. Na rua comportas-te. Em casa podes viver na esterqueira a que estás habituado. Na rua, segues a regras e calas-te!

      • A vida em sociedade tem regras. Quem não as cumpre, está a infringir e tem de ser penalizado por isso. Acho muito bem que os animais de estimação tenham obrigatoriamente chip. É uma vergonha a quantidade de animais abandonados. O amigo provavelmente é daqueles que quando vai de férias deixa o cão pelo caminho. Mas isso nem é aceitável nem pode passar impunemente. Não os pode ter, não os tem.

      • Meus caros, no meu caso os animais que tenho/tive foram colhidos da rua e de casas onde os poderia matar/abandonar ainda com dias/meses, foram todos tratados como reis, não é um chip que irá mudar o que quer que seja, a atitude das pessoas sim.
        O facto de obrigarem a chipar os animais, vai levar a quem não quer saber dos mesmos a antecipar o que já está habituado a fazer, que é abandonar/matar os mesmos para não se submeter a pagar uma possivel multa.
        Infelizmente é o mundo em que vivemos, se gosto, claro que não, mas a sociedade está podre a este nivel.

  2. Qualquer coisa serve para extorquir mais umas pratas as pessoas. Aceitem estas coisas e depois queixem-se quando tiverem que meter um chip em vocês, é que nao dou 10 anos para que isso seja “necessario”

    • Mais um forreta que só olha para o umbigo. Pagas como os outros e tens o animal legal. Não queres ou não podes, não tens animal. Essa ideia de que o “todo” que se f#$% tem de acabar. Existem leis e são para serem cumpridas. A bem ou a mal.

  3. Qualquer dia até as galinhas que tenho em casa tem que ter chip…
    Enfim certamente não será por isso que os animais serão abandonados pois pode-se deixar o cao ou o gato na rua e depois dizer “fugiu de casa”… quem vai provar o contrário? ou vão exigir cópia do panfeleto a dizer “perdeu-se”.
    E depois quem vai multar? não temos policias para a criminalidade do dia a dia como roubos e vamos por os policias atrás dos animais… enfim…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.