//

Angola vai “atacar” Portugal com sanções económicas

36

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente de Angola, João Lourenço. Ao fundo, a figura de José Eduardo dos Santos

Angola está a preparar-se para aplicar sanções económicas a Portugal, no âmbito da tensão diplomática entre os dois países por causa do caso judicial do ex-vice-presidente angolano, Manuel Vicente. As exportações nacionais podem vir a ser prejudicadas.

O arranque do julgamento em que Manuel Vicente é acusado de ter corrompido o ex-procurador do Ministério Público português Orlando Figueira, para obter decisões favoráveis em processos judiciais, está previsto para a próxima segunda-feira, 22 de Janeiro.

Mas neste momento, ninguém sabe sequer se o julgamento começará mesmo. Em Angola, estão certos de que “Manuel Vicente não vai ser julgado”, apurou o Jornal de Negócios, sublinhando o facto de a justiça portuguesa não ter conseguido notificar o ex-vice-presidente angolano.

Certo é que o caso está a provocar consequências irremediáveis e Portugal pode esperar sanções económicas de Angola, a começar pelas exportações, conforme avança o Negócios.

O Governo de João Lourenço estará a planear a “redução substantiva das importações” de Portugal, apostando antes em países como Espanha e Itália, refere o mesmo jornal.

Uma decisão que poderá “colocar em dificuldades muitas das mais de cinco mil empresas nacionais que vendem” para Angola, conforme repara o Negócios.

A publicação económica nota que em 2017, só entre Janeiro e Setembro, as exportações portuguesas para Angola chegaram aos 1,3 mil milhões de euros, “mais do que as realizadas na totalidade de 2016”.

Mas para lá das exportações, o Negócios refere que Angola poderá também “vetar empresas nacionais em concursos e empreitadas“, colocar “dificuldades acrescidas” no “repatriamento de capitais” para Portugal e impor “limites à actividade dos bancos com capitais portugueses a operar em Angola”.

ZAP //

36 Comments

  1. Bonito… agora os bandidos é que aplicam sanções a quem tenta fazer justiça?!!
    Mas, quem se mete com bandidos já deveria saber que se eles não respeitam minimamente o próprio povo/país, é natural que não respeitem nada nem ninguém!!
    Para quem estava com esperança de que a mudança das caras (e dos tachos dos filhos) do regime angolano iria melhorar alguma coisa em Angola, aí tem o resultado das tais “melhorias”!!

  2. Estes corruptos tão falidos como os Tugas continuam a pensar que são muito importantes.
    Ex-vice ou não, o Direito Internacional é claro: o crime é julgado onde os factos ocorreram. Foi assim com o Renato Seabra e seria assim com o Duarte Lima se este não se tivesse “pirado” em boa hora!
    As sanções são uma chatice? São! Mas eles também vendem e também têm cá interesses, a começar pela “Princesa de África”. É responder na mesma moeda…

  3. A nossa diplomacia não precisa de seguir o princípio do “olho por olho, dente por dente”, tem é que continuar a seguir o princípio ” a César o que é de César”.
    Pode custar aos nossos dirigentes, que gostariam de um relação suave, plana, propícia a bons negócios, mas a democracia e a Constituição impõem esta chatice da separação dos poderes e da independência do Ministério Público.
    Em Portugal é assim: cada macaco no seu galho. Ao que vemos, em Angola já não é bem assim…
    João Lourenço critica Portugal, segundo ele por não confiar na justiça angolana. A questão é que ele é que não confia na justiça portuguesa. Ou será que o que ele procura não e justiça?
    Não há outro caminho: manter a independência e adignidade. Pobres, mas honrados!

    • Pobres? É tudo relativo. Portugal tem 1,7x o PIB de Angola e 5x o seu PIB per capita. Mal comparado é assim como se Portugal decidisse aplicar sanções económicas à Alemanha. Alguns negócios os alemães perderiam mas seriamos nós os mais prejudicados. São uns tontos.

  4. Isto é mesmo uma zeringonça quero lá saber de onde vem o dinheiro que ao fim ao resto é só por se movimentar dinheiro em Portugal e que estava a querer ganhar uns milhões e a coisa não funcionou
    Santos

  5. Ja agora, Angola deve julgar o ladrão do João Soares que teve un acidente em Angola com um avião cheio de marfim e diamantes. Ps crimes cometidos por portugueses em Angola includive contra os angolanos durante o tempo em que eles ocuparam o nosso país deve ser julgados em Angola.

    • Este comentario é de um MPLA que ainda não aprendeu que o poder judicial é independente do poder politico.
      Compreendo o seu complexo colonialista, mas não posso nem quero dar-lhe solução.
      Por acaso reside em Portugal?
      Gosta da liberdade da expressão, de poder dizer todas as atoardas que entender, sem necessidade de provar o que afirma?
      Já agora quer ter a coragem de pedir julgamento para Russos, Cubanos, UPAS (que massacraram mulheres e crianças) e porque não para o clan Dos Santos que seguramente venera.
      Os portugueses que ocuparam o seu pais não o deixaram em ruinas.
      Essa responsabilidade é dos Angolanos e dos seus “Povos Amigos”.

    • Acho que sim. Mas bem, bem era julgarem todos os crimes cometidos em Angola, quer por extrangeiros, como pelos nacionais, e nao só a quem nao tem dinheiro. Isso é que era (e tu provavelmente depois nao te deixavam escrever o que te apetece-se. já tem internet nas prisoes em Angola?). Tu quando falares dos portugueses poe-te de joelhos e agradece. No tempo que os portugueses ocuparam o teu pais, o te pais nao era teu. O teu pais nao foste tu quem o fez. Nao foram os teus pais nem os teus avós quem criaram as suas fronteiras. Se os portugueses nao tivessem andado aí se calhar agora fazias parte de alguma provincia do Congo. Queres falar de crimes a serio contra os angolanos? a guerra civil tambem foram os portugueses? os assassinatos do 27 de maio tb foram os portugueses? a miseria que passaram os teus camaradas nos ultimos 40 anos num pais rico tb foram os portugueses? tu pela ignorancia que demonstras e que devias ser preso. Se trocasses de cabeca com um Equus asinus, o Equus asinus ficava a perder.

    • Podem levar o João Soares e outras centenas ou milhares de “lixo” como ele para Angola!
      Até é um favor que fazem a Portugal!…
      E claro que todos os crimes cometidos em Angola devem ser julgados em Angola!!
      O problema é que Angola é uma ditadura das mais corruptas do mundo, logo, a justiça angolana é uma autentica anedota!!
      Só existe para “inglês ver”…
      Nem liberdade de impressa existe, quanto mais justiça!…
      .
      Mas, não percebi a relação disso com o facto do regime angolano ter-se apoderado de quase todas a riquezas do país para meia-dúzia de “amigos” do regime, que usam para comprar o que lhes apetece pelo mundo fora – incluindo um procurador em Portugal?!…

    • Nao passas de um racista de merda e cego vives na merda e os teus governantes tem o dinheiro, casas ,filhos em portugal por isso continua que e assim que esses teus governantes querem por mim esta a vontade que nunca na vida pisar essa terra fica com ela que eu sinto me bem aqui no cantinho onde nao me falta nada para viver nao como tu que vives numa merda ditadura de ladroes

  6. Não percebo é como esta gente que se tem por adulta, se comporta como uma criança com birra, deviam levar uns açoites e irem todos para a cama, talvez no dia seguinte acordassem mais com a “cabeça mais lúcida”!

  7. Separação de poderes??? Então a corrupção que por cá é ilimitada políticos e ex. e dirigentes e ex. do desporto? (é preciso um desenho?)

  8. Angola anda a precisar de um corretivo dos bons. Primeiro porque, desde a dita independência, os terroristas que ficaram no poder sempre nos trataram displicentemente. Depois, lá porque tinham e têm petróleo, falavam de nariz empinado, como se não tivessem um dia, não muito longínquo, de virem a ter de beber o dito petróleo, porque deixará de ser necessário. A Portugal não faltam mercados, é uma questão de os procurar, através da qualidade e do preço. E mercado de pretos nunca foi grande marcado. Se Portugal tivesse os colh** no sítio cortava já relações diplomáticos com tais mamíferos que só faltava virem impunemente para Portugal cometer falcatruas. A PGR que investigue a “santinha” que lha há-de encontrar grossas pedras nos sapatos.

    • Não te esqueças de meter também no saco o Relvas, o passos fedelho da tecnoforma, o cavaco e os amigos do BPN, o paulo portas dos submarinos, o marco antonio costa etc etc…
      Bem sei que inclinas para a direita mas com esses óculos de Alcanena não consegues ver em toda a amplitude, tira lá essas palas que passas a ver melhor!!!

  9. “Contra os canhões marchar marchar “ este é o nosso lema é não são uns bandidos que nos vão fazer baixar a cabeça , Acorda Portugal

  10. É por estas e outras birrinhas de que os políticos africanos não se conseguem livrar penso eu mesmo com um certo complexo de inferioridade perante os europeus que acabam por tomar atitudes bruscas que na prática são quase sempre eles os africanos as verdadeiras vítimas, a prova do destino de África está à vista de todos na maior parte dos casos anda de marcha atrás e o mediterrâneo é testemunha disso infelizmente diariamente, mais modéstia e certamente menos complexos racistas ficar-lhes-ia bem e o convívio com a Europa e outras comunidades aperfeiçoava-lhes o saber estar na vida com toda a certeza.

  11. Lamento profundamente ter perdido o meu tempo de jovem no serviço Militar Obrigatório em Angola, parece que os terroristas ainda continuam a quer fazer guerrilha contra o meu País, ainda estou preparado, se for caso disso, dar luta a esses senhores de Cor.

  12. manda chuva mudou, mas só foi o preto que mudou, o reste fica igual e muda os nomes, puxa se estão tão mal com os Portugueses, que vão para terra deles, pelumenos deixariam de mamar o dinheiro que desconto todos anos, que vão para terra deles parir, em vez de ocupar as nossas camas de hospitais, que vão para terra deles que os bairos ficariam mais limpos que nem viver em comunidade sabem, puxa não percebo todo o preto diz mal de ca mas veem todos para ca, como pode ser isto assim tão mal?

    Portugal foi sim ocupar essa terra de pretos, mas pelumenos deixou extroturas deixou la, os americanos e francês e outros países estão la a mamar mas não vejo nada melhorar..

    puxa ca na minha lila esta um preto a pedir, que vai para ter dele que afinal estaria melhor..

    Pretos, felizmente por cá a justiça esta a fazer algo, enquanto na vossa terra continuais a comer caca e os que defendem comem caviar enquanto estão a morrer de fome..

    Pena que por cá se diz que é um país irmão, Angola diz quando da geito que Portugal é um povo irmão mas é para mamar e chular os Portugueses, mas ofra de isso o povo racista que são os pretos são uns ingratos..

    Avia de ter sido Espanha ou outro país ocupar esse país, pode ser que essa pretalhada de ignorantes e idiotas não esistice..

    Pena que Portugal

    não se encheu os bolços todos esses séculos que estve la, podia ser que hoje os pretos nos amasse mais que tudo..

    Mas em vez de falar de casos nossos se preocupasse no que está a acontecer a mais de 40 anos na Angola, por ca pelumenos não andamos comer restos que os ricos não querem, mas que vala dizer algo, se nesse país de ignorantes e de cabeça vazia, nada irá mudar..

    mas pronto, pretos fazem um favor a todos os Portugueses, vão embora de Portugal ok, vão para vida de luxo que tendes la, vão para que os Portugueses não lhe folta nada ok, seria um grande favor ok, desde já obrigado e outra coisa, gostaria que deixasse de haver peditorias para um País tão rico, por cá precisamos desses peditórios para resolver nossos problemas..

    Vossa miseria nada tem haver com os Portugueses ter estado na Angola, mas sim da vossa estupidez de povo, que sabem que são roubados, mas que continua a baixar a coeca aos seus lideres..

    Havia de haver uma forma quando vem alguem de fora para viver em Portugal, se é para vir trabalhar ficas se é para mamar valta para onde és, pode ser que ovece melhor qualidade de povos em Portugal, é que pretos a trabalhar em Portugal não conheço muitos, mas são muitos a chular os Portugueses

  13. É esta uma excelente oportunidade para Portugal e para as empresas portuguesas repensarem com quem se metem a fazer negócios e investimentos.

  14. É de lamentar que não impere o bom senso entre Portugal e Angola, no sentido de conversações bilaterais pudessem dialogar e tomarem decisões que beneficiem ambos os países. Tem haver respeito do Governo de Angola por Portugal no que concerne à justiça vigente deste, como Portugal deve respeitar as normas jurídicas e não só, daquele país. Mas, quando se entra no campo de ameaças claras que chega à chantagem, então começa a imperar a falta de respeito de um País soberano a outro país soberano, colocando como ponto de partida as relações económicas que vigoram entre ambos. Claro que Angola se assim o entender pode muito bem por começar a negociar com outros parceiros comerciais em detrimento de Portugal, criando dificuldades nas exportações e na tesouraria de cada exportador e do próprio país. Pois certamente há muitos países que estão ansiosos que Portugal e Angola virem as costas, para terem oportunidade de eles poderem entrar em sua substituição. E como ficamos, com contrato em vigor no território de Angola???? E no que concerne a pagamentos ??? E quanto a futuros contratos com empresas portuguesas, serão preteridas em relação a outras ??? E transferências de verbas de inúmeros portugueses que ali trabalham???? E quanto aos visto de trabalho, ???? Serão destribuidos?? serão renovados???? Bem, há imensas questões a analisar e a ponderar pelos senhores governantes que colocarão num dos pratos da balança para poderem analisar e terem em conta com decisões futuras. O senhor Manuel Vicente, será julgado ????? SE for, será condenado ???? Se for condenado cumprirá pena ?????? Não existirão demasiados ” SE” para uma questão de enorme relevâncias para tantas familias a dependerem do seu trabalho em Angola ????? Não quero dizer com isto, queo senhor Manuel Vicente, não seja culpado. NÂO, é isso. Mas há muitas condicionantes a analisar e ponderar antes de tomarem posições extremistas e drásticas. Para isso, estão lá os Politicos e os Magistrados para em conjunto tomares decisões. Desculpem me, mas é a minha modesta opinião de um cidadão, que vive em Portugal, mas que pensa sobre a situações de inúmeros portugueses e familias que vivem em Angola, como vivem na Venezuela . Obrigado e um abraço de amizade

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.