Angola tem 300 toneladas de café para vender e não tem quem o compre

Sara Van de Velde / Flickr

Angola tem mais de 300 toneladas de café para vender e não tem compradores à vista. Uma situação que complica as contas dos produtores que deste modo, não podem investir em mais produção.

Estas 300 toneladas de café são relativas à produção de 2015 feita no município de Quiculungo, na província do Cuanza Norte, conforme dados da agência angolana Angop citados pelo Dinheiro Vivo.

O chefe da Brigada Técnica local de Café, André Quibulucuto, refere àquela agência que das 368 toneladas de café produzidas no ano passado, só se venderam 25 toneladas a 60 kwanzas (cerca de 35 cêntimos de euro) o quilo.

Esta Brigada Técnica controla 280 produtores locais que, sem o dinheiro da venda destas 300 toneladas, não podem apostar no aumento da produção.

O negócio do café é bastante dispendioso, exigindo muitos recursos, o que levou a que muitas grandes fazendas tenham sido substituídas por culturas com rentabilidade mais imediata, como a banana e os feijões.

Nos últimos meses, têm surgido notícias de que o café está sob ameaça em todo o mundo, nomeadamente por causa das mudanças climáticas e da diminuição das áreas de cultivo.

No tempo da colonização portuguesa, Angola produzia cerca de 210.000 toneladas anuais de café.

Actualmente, a produção limita-se a cerca de apenas 5% daquele valor.

Com a crise do petróleo e o preço do barril em queda, a economia angolana precisa de apostar no aumento da produção interna de café, para fazer face à crise financeira. Mas sem vendas, a produção está estagnada, mesmo que o país tenha capacidade para produzir mais.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Andrzej Duda reeleito Presidente da Polónia

O chefe de Estado polaco venceu a segunda volta das eleições Presidenciais com 51,21% dos votos, derrotando o liberal Rafal Trzaskowski, anunciou, esta segunda-feira, a Comissão Eleitoral. Segundo a Comissão Eleitoral, Andrzej Duda conseguiu a reeleição …

Manifestantes criticam escolha de Macron para o Ministério do Interior. Ministro é acusado de violação

Ativistas dos direitos das mulheres protestaram, em França e no estrangeiro, contra a nomeação do novo ministro do Interior, acusado de violação, e do ministro da Justiça, que ridicularizou o movimento #MeToo. Ativistas dos direitos das …

Cinco meses depois, chefes de diplomacia da UE voltam a reunir-se em Bruxelas

A reunião contempla temas como o impacto da pandemia, a situação na Líbia, Hong Kong e na Venezuela, as relação da União Europeia com a Índia e África e o Processo de Paz do Médio …

Há 12 países que conseguiram escapar à pandemia

Tendo em conta os casos registados e comunicados oficialmente pelas autoridades, há 12 países no mundo que não registam qualquer caso de infeção. Segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, a covid-19 chegou a 188 países, mas, …

"Prisioneira em casa" há 4 meses. Algarvia já fez 14 testes e não se livra do coronavírus

A algarvia Tânia Poço está infectada com o novo coronavírus há quatro meses. Nesta altura, já não tem sintomas de covid-19, mas os testes que tem feito continuam a assinalar a presença do vírus naquele …

Mais duas mortes e 306 novos casos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 306 novos casos (aumento de 0,7%), 254 são …

15.299 casos num só dia. Florida bate recorde

Este domingo, o estado norte-americano registou 15.299 casos no espaço de 24 horas. Se a Florida fosse um país, seria o quarto com mais casos de covid-19 em todo o mundo. O estado da Florida, nos …

Partidos de Direita vencem eleições na Galiza e País Basco

As eleições regionais disputadas hoje em Espanha fortaleceram os partidos no poder, com o Partido Popular (direita) a alcançar a quarta maioria absoluta consecutiva na Galiza e o Partido Nacionalista Basco (PNV-centro-direita) a triunfar no …

Processo de sucessão de António Costa "já começou" (e há "coisas muito estranhas" na EDP)

O comentador Luís Marques Mendes disse, no seu habitual espaço de comentário de domingo, que “a guerra da sucessão de António Costa já começou", acrescentando que “os delfins de António Costa andam especialmente ativos“. Para o …

Cristianinho a todo o "gás" numa moto de água na Madeira. Polícia Marítima está a investigar

O filho de Cristiano Ronaldo conduziu uma moto de água sozinho no Paul do Mar, na costa sul da Madeira, num episódio que pode ser considerado uma violação tão grave como conduzir um automóvel sem …