Angola garante que foi retomado contacto com o satélite Angosat

(dr) RSC Energia

Lançamento do satélite angolano Angosat-1

Esta quinta-feira, as autoridades angolanas garantiram que foi retomado o contacto com o primeiro satélite angolano, Angosat, lançado na terça-feira do cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão, pela agência espacial russa Roscosmos.

As autoridades angolanas garantiram esta quinta-feira que já foi retomado o contacto com o satélite Angosat em órbita e que seguem os trabalhos de conformação e verificação de qualidade dos serviços.

Esta quarta-feira, um dia após o lançamento, vários órgãos de comunicação social davam conta que a Rússia tinha perdido o contacto com o satélite angolano, um investimento do Estado angolano de 320 milhões de dólares (269,6 milhões de euros).

“As nossas equipas angolanas e russas, envolvidas no processo, estão a trabalhar arduamente e é com alguma satisfação que anunciamos que o satélite voltou a estar em comunicação com a estação de Baikonur”, disse o secretário de Estado para as Tecnologias de Informação, Manuel Homem.

O governante angolano admitiu que houve “um problema de comunicação, que ocorreu durante o processo de abertura dos painéis em órbita”, mas frisou que “o que de facto interessava informar é que o Angosat está em órbita”.

O secretário de Estado para as Tecnologias de Informação referiu ainda que “é normal” que pudesse ocorrer alguma situação anormal de adaptação, dado que o Angosat é uma infraestrutura que foi lançada para um novo ambiente.

De acordo com Manuel Homem, os técnicos continuam a trabalhar para identificar que razões levaram a essa interrupção das comunicações, apesar de que esta “é uma situação que se prevê não voltar a acontecer“, embora salvaguardando que “é sempre imprevisível”.

Homem considerou o processo crítico, numa altura em que os técnicos estão empenhados, de forma a garantir que os serviços se restabeleçam, com a qualidade para o qual foi desenhado o Angosat. Acrescentou que Angola tem um Centro de Controlo e Emissão de satélites e neste momento, a partir de Luanda, há contacto com o Angosat.

A mesma informação oficial sobre o restabelecimento da comunicação oficial com o Angosat deverá ser igualmente divulgada pela agência espacial russa, Roscosmos, através do seu site. “É uma informação partilhada com as equipas técnicas e Angola está neste caso a anunciar aquilo que é a nossa parte enquanto responsabilidade do projeto”, disse.

O aparelho, construído por um consórcio estatal russo, foi lançado com recurso ao foguete ucraniano Zenit-3SLB, envolvendo ainda a Roscosmos, empresa espacial estatal da Rússia, e estava em período de teste até março.

Na semana passada, José Carvalho da Rocha, ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, disse que comercialmente 40% da capacidade do satélite já estava reservado, e que o Estado angolano estima a recuperação do investimento em pelo menos dois anos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …

"Dos 4 mil euros que ganho, 3 mil vão para os frades". O padre Vítor Melícias recusa que Tomás Correia ainda controle o Montepio

O padre Vítor Melícias, presidente da Assembleia Geral do Montepio, diz que Tomás Correia "faz falta, mas fez muito bem" em abandonar a liderança da mutualista Montepio. "Dizer que Tomás Correia continua a controlar através …

Amesterdão prepara-se para comprar dívidas dos seus jovens

A partir de fevereiro, a capital dos Países Baixos vai comprar dívidas dos seus jovens para ajudá-los a recomeçar e a construir um futuro. Numa nota publicada esta semana na página oficial do Governo local …

PJ acredita que Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks

A Polícia Judiciária acredita que o hacker português Rui Pinto é o denunciante dos Luanda Leaks, que revelou mais 715 mil ficheiros sobre alegados esquemas fraudulentos que envolvem a empresária angolana Isabel dos Santos. A …