Anda a dormir mal e não percebe porquê? Ligue para a Linha do Sono

Os portugueses com problemas de sono têm, a partir desta sexta-feira, uma linha de apoio telefónico especializada, que pretende responder às necessidades sentidas pelas pessoas depois de uma noite mal dormida e dar alguns conselhos para dormir melhor.

Lançada no Dia Mundial do Sono, a Linha do Sono (707 100 015) vai funcionar todos os dias úteis, entre as 11h30 e as 16h30, com o apoio de dois psicólogos especializados, tendo como grande objetivo “melhorar a qualidade do sono dos portugueses”, disse à agência Lusa Filipa Jardim da Silva, da Oficina de Psicologia, promotora da iniciativa.

Oficina da Psicologia

Filipa Jardim da Silva, da Oficina da Psicologia

Filipa Jardim da Silva, psicóloga, Relações Públicas da Oficina da Psicologia

A linha funciona cinco horas por dia, mas nas restantes horas vai estar disponível um atendedor, no qual as pessoas podem deixar o número de telefone para mais tarde serem contactadas.

A psicóloga contou que o projeto nasceu na sequência de um estudo realizado no ano passado pela Oficina da Psicologia, segundo o qual 54% dos portugueses inquiridos disseram sentir-se cansados após uma noite de sono.

Cerca de 45% dos inquiridos confessaram não dormir bem devido ao stress, ansiedade ou depressão.

O estudo revelou ainda que só um em cada quatro portugueses se sente revigorado após uma noite de sono, enquanto 46% afirma que, em média, dorme apenas cinco a sete horas por dia e 28% não dorme bem devido a problemas pessoais ou profissionais.

“Foi da preocupação que esses dados levantam que este ano a Oficina de Psicologia criou a primeira linha do sono em Portugal, cujo objetivo é criar um espaço em que as pessoas possam ligar e colocar questões inerentes à qualidade do sono e dúvidas que tenham”, disse a psicóloga à Lusa.

Segundo Filipa Jardim da Silva, a linha pretende ser “mais um meio para ajudar os portugueses a valorizarem mais o sono e encontrarem algumas causas possíveis do mau dormir”, acedendo ao mesmo tempo a “algumas dicas para dormirem melhor”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.