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Como uma brincadeira esgotou ananás no Mercadona (e até a PSP se juntou à “festa”)

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Tudo começou com um vídeo que se tornou viral. A brincadeira transformou-se na “melhor jogada de marketing de todos os tempos” e, agora, a tendência do Mercadona como novo Tinder está a dar boleia a outras marcas.

O Mercadona está nos assuntos do momento nas redes sociais, depois de se ter espalhado a ideia de que os supermercados da marca são o “novo Tinder”, por, alegadamente, serem procurados como local de “engate“.

Tudo começou com um vídeo que se tornou viral em que a actriz Vivy Lin e uma amiga explicavam o que diziam ser “a hora de ligar do Mercadona”. Seria uma altura, entre as 19 horas e as 20 horas, em que haveria, sobretudo, pessoas solteiras no supermercado que usariam certos códigos de comportamento para encontrarem o amor.

Um desses códigos seria colocar um ananás com a parte verde para baixo num carrinho de supermercado. Logo os ananases esgotaram em vários supermercados do Mercadona em Espanha.

A publicidade gratuita foi óptima para a cadeia de supermercados do milionário Juan Roig, um dos empresários mais ricos de Espanha. E há quem note que foi “a melhor jogada de marketing de todos os tempos”.

Por isso mesmo, e como tem acontecido com outras situações, como no caso da campanha do Ikea “Boa para guardar livros. Ou 75.800 euros”, várias marcas estão a aproveitar o burburinho para se promoverem, nomeadamente alguns concorrentes directos do Mercadona.

Podes ter encontros onde quiseres, mas casar é aqui“, aponta o Lidl numa publicação nas suas redes sociais. “E a lua-de-mel é a aqui“, responde o Aldi.

Para quem gosta é de qualquer maneira“, aponta por seu turno o Auchan Portugal com uma imagem onde aparece um ananás ao contrário, rodeado de vários produtos feitos com este fruto, incluindo sumos e iogurtes.

 

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Mas há também marcas de electrodomésticos que se reportam às etapas da relação e à necessidade de comprar os seus produtos quando é altura de casar.

Ou livrarias que desafiam os leitores a deslocarem-se aos seus espaços a certas horas para conhecerem alguém, sugerindo que apareçam na secção do Código Penal com certos livros “de pernas para o ar”.

Mas até a PSP se juntou à “festa” com uma publicação nas redes sociais onde aparece um polícia a escrever algo num caderno junto a um carrinho de supermercado com um ananás voltado para baixo.

Seja na via pública ou no corredor de um supermercado, conduza com precaução, respeite os limites de velocidade e faça uso dos dispositivos de segurança”, escreve-se na publicação da PSP, apelando à segurança rodoviária.

A par de tudo isto, proliferam nas redes sociais, os memes sobre o “Mercadona como novo Tinder”.

Mas também há quem realce que esta campanha de publicidade grátis ajuda a atirar para debaixo do tapete os problemas da marca, nomeadamente as condições oferecidas aos trabalhadores, queixando-se ainda dos preços altos.

“Estão a tomar-nos por tontos”, lamenta uma espanhola na rede social X.

Susana Valente, ZAP //

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6 Comments

  1. Alguns produtos desse super-mercado são bons mas é desagradável lá ir devido ao ambiente pesado, de medo, e desconfiança, visível nos empregados, dá ideia – talvez errada – que os mesmos se encontram submetidos a um cenário abusivo.

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  2. Claro e chama-se ‘ação psicológica” com vista aos bons resultados, amplamente utilizada pelo sistemas ditatoriais e os disfarçados.
    Cara risonha e bico calado!

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